Será o Blockchain uma fuga do autoritarismo e do conformismo?steemCreated with Sketch.

in philosophy •  2 years ago  (edited)

Introdução


Esta e as minhas próximas publicações no Steemit são sobre o ciclo real da sociedade, mostrando maiores graus de Conformismo e Autoritarismo baseados em sistemas hierárquicos centralizados, com Regras Sociais feitas na visão da Influência dos Poderosos, gerando Conformidade e Obediência o vórtice da realidade actual caraterizada por uma crescente injustiça e desigualdade social.
Por outro lado, vou tentar enfatizar também o comportamento dos chamados anti-conformistas que são uma benção para as comunidades e sociedades inovadoras e criativas, como os desafiadores dos dogmas estagnados da injustiça social e da desigualdade, criando a idéia de autonomia e liberdade de exercício da vontade individual .
A conformidade é uma forma de influência social revelada em processo de interação em grupos funcionais, um fator que resulta na mudança de comportamento ou atitudes de uma pessoa pelo efeito da pressão grupal.

"A experiência acumulada dos oprimidos é substituída por histórias que retransmistam o equilíbrio de poder existente: negócios como de costume." Walter Benjamin Overpowering Conformism "- Esther Leslie
Ao mesmo tempo, vou tentar destacar as implicações dos pontos de vista anticonformistas nas comunidades blockchain e nas redes sociais alternativas aos media Tradicionais onde cada cidadão é um jornalista pela liberdade e um contribuinte para a resistência contra a dilapidação de "Starship Earth/Nave Espacial Terra" e a "Uni-formatização" da opinião pública e educação com informação falsa e fabricada.
Estas séries de postagens são apenas ecos de escritores, músicos e artistas brilhantes que mudaram os caminhos e valores da minha vida principalmente durante a minha juventude, criadores que se misturaram na minha experiência pessoal e na minha visão do mundo.
"Governos do Mundo Industrial, vocês gigantes cansados ​​de carne e aço, eu venho do Ciberespaço, o novo lar da Mente. Em nome do futuro, peço que o passado nos deixe em paz. Você não é bem-vindo entre nós. Você não tem soberania onde nos reunimos. Não temos um governo eleito, nem é provável que possamos ter um, então eu dirijo-me a você sem autoridade maior do que aquela com a qual a própria liberdade sempre fala.
Eu declaro o espaço social global que estamos construindo para ser naturalmente independente das tiranias que você procura nos impor. Você não tem o direito moral de nos governar, nem possui métodos de execução, temos motivos verdadeiros para temer. "- Uma Declaração da Independência do Ciberespaço - John Perry Barlow
O atual tornado da informação gera Mente intoxicadas pelos Mídia assumindo o controlo da Alma e Espírito da Humanidade e distrair as pessoas da Realidade e levá-las a aceitar o conformismo e o imobilismo.
A relação das "Portas Giratórias/Revolving-Doors" na "Castelo de Cartas/House of Cards" dos sistemas centralizados com as "Portas Giratórias" da Justiça, Inteligência e Mídia que agora são uma fraternidade contra a autonomia e o livre arbítrio educado.
Uma "mafia" fascista está a subir no poder e algumas figuras "Mussolinescas" estão a lutar pelo poder do dinheiro e da propriedade privada, casando-se com o Estado para ter o controle totalitário das multidões através da propaganda.
Uma Imprensa Livre com Notícias da Realidade no blockchain/cadeia de blocos, podem ser os pilares da Igualdade e da Justiça, com leis feitas por todos os participantes em consenso, como uma forma equilíbrio contra a decisão do divino Poder .
A influência de "Media" com notícias duma Não-Realidade como a TV passiva ainda é primordial na geração de "Pseudo-Factos", que depois são rediscutidos nas principais redes sociais de media.

O Santuário do Blockchain de um mundo todo descentralizado.

Na verdade, vivemos em uma utopia tecnológica do blockchain, que pode ser o berço da grande utopia humana, uma visão que aceita ou promove a igualdade social e a igualdade de direitos para todas as pessoas que ainda não são possíveis na estrutura hierárquica material de nossa Mundo de objetos e ativos.
O blockchain cadeia de blocos poderia ser, a partir de agora, o território onde as pessoas dentro de múltiplas comunidades (organização humana) criam sinergias e equilibram a prosperidade no mundo.
Por outro lado, encontramos as vozes dissonantes á "procura da verdade", mais individualistas e próximas da realidade dos eventos mundiais e mais conectadas à Realidade Real e, acima de tudo, livres de censura externa, como no Steemit.
A maioria das pessoas tem os olhos vendados e eles não querem parar de se informar e refletir, ou ler uma realidade catártica, trocando livros como como viver, amar e respeitar toda a Humanidade e "Terra da Escada".
Precisamos de liberdade, criatividade, inovação e amor em vez de sangue, terror, medo e destruição.
Os conceitos antigos do idealismo coletivista e individualista eram sempre interdependentes com o poder centralizado que governavam as estruturas que sempre acabam sendo alimento para a ganância humana e a corrupção.
Eles são contra a coletividade da "Cidade-Global" de pequenas comunidades livres que vivem em democracia direta na "Nave Espacial Terra".
Na minha próxima publicação, vou explicar a diferença entre o individualismo falso e as teorias do coletivismo hoje e uma nova visão deles interagindo nos sistemas totalmente descentralizados s.

Todo mundo está com pressa, procurando a "imediatização" criando neles uma grande auto-fragmentação e consequente ansiedade.

Vivemos a vida em flashes, sem tempo para gerar experiência de realidade. O tempo é a beleza que ninguém tem que gastar. - charlie777pt

A crescente instabilidade da "família burguesa nuclear" reflete-se numa geração mais exposta ao sofrimento e aos traumas da infância, vivendo num mundo acelerado "Skitzo" exigindo um conhecimento cada vez maior para se adaptar, cuja "imparabilidade" conduz e favorece o surgimento de paranóia, depressão e esquizofrenia.

O ciberespaço consiste em transações, relacionamentos e pensamento próprio, dispostos como uma onda permanente na web de nossas comunicações. O nosso é um mundo que está em todos os lugares e em nenhum lugar, mas não é onde os corpos vivem. Acreditamos que, da ética, do interesse próprio esclarecido e da comunidade a nossa governança surgirá. Uma Declaração da Independência do Ciberespaço - John Perry Barlow

O blockchain (cadeia de blocos) poderia ser, a partir de agora, o território onde as pessoas dentro de múltiplas comunidades (organização humana) encontrarão as soluções por consenso e equilibrarão a prosperidade no mundo.

Portanto, existe um lugar para estabelecer uma sociedade não competitiva, todos sabem e sentem a necessidade de mudança porque o crescimento mundial da população está a limitar o número de ambientes com abundância natural e aumentando o número de territórios com escassês natural necessidades de sobrevivência. As pessoas aprenderão que a autonomia, a transparência e a conscientização são uma maneira de criar a Verdade e provar que existem Utopias realizáveis ​​que podem transformar-se em Realidade.

The plague of American authoritarianism

Image Source : The plague of American authoritarianism


No campo da inter-experiência entre os seres humanos, devemos aprender a colocar-nos no lugar dos outros para compreendê-los e a nós mesmos, porque os valores "permanente"s de ambos os pares são "virtualizados" na interexperiencia da comunicação melhorando a nossa capacidade de adaptação e a elasticidade de nossos valores permanentes - charlie777pt
O anti-conformismo verdadeiro é normalmente "classificado" pelo poder como um Rebelde, Revoltado, Revolucionário, Raivoso ou Renegado, mas temos um novo tipo de Homem nas comunidades bloqueadas (no blockchain) o que eu chamarei "Resistentes" ou Agentes de Mudança.
A mudança social tem muitas origens, mas vamos ver alguns dos traços individuais/grupos sociais como fenómenos de geração de fins disruptivos ou construtivos, ou seja o caos ou o equilíbrio:
Rebelde (contra o sistema para criar alternativas, mas sem uma causa apenas rebelião originária) ---> Rebeliões.
- Revoltado (destrua o sistema sem alternativas - As revoltas têm um caos duradouro imprevisível até o antigo poder dominante se reestruturar) ---> Revoltas.
- Revolucionário (mudar o sistema, com alternativas - Mas, normalmente, os botões de barriga do líder se transformam em uma nova estrutura oprimindo centralizada de grupos controlados). ---> Revoluções.
- Raivosos (intimidadores violentos que querem esconder os seus próprios medos de um pai punitivo) - pessoas e grupos violentos extremistas dirigidos por ódio externo ou desumanização de outros grupos) - "Raids".
- Renegado (use força bruta para voltar a sistemas antigos já mortos ou vingança por expulsão ou preconceito) - Principalmente Nomadas fugitivos ou individuos, às vezes suportados localmente que geram caos disruptivo rápido localizado em autoridades centralizadas. --->Rebelião.
- O "Resistente/Agente da Mudança", um facilitador que defende a luta pela liberdade e desafiador com ideias inovadoras e criativas para encontrar novos caminhos para os valores da vida que nunca são atingíveis, que se pode praticar, mas nunca atingir a perfeição :) ----> "Resistência".

