Os Efeitos do Poder - Parte 6 - Poder no Ciberespaço e Conclusões

in psychology •  2 years ago  (edited)

Realidade Social: Violência, Poder e Mudança
Os Efeitos do Poder - Parte 6 - Poder no Ciberespaço e Conclusões


Os sinais mais importantes da época são a necessidade de acompanhar a evolução das tecnologias e a uma necessidade radical de mudança social nas estruturas do Poder e da governação.
O status da humanidade e do planeta Terra hoje deve ser combatido com um estado total de autoconsciência e autonomia necessárias para deter o círculo de despotismo e centralismo,que atingiu o "beco sem saída" da subordinação a uma classe dominante controlando nossos destinos, em direção á total obliteração humana e á destruição do planeta.

1- Estará o Maio de 68 em Paris de volta 50 anos depois?


Antes de começar a falar no Poder no ciberespaço, vou lembrar aqui o que aconteceu em Maio de 1968, interrompendo a cidade de Paris e a França, onde vimos a maior revolta de pessoas no último meio século contra o poder dominante.
Macron é uma figura fascista com o gosto de sangue pela glória e os interesses do mercado de guerra, como Trump nos EUA e May no Reino Unido, e não entendo como as pessoas suportam esses massacres de pessoas inocentes feitas pelos seus governantes, para regenerar seus sonhos de antigos imperialistas decadentes e impérios corporativos.
Nós não devemos ser infectados com seu ódio e morte, para mascarar suas aspirações de poder e glória.
"A política não sabe mais como indicar um fim" - Massimo Cassiary

A Revolução Francesa e Maio de 1968, foram os últimos confrontos mais bem sucedidos contra a polícia e maquinaria do Estado.
E para aqueles que se lembram dos Provos na Revolta Anarquista de Amsterdão nos anos 60, como um pré-anúncio de Maio de 68, como uma subcultura subterrânea, provocando as autoridades e polícias com ataques não-violentos e humorísticos.
Eles desenvolveram os famosos "Planos Brancos" para resolver problemas sociais e de vida locais e tornar Amsterdão mais habitável e, é claro, libertar a marijuana.
"Provo tem algo contra o capitalismo, comunismo, fascismo, burocracia, militarismo, profissionalismo, dogmatismo e autoritarismo. Provo tem que escolher entre desespero, resistência e extinção submissa. Provo pede resistência sempre que possível.
O Provo percebe que vai perder no final, mas não pode deixar passar a chance de fazer pelo menos mais uma tentativa sincera de provocar a sociedade.
O Provo considera a anarquia como a fonte inspiradora da resistência.
O Provo quer reviver a anarquia e ensiná-la aos jovens. Provo é uma imagem "
- Na Provo # 12, a revista do movimento.

Rebellious City é um documentário feito sobre este acontecimento, que aborda o sentimento e a explosão de novas formas de viver na Holanda naquela época.
Pessoas de todo o mundo devem lembrar-se destas datas simbólicas e mostrar aos governantes nas ruas, que as guerras, a militarização da polícia e a vigilância apertada não são a solução para um mundo melhor com liberdade, paz e amor.
"É um desejo estranho, desejar o poder e perder a liberdade". - Francis Bacon

2- Ciberespaço como a única saída


O ciberespaço traz uma variedade de novas dimensões para as sementes da Vida que não podem ser plantadas na terra devastada da centralização.
"Vamos criar uma civilização da Mente no Ciberespaço. Que seja mais humana e justa do que o mundo que seus governos fizeram antes." - Uma declaração da independência do ciberespaço - John Perry Barlow
O mundo do ciberespaço foi criado fora da jurisdição e território dos Estados.
Governos, multinacionais e bancos odeiam isso, por sua descentralização e redução do poder concentrado para roubar a riqueza coletiva.
Temos 5 palavras no Ciberespaço sobre o Poder:
Descentralização, Desconcentração, Deslocalização, Desterritorialização, Desregulamentação, os princípios da nova filosofia "eco-nómica" nas comunidades autónomas do blockchain.

power-cyberspace-pt.jpg

"Nós não temos governo eleito, nem é provável que tenhamos um, então eu dirijo a você sem maior autoridade do que aquela com a qual a liberdade sempre fala. Eu declaro que o espaço social global que estamos construindo é naturalmente independente das tiranias que você procura. para nos impor. Você não tem direito moral de nos governar nem possui quaisquer métodos de execução que tenhamos motivos para temer." - Uma declaração da independência do ciberespaço - John Perry Barlow
Eles querem aplicar a regra dos dominadores / dominados no ciberespaço, onde não devem ter poder de jurisdição numa terra onde a igualdade e a descentralização andam de mãos dadas.

