O sucesso das fantasias de Bitch Coin e CLT Baleada no carnaval deste ano mostram as duas faces da mesma moeda.

in #carnaval6 years ago (edited)

Olá steemians! Prometo que esta é a última vez que falo de carnaval este ano mas o surpreendente sucesso das fantasias de Bitch Coin e o segundo lugar da escola de samba Paraíso do Tuiuti que desfilou com fantasias de escravos e capitão do mato na comissão de frente, presidente vampiro, manifestantes fantoches de verde e amarelo e carteiras de trabalho rasgadas e baleadas me trouxe várias ideias na cabeça.

bitchcoin_clt_baleada.png

Instagram: Caroline Hara (@cahara) e Andressa Abbade (@andressabbade)

De um lado foliões por todo o país lançaram uma fantasia brincando com a sensação do momento - o Bitcoin - que está revolucionando a economia, confundindo os economistas tradicionais e pondo em evidência a tecnologia blockchain e as criptomoedas no mundo todo. Já tinha postado sobre a feliz descoberta no post Fantasias de Bitch Coin no carnaval do Rio de Janeiro e as cripto unhas de Katy Perry com algumas garotas no pré-carnaval no Rio, mas pesquisando no Instagram encontrei registros em vários lugares do Brasil.

bitchcoin_rio.png

Instagram: Lorena (@loresgvilela), Cléo Santiago (@cleosantiago), Rey David (@rey.ddavid), Ursula Possollo (@urspossollo), Camila Maximiano (@camilaamaxi), Andréia Sabino (@deiasabino), Isabela Carvalho (@isaumcosta) e Gabi Zampirolli (@gabizampirolli) no Rio de Janeiro/RJ.

Acompanhando bloquinhos, no carnaval de rua descentralizado e aberto das grandes cidades, carregando placas com as frases “investe em mim que eu rendo”, “invista aqui”, “valorizadas”, algumas patrocinadas pelo app Bit.one, as pessoas fantasiadas de Bitch Coin mostraram a nova realidade das criptomoedas como fonte de renda, reserva de valor, instrumento de troca, diversão e bom humor.

bitchcoin_brasil.png

Instagram: @BfHZHk3Fknj em Olinda/PE, Rayanne Costa (@ __rayanne) e Miacaelum (@miacaelum) em Brasília/DF, Fernando Crescenti (@fscrescenti) e Isabella A. Baroli (@isaabaroli) em São Paulo/SP, William Baroukh (@willbaroukh) em Florianópolis/SC e Rayla Naked (@raylanaked) RJ

Enquanto isso, no desfile das escolas de samba transmitido pela TV, a novata Paraíso do Tuiuti surprendia todo mundo exibindo CLTs estrupiada, alvo de tiro e bala perdida no meio das últimas mudanças na legislação trabalhista, visto por muitos como marco na precarização e diminuição da proteção do estado aos empregados no modelo industrial convencional. Um modelo que cada vez mais representa o passado, contrastando com uma realidade de mais da metade de trabalhadores informais (sem registro na carteira) e bombardeado por incentivo ao empreendedor individual e discursos elogiando o autônomo sem patrão.

clt_baleada_bitchcoin.png

Instagram: Melissa Yaakoub (@melissa.yaakoub) e @BfHZU5nlPVQ

Acredito que estas duas representações são faces da mesma realidade, a fantasia da CLT rasgada pode lembrar o trabalhador que deixa o emprego fixo e a previsibilidade para engrossar o grupo de participantes da chamada economia colaborativa, baixando apps que dão acesso a serviços e mercados pessoa-a-pessoa, cujos ganhos variam conforme a demanda.

venditudoporbitchcoin.png
“Vendi tudo para investir em Bitchcoin”
Instagram: Paulo e Ursula (@nossavidaquasefit)

Neste novo cenário econômico que desponta o Bitcoin, por trás da chacota do Bitch Coin se revela a aura de fascínio, sedução, ilegalidade e permissividade do novo elemento que começa a fazer parte da vida dos brasileiros.

bitcoin_carnival_croatia.png

Dreamstime.com: Aleksandra Moslavak

Pra não dizer que isso só acontece no Brasil, encontrei essa foto acima que mostra o desfile de um bloco de carnaval na Croácia. Apesar de todos estarem fantasiados de Bitcoin, parece que a animação não é a mesma, deve ter sido o frio :-)

paraisotuiuti_clt.png
Instagram: GRES Paraíso do Tuiuti (@paraisodotuiutioficial).
Foto: Ewerton Pereira (@ewertonpereirafotografia)

Particularmente gostei de ver que no carnaval oficializado patrocinado pelos governos e empresas de midia, o ato até certo ponto rebelde da Paraíso do Tuiuti ter sido premiado com o vice-campeonato pela Liga das Escolas de Samba, demostrando descontentamento diante dos poderes instituídos e resgatando o espírito desafiador e insolente do carnaval. Me surpreendeu também a intervenção militar anunciada logo em seguida, realçando a sensação de conflito e punição, colocando tudo em um contexto de uso desproporcional da força, prática habitual em regimes de controle e submissão.

Fantasia de Unicórnio

fantasia_unicornio.png

Instagram: Katiuscia Machado (@katiusciamachadoestilista), SantinasESaradas (@santinasesaradas) e Sualuana Mendonça (@sualuanamendonca)

Mas quem saiu pelas ruas no carnaval com certeza percebeu que a fantasia de maior sucesso este ano foi a de unicórnio. Matéria da Veja revelou que a fantasia de unicórnio foi a mais procurada no Google. Animal mitológico símbolo das empresas com valor de mercado acima de U$ 1 bilhão, o termo tb está sendo usado para as criptomoedas que atingem a mesma valorização. O criador do Ethereum aderiu a moda, como mostrou estes posts de @basiccrypto e @pamtivek. Sucesso tb entre as crianças, que como o Vitalik nem esperam o carnaval pra sair vestidindo arco-íris com chifrinho na cabeça, ter o unicórnio como ídolo, símbolo consciente ou não dos empreendimentos digitais que transformaram o mundo, revela muito do futuro que as pessoas esperam.

Valeu! Até o próximo carnaval, com #BitchCoin, #BlocoChain e muito mais :-)

Sucesso e boa sorte mais uma vez!

blocochain_rodape.png

Créditos da ilustração: Gellinger (Pixabay)

rodape_brazilians_etc.png

10% das recompensas líquidas deste post serão doadas
p/ o projeto Brazilian Power no @brazilians

Sigam: @camoes, @gazetagaleguia, @brazine, @blockchainbrasil


English version of this post:
3/4/2018 - What I learned from the Bitch Coin, Shot Work Permit and Unicorn costumes' success in Brazilian carnival this year

Posts sugeridos:
16/2/2018 - @blockchaincat: Happy chinese new year of the dog... dogecoin!?!
1/3/2018 - @steemcenterwiki: List of Steem.center wiki collaborators entitled to receive a share of STEEM collected in February
28/2/2018 - #Ptgram | Sugestão de template para padrão visual dos próximos boletins sobre os grupos em português no Telegram
26/2/2018 - Bloco Chain no Pós-Carnaval em SP e Rio, presenças ilustres e balanço da tag #BlocoChain
20/2/2018 - Novos caminhos para a economia: blockchain e criptomoedas. Oficinas grátis no Red Bull Station em SP com Faircoop e Ubalab
15/2/2018 - #BlocoChain | Criptomarchinhas Abre alas, Ó financeira, Maria Cotação, etc. para o Bloco Chain no pós carnaval em SP
8/2/2018 - #BlocoChain | Fotos do Bloco Chain no carnaval de Floripa e BH. Dia 18/2 será em SP, ainda dá tempo pra mandar suas cripto marchinhas.
8/2/2018 - Fantasias de Bitch Coin no carnaval do Rio de Janeiro e as cripto unhas de Katy Perry
1/2/2018 - #BlocoChain | Segura o chain, amarra o chain! É blockchain, chain, chain, chain! Axé music pro Bloco Chain e #Criptofolia no Rio neste sábado.
28/1/2018 - #BlocoChain | Mais paródias de marchinhas - Mamãe eu quero minerar e Se você pensa que bitcoin é fiat - e Bloco Chain em BH
22/1/2018 - #BlocoChain | Bloco Chain no Carnaval: reunindo os foliões das criptomoedas e do blockchain no Brasil!
21/1/2018 - Funk do Bitcoin - Transcrição da letra da primeira música sobre criptomoedas no Brasil
22/7/2017 - Olha o @camoes no Steemit aí gente!!! Abre alas porque quem escreve em português nessa corrente de blocos quer passar :-)

Inscreva-se no Steemit para ganhar recompensas vc tb >>>
Mais recompensas em criptomoedas? Responda emails no Earn.com, compartilhe links no Refind > e imagens no Supload >

Sort:  

Upvoted em nome do Time de Curadoria dropahead!

Obrigado por seguir as regras.

AVISO: O time de curadoria dropahead não, necessariamente, compartilha das opiniões expressadas neste artigo, mas acredita que o esforço e contribuição do autor merecem melhor recompensa e visibilidade.

Ajude-nos a te dar upvotes maiores:

Upvote este comentário!
Upvote & Resteem o último Relatório de Curadoria dropahead!
Junte-se a Trail de Curadoria dropahead
para maximizar suas recompensas de curadoria!
Vote dropahead Witness com SteemConnect
Proxy vote dropahead Witness
com SteemConnect
Doe STEEM POWER para @dropahead
12.5SP, 25SP, 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP
Faça o mencionado acima e nós teremos mais STEEM POWER para dar a VOCÊ maiores rempensas da próxima vez!

Novidades dropahead: How to give back to the dropahead Project in 15 seconds or less

Haha! Que engraçado, eu não sabia dessa! Eu não teve a sorte de ver desfilar bitch coin em BH. Abraço

Uma pena, mas espero que tenha se divertido muito em outros blocos no carnaval :-) De qq forma, agora tem tempo pra planejar uma fantasia steemian mais caprichada pro Bloco Chain ano que vem. Quem sabe dá até pro @trilumia gravar a versão acústica da paródia Segura o Chain ou de alguma marchinha que acharem legal. Valeu! Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

Saudações Wagner. REalmente man, empregos formais tendem á diminuir em longo prazo, pois o número da população aumenta e imagino que não haverá emprego para todos, então, mesmo com uma formação excelentes, muitos jovens ficarão desempregados de um "emprego formal" buscando outras formas de renda. Ser autônomo requer uma certa coragem, pois não há 13%, plano de sáude, pessoas para ajudar a "carregar o piano". Geralmente, tanto os ganhos quanto os prejuízos são sozinhos da pessoa.
Bitcoin é algo que pode ter deixado muita gente milionária, principalmente quem comprou no início, logo quando foi lançado, hoje, nota-se que está sendo falado por muita gente. Economistas dizem que quando algo é popular, é a hora de sair, ou seja, duvido que haverá subidas tão altas quanto ocorreram no passado.
Vamos ver né, no final de 2018 olhamos essa questão melhor.
Obbrigado pela postagem e boa noite!!!!

Acho que o Bitcoin ainda não está sendo falado por tanta gente a ponto de se tornar popular :-) De qq forma, acredito que tanto ele qto plataformas blockchain e outras criptomoedas podem virar alternativa de renda pra escapar do desemprego e a insegurança da informalidade. Valeu! Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

Nada como um título que brinca magistralmente com os fatos.

Fiquei pensando na RaiBlocks, que depois virou Nano. Se fizessem um bloco, seria o RaiBlocko, ou algo de gênero oposto às Bitch Coin, algo como os caras sinalizando para as próprias genitais fazendo sinal de pequeno (nano)? hahaha ótimo texto.

Muito bom o RailBlocko :-) Até pensei em me fantasiar de Satoshi Nakamoto no Bloco Chain. Uma opção seria vestir um kimono de sushiman com símbolos das criptomoedas estampados nele, junto com uma máscara com um ponto de interrogação enorme cobrindo a cabeça. Outra ideia seria usando o uniforme do National Kid (um Jiraya dos anos 60) adaptando o N do peito junto com um S de Satoshi.

Como postei anteriormente - https://steemit.com/blocochain/@wagnertamanaha/bloco-chain-no-pos-carnaval-em-sp-e-rio-presencas-ilustres-e-balanco-da-tag-blocochain - este ano teve foliões com fantasias de Monero e Tether no Bloco Chain de SP. Ninguém ainda de Steem, representar baleias e golfinhos seriam uma ideia. Valeu! Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Coin Marketplace

STEEM 0.29
TRX 0.12
JST 0.033
BTC 63464.16
ETH 3111.33
USDT 1.00
SBD 3.98