#FILMOTECA - O Ritual (2017)

in #filmoteca6 years ago (edited)

Por questão de gosto, não assisto muitos lançamentos. Isso já vem de muito tempo. