O atleta depois da lesão

in #health6 years ago

Acompanhado as notícias sobre a lesão do Neymar, me vi pensando a respeito da minha. Consigo imaginar o que ele deve estar passando porque além de correr para alto desempenho, eu já tive duas lesões desde o meu início em 2014. Dessa vez, depois de mais de um mês parada, devido a uma lesão no quadril, hoje eu voltei a correr.

Durante esse período, eu tentei me manter focada e não desanimar, porque eu sei que as lesões fazem parte da vida de qualquer atleta amador ou profissional. Diferente da outra vez, eu me mantive ativa da única forma que o médico permitiu. Era nadando.

Eu não tenho muita experiência para nadar porque não tenho condições para pagar uma academia de natação. Então, o jeito foi ir no Sesc e me arriscar sozinha. Em pouco mais de um mês de treino sem acompanhamento, consegui fechar em uma hora 1.750 metros sem parar. Não tenho parâmetros para considerar se isso é bom ou ruim, mas posso dizer que me senti vitoriosa com essa marca e minha disciplina, graças a Deus, de ir praticamente todos os dias.

A minha lesão como de tantos outros atletas veio em uma hora bem ruim. Antes dela, eu estava respondendo muito bem aos treinos e correndo os 5 km abaixo de 21 minutos. A minha luta é correr abaixo dos 20.

atleta-depois-lesão.JPG
O pódio é bom, mas a sensação de cruzar a linha de chegada é indescritível (Foto: arquivo pessoal)

O pior de tudo é que quando contei para as pessoas, muitas duvidaram que estive falando a verdade, pois quando se fala em lesão, alguns te imaginam na cama sem poder andar. Não foi o meu caso. Porém, o médico me alertou bem a respeito de uma pré-fratura por estresse, e dos riscos de correr assim. Como eu levo muito a sério prontuários, eu respeitei o que ele falou.

A minha lição dessa história

O melhor de tudo isso foi poder me dedicar a um outro esporte que não tinha tanta familiaridade. Além disso, conversar e conhecer pessoas com histórias muito interessantes. A maioria dos frequentadores do Sesc que eu vou são idosos. E eles mandam muito bem nadando. São uma verdadeira inspiração para qualquer um.

Uma das histórias que mais me chamou a atenção foi de uma senhora de 90 anos, que aprendeu a nadar aos 74. Ela vive acelerando as pessoas enquanto estamos na raia nadando. Não gosta que ninguém fique parado depois de completar uma ponta a outra. Então, logo vem: “vamos, vamos, não para”. Normalmente, as pessoas respondem: “calma, só estou dando uma descansada.” Então, ela começa: “sabe a minha idade?”

Pronto, não tem jeito, consegue constranger qualquer pessoa, inclusive muitos já me vieram: “sabe a idade daquela senhora que não para de nadar?”

Por que contei todas essas coisas?

Para mostrar que existem situações que nos desanimam e desencorajam a prosseguir. Mas, tudo pode se tornar uma lição e o preparo para algo maior. O meu sonho é me tornar uma atleta amadora de ironman. Isso lá pelos meus 40 anos. Tudo bem, está longe! No entanto, preciso começar a me preparar de alguma forma. Vejo esses treinos na piscina como um bom início.

Até lá, se ainda existir Steemit poderei relembrar esse relato, e também contar as novas conquistas.

Por último

Se fosse ainda não pratica nenhum esporte procure algo que possa te satisfazer e dedique-se como puder. Certamente, isso vai mudar a sua vida. Eu, por exemplo, só consegui parar de beber refrigerante e ter um sono de qualidade depois da corrida.

Como a corrida pode te tornar uma pessoa mais produtiva
8 dicas simples para uma vida de bem-estar
Se alimente melhor sem pressão ou sacrifícios
Como acordar cedo para treinar

Sort:  

Me lembrou de algo importantíssimo, tenho que fazer atividade física, ano passado estava caminhando, esse ano ainda não inciei nada, tenso, preciso ver como encaixar no meu dia, é preciso. Exercício físico é bom para todo corpo, e o mesmo como biológico, sofre quando demandado acima do que pode. E ao mesmo tempo quando estimulado, altera todo metabolismo, melhorando o funcionamento biológico, é primeira recomendação de pacientes com Hipertensão Arterial, junto a mudança dos hábitos alimentares, em hipertensos leves esse é o tratamento em si, é imprescindível a boa saúde atividade física.

Sim, atividade física ajuda em muitos quesitos além de ser importantíssimo para a saúde. Com certeza, deve saber melhor do que ninguém até pode explicar com mais propriedade. Aguardo seus relatos!!

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Deleted

Obrigada, se não der certo continue na corrida mesmo. Obrigada pela força! Bom fim de semana

Saudações, Letícia.
Quando eu tinha 15 anos, ocorreu uma "olimpíada" no colégio que estudava. Havia corrida rústica lá, fiquei em segundo. Isso me incentivou á correr. Depois disso, nunca mais parei. Hoje, pela idade, diminuí o ritmo. POis aumentei meu peso e tenho medo de lesão. Porém, acredito que com acompanhamento certo, corrida é um esporte para ser praticado por qualquer idade.
Esporte é uma das coisas que reduz ansiedade e depressão.

Boa noite!!!

Sim, entre outros benefícios. É importante se dedicar a algum esporte para aliviar a tensão e buscar bem estar. Bom saber que corre! Bom fim de semana!! =)

Que bacana seu depoimento. Na torcida pra vc alcançar seus objetivos no esporte!!!

Confira aqui no Discutindo saúde no Brazilians o seu post selecionado no projeto de saúde do @brazilians. Obrigado pelo conteúdo.

Eu que agradeço, Matheus!! =)

Já nadei no Sesc qdo era aberto aos não comerciários. Hj de vez em qdo nado no Clube Escola Pacaembu, piscina olímpica (50 metros), descoberta e com água mais fria. Grátis :-) Valeu! Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

Já ouvi falar que lá é grátis tb. Tenho que fazer a carteirinha. Acabo indo no Sesc pq é mais perto da minha casa tb! Obrigada Wagner e boa semana!!

Coin Marketplace

STEEM 0.16
TRX 0.14
JST 0.028
BTC 59403.33
ETH 2607.28
USDT 1.00
SBD 2.38