Dar a outra face

in politica •  2 months ago  (edited)

Eu estive pensando sobre essas matanças recentes ocorridas contra inocentes nos EUA. Dizem que isso acontece não por conta da existência das armas, mas por conta da existência de pessoas malucas.

Mas será que existem mais pessoas malucas onde existem mais armas? Ou as armas proporcionam e potencializam a maluquice nas pessoas? Porque malucos existem em todos os cantos do Planeta Terra. A única diferença é que apenas em alguns lugares eles podem comprar armas de guerra.

Já falei várias vezes aqui que não sou contra o instituto da autodefesa. E por isso mesmo sou a favor de que as pessoas possam possuir e portar armas de defesa. Mas estamos aqui falando de armas de guerra, capazes de disparar sei lá quantas balas por segundo. Que mundo é esse que você “precisa” ter uma arma de guerra pra se defender no dia a dia?

Dizem que para quem possui um martelo em mãos tudo vira prego. Pra o médico tudo é doença, pra o psicólogo tudo é loucura, pra o matemático tudo são equações. E pra quem tem armas de guerra para se defender todos viram potenciais assassinos? Talvez.

Eu não sou nem um pouco religioso, pois tenho uma mente muito científica que não me deixa acreditar em especulações sobrenaturais como sendo “verdades absolutas”. No máximo considero essas especulações sobrenaturais como meras hipóteses.

Mas apesar disso existem alguns ensinamentos muito importantes em muitos dos livros ditos “sagrados”. E uma delas me vem à mente quando penso nessa paranoia de possuir armas “pra se defender”. É a frase que diz: "dê a outra face".

Essa frase é muito forte, mas se formos pensar nela com mais carinho ela tem um potencial transformador em nós. Imagina se as pessoas em vez de querer possuir armas pensassem: “prefiro morrer do que viver em um mundo onde eu tenha que matar pra ficar vivo”. É tipo um “dar a outra face”, difícil de cumprir, mas por isso mesmo que estamos muito longe de onde poderíamos estar se tivéssemos mais fé em vez de fogo.

Na base do olho por olho, dente por dente terminaremos todos cegos e banguelos. Alguém tem que cortar essa corrente do mal carregando a sua cruz. Não passe a cruz adiante, multiplicando-a mundo afora. Seja você um receptáculo de todo mal existente no mundo. Talvez essa seja a mensagem filosófica deixada na cruz.


Gostou da leitura e quer mais? Aí vão algumas sugestões :

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

This story was recommended by Steeve to its users and upvoted by one or more of them.

Check @steeveapp to learn more about Steeve, an AI-powered Steem interface.

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.

Depende da perspectiva. Loucura é um termo que é cultural, e não faz parte da medicina há muito tempo. Mas tem muito louco mesmo! E cada vez mais! Nem todos tem doenças, alguns têm... Temos dados insuficientes e pouco investimento social em obtê-los para saber diferenciá-los. Não é nada novo, já fazem desde o século XVIII. Na França tem serviços que a polícia leva diretamente para o médico antes de decidir o destino. Os conhecimentos nessas áreas evoluíram muito durante século XIX e XX. Aqui há falta de diálogo e capacidade de compreensão, não por inteligencia, mas por experiência de vida e cultura que está inserido. O Brasil é um país muito primitivo ainda, acho uma lógica simples, o ser humano é impulsivo, instintivo aos extremos, ainda mais em países primitivos, dai mais armas, mais mortes por armas. Tanto homicídios dolosos, culposos, latrocínios e crimes passionais. Seja por doença, ou por caráter. Nesse sentido, quanto menos alcance melhor. Entretanto, acredito que deva ser uma escolha democrática, e não técnica.

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Só sei que basta liberar armas de guerra pro povo comprar que os "loucos" começam a pipocar por todos os lados. Somente tolos acham que esses "loucos" só existem nos EUA. Apenas eles lá conseguem matar mais pessoas numa verdadeira chacina.

Ótimo texto.
Não entendo muito bem como funciona o armamento nas terras americanas.
Mas acho que essas armas mais pesadas são vendidas com intuito de ser para colecionador sabe aqueles malucos que amam uma arma. Porque necessidade de vender para defesa não existe so se a coisa la tiver muito muito preta e eu não tomei conhecimento.
Eu sou contra as armas, acho que trazem mais problema do que solução.

Beijos
Mariana Pitteri.

Realmente não dá pra entender um sujeito que acha que precisa de uma arma de guerra pra se defender no dia a dia. Será que ele acha que vive em uma guerra?

Uma coisa que sempre discuto acerca da Lei de Talião, é a chamada proporcionalidade que os ancaps e alguns libertários trazem para debate.

Óbvio que hoje em dia procuram uma pena pecuniária, porém e quando a pessoa não possui, como ocorre, sanção penal, extinção do maior bem que o indivíduo tem que é a liberdade.

Esse debate eu ainda sou meio perdido, preciso ler mais sobre.

Não sou a favor da lei de Talião quando a pena pode ser paga de outra forma. Porém a única exceção que faço é para a pena de morte que sou a favor. Pra mim matou tem que morrer.

E se nao matou, mas deixou a pessoa em deficiência, ou em coma?

Posted using Partiko Android

Deve pagar todas as despesas médicas e prejuízos na vida que a pessoa tenha por estar deficiente. Deve repor o mau que deu causa.

You got a 3.47% upvote from @joeparys! Thank you for your support of our services. To continue your support, please follow and delegate Steem power to @joeparys for daily steem and steem dollar payouts!

This post has received a $50.00 % upvote from @siditech thanks to: @discernente.
Here's a banana! banana-small.png

You got a 46.44% upvote from @luckyvotes courtesy of @discernente!

You got a 4.76% upvote from @redlambo courtesy of @discernente! Make sure to use tag #redlambo to be considered for the curation post!

You just received a 50.00% upvote from @honestbot, courtesy of @discernente!
WaveSmall.gif

You got a 13.76% upvote from @brupvoter courtesy of @discernente!

This post has received a 33.33% upvote from @lovejuice thanks to @discernente. They love you, so does Aggroed. Please be sure to vote for Witnesses at https://steemit.com/~witnesses.

You got a 4.21% upvote from @bdvoter courtesy of @discernente!

Delegate your SP to us at @bdvoter and earn daily 100% profit share for your delegation & rewards will be distributed automatically daily.

500 SP, 1000 SP, 2500 SP, 5000 SP, 10000 SP.

If you are from Bangladesh and looking for community support, Join BDCommunity Discord Server & If you want to support our service, please set your witness proxy to BDCommunity.