A Realidade Social: Violência, Poder e Mudança

in psychology •  2 years ago  (edited)

Introdução á Realidade da Dinâmica Social: Violência, Poder e Mudança

Os meus próximos posts serão compostos de três séries dedicadas ao estudo da Violência, do Poder e da Mudança, com algumas abordagens da Liderança e dos Agentes de Mudança.
O fenómeno da Violência pode ser visto em três perspetivas, a Violência em si, a Agressividade e a Agressão.
Na Violência existem várias formas de recorrência á força, e iremos identificar este fenómeno sob dois aspectos, o individual e o social na vida quotidiana , na família, na escola como componente das interações sociais.Por exemplo, preconceito e discriminação são expressões de violência social, grupal e individual.
"A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota." - Jean Paul Sartre
Na questão do Poder iremos perceber as suas bases e estrutura, seus efeitos e resultados na rede na dinâmica social, como gerador de violência, coação, normalização e conformismo.
Para estes autores-Fiske, 1993; Keltner, Gruenfeld, e Anderson, 2003- o poder social "a capacidade de uma pessoa para criar conformidade mesmo quando as pessoas que estão sendo influenciadas podem tentar resistir a essas mudanças."*
O Poder é o interface do controle social como coerção da estrutura dominante.
"Entre a violência e a racionalidade, não há incompatibilidade” (Foucault)
Nos últimos posts será abordado o problema da Mudança individual ao nível das atitudes e comportamentos e das mutações sociais, analisando a relação entre minorias e maiorias.
A Mudança gera novas normas construídas com base nas resistências e na conflitualidade.
O crescimento da violência atual exige uma reflexão sobre as conflitualidades do tecido social atual e a crise social económica e humana do mundo contemporâneo.
realidade-social.jpg
A Liderança até hoje foi sempre abordada em relação ás estruturas centralizadas, irá ser confrontada com o novo conceito de descentraliização que irá acabar com a figura do líder clássico que age em função do seu umbigo e/ou dos objetivos organizacionais que irá ser destronado pela figura do Agente de Mudança.
Os Agentes de Mudança agem com objetivos centrados nas necessidades globais de cada comunidade e não das suas necessidades próprias ou de interesses externos. No futuro cada cidadão será um Agente de Mudança nas comunidades descentralizadas.

A Realidade Social como conflito possui uma dinâmica na relação dum Campo de Forças (Kurt Levin) que é interdependente do seu ambiente e do comportamento individual.
Na sua formula "Comportamento= Pessoa+Ambiente"
A Dinâmica é um conceitro importado da Física para a Psicologia Social que carateriza uma oposição conflituosa num ambiente dum campo de forças gerando comportamentos individuais.

Na perspetiva sociológica esta conflitualidade pode ser vista em termos de classes sociais, em que uma nova classe emergente se opõe ás classes que a dominavam.
Uma "nova classe social emergente" será a dos jovens que não tem acesso ao trabalho e devem muito dinheiro aos bancos, que pagaram por uma educação obsoleta, que por se ter transformado num mero negócio, perdeu a sua Dimensão Humana e a noção da Realidade.
Por outro lado estes jovens das sociedades Ocidentais, mundialmente tem taxas de desemprego na ordem do 50% ou mais, e poucas perspetivas de se afirmarem na vida, pois não existe lugar para eles na atual máquina centralizada.
Iremos abordar a questão do multiculturalismo, e da mudança de cultura numa sociedade em processo de globalização com as formas transnacionais de poder empresarial a subordinar os poderes políticos nacionais.

O blockchain pode ser a porta de saída para esta "nova classe social" possa emergir, afirmar-se e derrotar a classe dominante da população envelhecida dos "Mundos Civilizados" que já nada produzem e deixam a economia da especulação financeira imperar, e que apenas depauperam os PIB's desses Países.

A próxima série de posts será dedicado exclusivamente ao fenómeno social da Violência, abordando os seus conceitos, as teorias e os factores que a influenciam, para terminar com uma análise da violência na sociedade atual, onde emerge o aumento das várias formas de Violência.

"Se estás disposto a nunca usar da violência, e sempre resistindo, torna-te forte de corpo e de alma; é a mais difícil de todas as atitudes." - Agostinho da Silva
Um video interessante sobre a violência invisível - Monja Coen Roshi

Referências de livros consultados:

Les concepts fondamentaux de la psychologie sociale - Gustave-Nicolas Fischer
La psychologie sociale - Gustave-Nicolas Fischer
A dinâmica social-violência, poder, mudança - Gustave-Nicolas Fischer Planeta/ISPA, 1980
Gustave-Nicolas Fischer é Professor de Psicologia e Diretor do Laboratório de psicologia na Universidade de Metz.
French, J. R. P., e Raven, B. H. (1959), The bases of social power. In D. Cartwright (Ed.),Studies in social power. Ann Arbor, MI: Institute of Social Research
Castel, R., As metamorfoses da questão social. Vozes, 1998.
Moscovici, S. (1976),Social influence and social change. London: Academic Press.
Michel Foucault, Discipline and Punish: The Birth of the Prison
Artigos da próxima série de publicações sobre Realidade Social, Violência, Poder e Mudança

Violência:
Os Conceitos de Violência
As Teorias da Violência
Os influenciadores da violência
A ascensão da violência de hoje

Poder:

O que é Poder?
A Natureza do Poder
A Dinâmica do Poder
Os efeitos e conseqüências do poder

Mudança:

A Mudança e a Cultura
As teorias e a conceptualização da mudança
Fatores que determinam a mudança
Os caminhos da mudança
A Mudança social

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

If you control violence, you can create order.Violence was very noticeable in slave-owning society.Violence is devastating in today's society with technical systems, and it is very dangerous.

I'm preparing a big post on increasing violence in today's society.
Thanks

  ·  2 years ago (edited)

Mais um excelente post! É de extrema importância termos a percepção sobre a realidade social e de que forma é que estamos inseridos nessa realidade.
Uma vez mais o meu muito obrigada por esta partilha de qualidade que nos faz "pensar". Beijinhos.

Sir, your 📮post is 👍good
Sir, please see my profile

Thaks a lot.

A good article, if viewed from the perspective of social life the three studies are interrelated. we can see in an area that does not megenal named democracy. violence tends to be used to achieve power. after the violence in the can they just think to make changes for both individuals and groups. sometimes we find it very difficult to find a better change if leaders gain power by violent means.

Social relations are undergoing new mutations of social fragmentation, social and economic exclusion, the practices of violence of massification and individualization in the centralized world

  ·  2 years ago Reveal Comment

Don't press the external Link! It will take you to a phishing Site, if you sign-in using your Steem Details. You'll get Hacked