O ciberespaço é um escape à hegemonia de um poder global do mundo corporativo, negociando uma globalização onde o livre comércio matará o livre-arbítrio, impedirá distribuição de riqueza e irá interferir nos assuntos internos do governo para aprovar suas leis.

O Poder de uma tecnologia disruptiva como o blockchain com a sua filosofia subjacente da mudança social, com a descentralização e o conceito de propriedade pública das plataformas são uma solução para o controle hegemónico decadente centralizado.
O Blockchain é agora a nação virtual das primeiras comunidades conscientes do alto nível de desapontamento com as estruturas centralizadas, e o foco de novas visões de libertação, para o indivíduo, o coletivo, o mercado e a economia.

A possível descentralização do poder já está a fermentar nos cidadãos e comunidades "blockchained", é a única maneira de criar um novo tipo de resistência nunca visto, totalmente não-violenta e usando as novas plataformas no ciberespaço, para mostrar a revolução especial de já possuir as soluções que tornam os centralizados totalmente obsoletos.

"Estamos criando um mundo onde qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode expressar suas crenças, não importa o quão singular, sem medo de ser coagido ao silêncio ou à conformidade." - Uma declaração da independência do ciberespaço" - John Perry Barlow
A orientação e a partilha do conhecimento e inteligência terrestre global, abre-se totalmente como um capital individual e coletivo para ajudar na transição do controle para o autocontrole e a autonomia para gerar estruturas auto-organizadas com autogestão e autorregulação.

O blockchain é a primeira disrupção na ciência que é apoiada por uma consciência social da necessidade de descentralizar o Poder e a governança, mostrando o caminho para um refúgio seguro na Terra.
O blockchain é um ecossistema social "autómato", onde a regulação comunitária é o consenso social e o Código de Direito e Conduta, sem intervenção e interesses regulatórios externos.

"Seus conceitos legais de propriedade, expressão, identidade, movimento e contexto não se aplicam a nós. Eles são todos baseados na matéria, e não há matéria aqui". - Uma declaração da independência do ciberespaço - John Perry

3 - Dominação e Hegemonia


Para Hobbes, a dominação e a hegemonia caminhavam juntas.
A dominação é uma relação mestre / servidor, criando alienação e desumanização, e forças que podem entrar em erupção como um fonte de conflito e oposição à opressão pela libertação e emancipação individuais.
O estado global do corporativismo tentando estabelecer regras uniformes de dominação, tornando a globalização um acordo de livre comércio para impedir a livre participação na construção sociedade e economia partilhada.
A globalização deveria beneficiar os explorados, mas está a ser feita em nome do dinheiro e dos populismos autoritários de direita dos governantes ricos.
"Quando vejo um homem se preparando para fazer um pedido no mundo, sei que estamos em apuros" - Alan Watts

4 - Conclusão da série de posts sobre Power

"Nada fortalece mais a autoridade do que o silêncio" - Leonardo da Vinci
Aprendemos que o Poder está por trás de todos os aspectos da vida social, observando sua natureza dinâmica e seus efeitos.
A natureza do Poder foi explicada na análise das noções de poder, autoridade e liderança.
falando sobre as dimensões do poder como atributos pessoais de personalidade, os reflexos nas relações, a perspectiva de dominação pelas desigualdades sócio-económicas e políticas e o aspecto afetivo dos instintos de morte (ódio) e vida (amor) e os processos da identificação das pessoas com os líderes.
Então passámos ao assunto das Fontes de Poder relacionadas aos poderes de coerção, recompensa, referência, legitimação e perícia.
Depois disso, iniciamos o funcionamento da dinâmica do Poder nos elementos de sua legitimidade nos aspectos de os líderes serem eleitos ou designados para exercê-lo.

E chegamos esta parte para analisar os efeitos e consequências do Poder estudando os aspectos da Privação, da Submissão, do Vício e repercussão nos seus detentores, terminando com o tema da Resistência e suas formas.
Terminamos aqui a série de artigos sobre os Efeitos do Poder desta longa saga sobre Realidade Social, e também terminamos a série sobre Violência, e os próximos posts são sobre Mudança na sociedade e nas pessoas.
Meus próximos posts sobre a mudança irei propor algumas soluções para este problema da "politica vampirizada" cada vez mais centralizada e os "poderosos" já não tem trela e estão embriagados pelo poder e pelo exibicionismo da luxúria material.

