Não havia santos no Regime Militar

in #politica5 years ago (edited)

Olha, vira e mexe aqui no Brasil volta esse tema sobre o Regime Militar. E aí começam as narrativas pró e contra pra ver quem estava mais certo, quem é o “mais santo” nessa história toda. Eu lamento informar a ambos os lados que a verdade verdadeira é que não há santos, nem de um lado nem de outro.

Eu sou totalmente a favor da democracia, pois entendo que esse é o regime que melhor permite aos conflitos se resolverem no campo das ideias, e as disputas possam ser resolvidas prioritariamente de forma pacífica via voto, a “vitória da maioria”.

O Regime Militar foi uma ditadura, e isso por si só já é suficiente para eu não defendê-lo. Pra mim não importa a cor do ditador, se azul ou vermelho. Ditadura é sempre a morte dos debates e das ideias. É a substituição das ideias pelo medo e pela força das armas.

Mas aqui pra nós, o Regime Militar não surgiu do nada no Brasil como num passe de mágicas. Ele surgiu porque existia uma ameaça iminente de tomada de poder e de uma ditadura comunista, a tal da “ditadura do proletariado” que todo mundo sabe é muito defendida pelas esquerdas. Hoje é verdade que as esquerdas estão mais “domesticadas”, mas naquela época ela ainda era bastante radical e defendia isso sim.

Então já passou da hora de aqueles que foram combatidos pelos militares pararem de se fazer de santinhos com asas. Eles sim foram combatidos de forma brutal e pelo uso da força militar. Aliás, militar serve essencialmente pra isso, pra usar a força bruta contra os seus opositores. Não é papel de militar debater e entregar flores.

A única coisa que eu lamento nesse episódio do passado foi ter chegado nesse ponto de necessitar a entrada dos militares nos embates políticos. Mas vamos parar de uma vez por todas com esse discurso maniqueísta tosco de que os militares eram os perversos e maldosos, e os revolucionários eram os anjinhos santinhos oprimidos. Meu lado era certinho e santinho e o seu lado todo errado dos vilões malvadões.

Isso já está ficando ridículo. O que havia era uma guerra, onde os dois lados agiam com violência pra defender seus pontos de vista. E na base da violência, venceram os militares, foi isso o que aconteceu. A lição que ficou disso tudo foi que ambos os lados deveriam refletir de forma isenta para que jamais precisemos novamente resolver conflitos na base da violência.

Sort:  

Eu criança na fila do mercado, revesando o lugar na fila com a família pra podermos comprar leite nos anos 80. Vizinhos que sumiam depois da visita de alguém do Batalhão dos Caçadores. Hj escuto de parentes mais velhos que eu ñ posso tecer comentários sobre a ditadura pq eu era criança na época e não sei de nada.

Posted using Partiko iOS

Sim os militares se excederam na repressão sem dúvida. Mas a questão que levanto aqui não é essa, mas o fato dos revolucionários também estarem dispostos a cometer todo tipo de ilegalidade e a matar ou morrer em nome da tal "revolução operária". Se suas armas são violência e ilegalidade, espere violência e ilegalidade. Os militares combateram de forma brutal os seus opositores, como aliás é a sua tradição. Basta ver o que fizeram na guerra do Paraguai.

Posted using Partiko Android

Impossível que hipotética revolta civil receba qualquer equivalência à treinamento, técnicas, organização e artilharia militar. Sem mencionar do poder psicológico e alta incidência de abuso de pessoas que trabalham em posições que requerem o uso de uniformes (Milgram Experiment e Zimbardo’s Experiment - Prison Experiment).

Posted using Partiko iOS

É pra isso mesmo que militares existem e vivem treinando e se preparando pra eventuais conflitos: para serem imbatíveis no monopólio do uso da força. Acima dos militares ninguém.

Posted using Partiko Android

Militares treinam para combater civis? Vc tem um entendimento extremamente equivocado e perigoso sobre as finalidades das forças armadas.

Posted using Partiko iOS

É papel dos militares garantir a ordem constitucional do país, inclusive quando essa ordem está ameaçada por questões internas. Fora da Constituição o que existe é a lei do mais forte.

Pare com esse discurso fascista. O mundo dá voltas. A parcimônia e a disciplina doem menos que o arrependimento. Além disso é sempre uma vergonha para toda a nação Brasileira quando alguém escreve esses tipos de bobagens de ultra direita.

Posted using Partiko iOS

Entre a violência exercida por um grupo de baderneiros querendo tomar o poder a qualquer custo, e a violência exercida pelo exército na defesa da ordem democrática, estarei sempre do lado do exército. E todo brasileiro de bem também deveria pensar assim. Triste do país que tem um exercício que não defende a sua própria Constituição com unhas e dentes.

You just received a 22.22% upvote from @honestbot, courtesy of @discernente!
WaveSmall.gif

This post has received a $100.00 % upvote from @siditech thanks to: @discernente.
Here's a banana! banana-small.png

You got a 4.55% upvote from @joeparys! Thank you for your support of our services. To continue your support, please follow and delegate Steem power to @joeparys for daily steem and steem dollar payouts!

This post has received a 28.57% upvote from @lovejuice thanks to @discernente. They love you, so does Aggroed. Please be sure to vote for Witnesses at https://steemit.com/~witnesses.

You got a 58.06% upvote from @luckyvotes courtesy of @discernente!

Coin Marketplace

STEEM 0.30
TRX 0.12
JST 0.034
BTC 63877.55
ETH 3143.56
USDT 1.00
SBD 3.97