O tipo de personalidade autoritária


Theodor Adorno (1903-1969) teorizou sobre os "traços" ou elementos do tipo de personalidade autoritária.
De um modo geral, está correlacionada com as creencias "antigas" internalizadas sobre o que é certo ou errado, respeito e submissão à autoridade externa, agressão contra o direito de ser "diferente", vendo isso como ruim ou negativo e perturbador em um processo de "objetivação" pessoas.
Os autoritários sentem sempre uma resistência à criatividade e á inovação sentindo-a como "perigos" para a estabilidade da Sociedade "Sagrada", e eles usam-na como bode expiatório para manter a unidade do grupo. Eles sempre gostam de ser liderados por líderes fortes autoritários.
Adorno vê a autonomia e conformidade social como duas forças opostas e relaciona-as com as teorias liberais originadas pelo "Sistema Educacional" atual.
Adorno concebe o desenvolvimento da teoria liberal em termos de uma luta dialética entre os princípios da autonomia individual e da conformidade social, um processo que levou a falhas e dificuldades educacionais contemporâneas.
No entanto, Adorno vê no liberalismo não só a raiz dos problemas atuais, mas também os elementos de uma solução para esses problemas.
Faça o teste de si mesmo e descubra se você tem um Tipo de Perfil Autoritário Online com uma F-Scale interativa de Adorno (3 mins)
Algumas dessas idéias "Skitzoid" são pensamentos pop-up quando conduzo e escuto música, que eu tento escrever quando paro. "Steemitites" a doença dependência da escrita.
Vamos terminar com algumas músicas para relaxar no fim desta leitura :)

(*) Yello - The "Bostich -Rush-Push-Cash"-Crush-Crash-Flash-Flesh Society.
Lyrics


Standing at the machine every day for all my life
I'm used to do it and I need it
It's the only thing I want
It's just a rush, push, cash
Rush, push, rush, push, rush, push, rush, push
Standing at the machine every day for all my life
I'm used to do it and I need it
It's the only thing I want

Yello - Live at the Roxy NY Dec '83 - How I saw it in video in 1983 - the psychedelic version fascinating video

Yello Bostich - Rush Push Cash -(live) "Bostich" @Berlin Oct 26, 2016 for para o media actual

O meu próximo post é sobre a distinção entre Falso e Verdadeiro Colectivismo e/ou Individualismo e as relações com o conformismo e as estruturas centralizadas vs descentralizadas. O falso individualismo e o individualismo verdadeiro são dependentes da dicotomia existente entre estruturas centralizadas versus descentralizadas, distinguíveis pelo ambiente ou ecossistema onde elas ocorrem. Do outro lado, o Falso-Colectivismo exercido em estruturas centralizadas é o oposto do "Verdadeiro Colecivismo" gerado em comunidades livres.

Referências:

Teste o seu self e descubra se tem um Perfil autoritário de Personalidade Online com a escala F-Scale de Adorno (3 mins). A Declaration of the Independence of Cyberspace - John Perry Barlow . Origem da Imagem: The plague of American authoritarianism.Livro "Walter Benjamin Overpowering Conformism de Esther Leslie

Outros posts no Steemit sobre o blockchain e Utopias Realizáveis

Saga da Utopia:
Is the blockchain the "Engine Room" of "Starship Earth"? - Part II

"Is the blockchain the "Engine Room" of "Starship Earth"? - Part I
Is the blockchain the new Global City? - Part II
Is the blockchain the new Global City? - Part I
The Rise of a Non-Competitive Society and the Importance of "Importance"

Can Steemit attention-economy be a "non-competitive" society?
Can Steemit be a Gandhi Phenomena?

Do Blockchain communities have a "Critical-Group" ?
Is the blockchain a "Hierarchical" or an "Equalitarian" Community?
Is the blockchain a Realizable Social Utopia?
An Ode to the blockchain - the Dialectic of Liberation
Steemit Value : Intangible Asset vs Tangible Asset Analysis
Steemit: Altruism and Financial Scarcity and the rise of Advertising
Steemit : The Shrinking of the Money Pie and the Rise of Human Pie

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

Um post perfeito. Eu diria que sim embora seja "verde" em tudo isto!

muito legal, dando um resteem aqui e quando eu tiver mais power dou outro upvote. :-)

Gostei muito do texto e da referência à declaração do Barlow, valeu!!! Vc conhece Manuel Castells? Não li a obra dele mas de repente a teoria da era da informação tb pode contribuir no entendimento da evolução do blockchain, etc. Obrigado, sucesso e boa sorte mais uma vez!

Muito Obrigado Wagner pelo cumprimento.
Já não lia Castells há muitos anos(vou ter de voltar a ler) , obrigado por me recordar outra peça importante de antigos pensadores que já anteviam a atual realidade

Como sou uma pessoa de idade :-) vi passar muitos destes antigos pensadores , alguns deles chamaram atenção, além do Castells lembro do Cluetrain Manifesto, Wikinomics, Smart Mobs, Inteligência Coletiva, etc. Sucesso e boa sorte mais uma vez!!