Vídeos em Inglês:
"Todo o Poder à Imaginação": Paris, maio de 1968: A Revolta dos Estudantes


O video longo
França Documentário: Documentário de História da França, 1968 Revoltas em Paris, Greves Francesas.


Leitura adicional:
Wiki : A Declaração de Independência do Ciberespaço - - John Perry Barlow

Wiki : Maio de 68

Maio de 68: Português viveu crise em Paris a pensar em agosto de 68 na Covilhã

Provos – Wikipédia, a enciclopédia livre

Últimas publicações nesta série sobre a Realidade Social: Violência, Poder e Mudança


Introdução:

A Realidade Social: Violência, Poder e Mudança

A - Violência:

Uma Introdução à Violência
Os Conceitos de Violência, Agressão e Agressividade
As teorias da Violência
Os influenciadores da Violência - Parte Um - Cultura e Contexto Social
Os influenciadores da Violência - Parte 2 - Fatores Sociais, Cognitivos e Ambientais
A ascensão da violência de hoje

B - Poder:

O que é Poder? - Introdução
A Natureza do PoderA Dinâmica do poder:Os Efeitos e as Consequências do poder

Artigos da próxima série de publicações sobre Realidade Social, Violência, Poder e Mudança
C - Mudança:

Mudança e Cultura
As teorias e a conceptualização da mudança
Fatores que determinam a mudança
Os caminhos da mudança
Mudança social

Referências consultadas:

Les concepts fondamentaux de la psychologie sociale - Gustave-Nicolas Fischer

La psychologie sociale - Gustave-Nicolas Fischer
A dinâmica social-violência, poder, mudança - Gustave-Nicolas Fischer , Planeta/ISPA, 1980

Gustave-Nicolas Fischer é Professor de Psicologia e Diretor do Laboratório de psicologia na Universidade de Metz.
Raven, B. H. e ; Rubin, J. Z. (1976). Social psychology: People in groups
French, J. R. P., e ; Raven, B. H. (1959). The bases of social Power. In D. Cartwright (Ed.),Studies in social Power. Ann Arbor, MI: Institute of Social Research
Castel, R. As metamorfoses da questão social. Vozes, 1998.
Moscovici, S. (1976).Social influence and social change. London: Academic Press.
Michel Foucault, Discipline and Punish: The Birth of the Prison
Festinger, L. (1954). A theory of social comparison processes.
Dahl, R.A. (1957). The Concept of Power.
Giddens, Anthony, Capitalism and Modern Social Theory: An Analysis of the Writings of Marx, Durkheim and Max Weber, 1971.
Grabb, Edward G., Theories of Social Inequality: Classical and Contemporary Perspectives,1990.
Weber, Max, Economy and Society: An Outline of Interpretive Sociology, 1968.
Porter, L. and Lawler, E. (1968). Atitudes e Performances Administrativas. Homewood, Ill.: Dorsey Press.
Vroom, V. (1964). Trabalho e Motivação. Nova Iorque: Jon Wiley and Sons.
Vroom, V.H., Yetton, P.W., 1973, “Leadership and Decision – making”, Pittsburgh:
University of Pittsburgh Press.

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

Brilliant writing skill about psychology and blockchain dear... I happily read your content.. thanks for everything..@charlie777pt

Thanks.
Difficult reading.:(
But with a lot of knowledge.

Thanks for appreciating me @charlie777pt

Essa série que você vem escrevendo tem uma lógica muito bem estruturada e também, é muito bem escrita porque você consegue focar diretamente em aspectos muito importantes.

Continue com o bom trabalho, @charlie777pt.

Muito obrigado pelo incentivo.
Tem sido um processo difícil tentar simplificar a linguagem, para explicar grandes complexidades e tornar os posts mais acessíveis á maioria .

Pois você faz isso muito bem.

Eu tenho uma facilidade maior nessa questão em relação a filmes. Por sinal, eu escrevi mais um review. Caso tenha interesse em ler: https://steemit.com/movies/@wiseagent/filmoteca-lorenzo-s-oil-or-o-oleo-de-lorenzo-1992.

Valeu!

oh
another great one post
i agreed,,,but i dont understand clearly this language

Loading...