A satanização do exército brasileiro é uma narrativa por interesses políticos, e não morais

in politica •  3 months ago  (edited)

A minha postagem anterior eu toquei (como de costume) em uma questão bastante polêmica para nós brasileiros que foi a questão das mortes do Regime Militar. Porque todos nós sabemos que os militares venceram a guerra, mas moralmente saíram arranhados como tendo sido duros e brutais demais com os adversários. Ou seja, venceram a guerra de armas, mas perderam a guerra de narrativas. Todo brasileiro é bombardeado por todos os lados com notícias que pintam os militares daquela época como monstros truculentos demais.

Mas quando passamos a ter uma visão mais imparcial e científica da coisa, vemos que não foi bem assim. Um exemplo disso foi esse artigo que li do Reinaldo Azevedo:

Ou seja, fica claro que essa questão de “satanizar” os militares é muito mais uma questão política do que de reparação de danos. É muito mais birra e revanche de quem perdeu uma guerra do que realmente uma questão de humanidade. Porque se fosse uma questão de moralidade e humanidade, tanto faria se a morte foi praticada por um militar ou pelos próprios revolucionários vermelhos contra os seus próprios companheiros.

Então eu repito, guerra é guerra, e em uma guerra ninguém está ali pra entregar flores, mas para combater o adversário com a máxima violência que possível for. E o objetivo disso tudo é claro sair o vitorioso. Os militares se sentiram compelidos por forças externas à sua vontade a interferir nos rumos políticos do país para garantir a lei e a ordem.

Havia no país um clima de instabilidade política onde a vertente de esquerda achava que poderia chegar ao poder pela baderna, pela violência e pela força. E obviamente todo mundo sabe pra que serve o exército de um país: pra ser o monopólio da força. E assim foi feito. A força sempre se combaterá pela força, infelizmente!


Gostou da leitura e quer mais? Aí vão algumas sugestões :

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

You just received a 50.00% upvote from @honestbot, courtesy of @discernente!
WaveSmall.gif

This post has received a $100.00 % upvote from @siditech thanks to: @discernente.
Here's a banana! banana-small.png

You got a 9.62% upvote from @joeparys! Thank you for your support of our services. To continue your support, please follow and delegate Steem power to @joeparys for daily steem and steem dollar payouts!

You got a 4.26% upvote from @bdvoter courtesy of @discernente!

Delegate your SP to us at @bdvoter and earn daily 100% profit share for your delegation & rewards will be distributed automatically daily.

500 SP, 1000 SP, 2500 SP, 5000 SP, 10000 SP.

If you are from Bangladesh and looking for community support, Join BDCommunity Discord Server & If you want to support our service, please set your witness proxy to BDCommunity.

This post has received a 23.26% upvote from @lovejuice thanks to @discernente. They love you, so does Aggroed. Please be sure to vote for Witnesses at https://steemit.com/~witnesses.

You got a 83.50% upvote from @luckyvotes courtesy of @discernente!

You got a 22.22% upvote from @redlambo courtesy of @discernente! Make sure to use tag #redlambo to be considered for the curation post!