Aquecimento global: uma farsa política ou uma verdade científica?

in politica •  3 months ago  (edited)

Que o ser humano é capaz de poluir o ar e torná-lo mais denso, turvo e intragável, prejudicando inclusive a respiração e a saúde, disso ninguém duvida. Basta olhar os céus das nossas grandes cidades nos dias em que o vento não circula.

A questão é: essa poluição é 100% reciclável pelo Planeta? O Planeta consegue pegar toda essa poluição e transformar ela 100% em ar puro com o tempo, fazendo com que os resquícios dessa poluição desapareçam totalmente?

E a resposta é não. Grande parte dessa poluição é gás carbônico, que não sai da atmosfera a não ser que as plantas o consumam. Sabemos que nós respiramos oxigênio e liberamos gás carbônico, enquanto as plantas fazem justamente o contrário: respiram gás carbônico e liberam o oxigênio.

Só que tem um problema aí nessa equação: cada vez estamos liberando quantidades crescentes de gás carbônico na atmosfera por conta da queima de combustíveis fósseis. Aí você pode pensar que não há problema com isso pois é só aumentar a quantidade de plantas, plantar árvores na mesma proporção que assim todo esse excesso de gás carbônico será consumido por essas árvores plantadas a mais por nós.

Esse raciocínio está perfeito não fossem duas questões. A nossa queima de combustíveis fósseis é monstruosa, e nem de longe estamos plantando árvores na mesma proporção. A segunda questão é que, não só não estamos plantando o suficiente, como ao longo do tempo temos em vez disso destruído as florestas.

Fica claro então que vários gases poluentes não estão sendo 100% reciclados pela própria natureza, e alguns deles estão se acumulando e aumentando a sua concentração na atmosfera, dentre eles o principal é o gás carbônico.

E o que acontece quando aumenta o gás carbônico na atmosfera? Adivinha, ela se aquece. O que mantém e retém o calor do Sol na Terra é a atmosfera. A Terra e a Lua estão à mesma distância do Sol. Porém a temperatura média na superfície da Lua é de -50ºC, enquanto na Terra é de 15ºC. Toda essa diferença de temperatura é graças à atmosfera que temos e a Lua não tem nenhuma.

Então o aquecimento global, longe de ser uma farsa política, é uma verdade científica mais que comprovada. A única farsa política nessa história toda é a de quem prega que o Planeta Terra aguenta inabalada à nossa poluição e irresponsabilidade com a natureza.

Então vamos cuidar da nossa nave espacial chamada Planeta Terra, e principalmente da sua fina e frágil camada atmosférica, pois ela é essencial pra manter o clima na Terra tal qual o conhecemos. E é graças à nossa atmosfera que a vida se tornou possível por aqui.


pixabay


Gostou da leitura e quer mais? Aí vão algumas sugestões :

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

Escreveu bem, amigo! Sem contar que, além do dióxido de carbono, também liberamos enormes quantidades de toxinas e metais pesados na natureza, uma realidade muito triste! Uma das faculdades que eu curso é Direito, e lá temos uma matéria de Direito Ambiental, que tristemente é desprezada pela maioria dos alunos, que não veem a importância do que é passado ali, não necessariamente como carreira, mas, acima de tudo, para a vida. Valeu!

Valeu colega obrigado pelo elogio. E realmente as pessoas hoje em dia pensam que a preocupação com a natureza é opção e não uma urgência, infelizmente.

Posted using Partiko Android

tudo verdade

Posted using Partiko iOS

Valeu colega. Infelizmente o cidadão médio ignora muito a ciência e acha que é "tudo politica".

Posted using Partiko Android

Vi alguns estudos,


e de longe as florestas não são as principais responsáveis por filtrar no nossa ar e sim mais uma ajuda, quem realmente faz isso são os oceanos onde aproximadamente 70% do planeta é coberto pelos oceanos eles despejam toneladas de oxigene-o na atmosfera em 90 %, http://legado.brasil.gov.br/noticias/meio-ambiente/2017/03/mares-e-oceanos-sao-responsaveis-pela-producao-de-90-do-oxigenio-do-planeta . Podemos então concluir que não temos tanto poder assim a nível mundial mas sim local como pegar a poluição no centro de são paulo e comparar ela com o interior a diferença e gritante, oque fazendo e micro climas incapazes de interferir no globo.

Os oceanos são os principais conversores de CO2 em oxigênio do planeta, porém ele sempre será o mesmo, do mesmo tamanho. O que podemos fazer pra compensar o acréscimo de CO2 na atmosfera é aumentar as florestas, foi por isso que falei delas. Só que em vez de aumentar as florestas estamos diminuindo elas. Ou seja, estamos duplamente contribuindo para o aquecimento global.

You got a 69.64% upvote from @promobot courtesy of @discernente!

You just received a 50.00% upvote from @honestbot, courtesy of @discernente!
WaveSmall.gif

You got a 9.09% upvote from @joeparys! Thank you for your support of our services. To continue your support, please follow and delegate Steem power to @joeparys for daily steem and steem dollar payouts!

This post has received a $50.00 % upvote from @siditech thanks to: @discernente.
Here's a banana! banana-small.png

You got a 49.83% upvote from @brupvoter courtesy of @discernente!

You got a 41.82% upvote from @luckyvotes courtesy of @discernente!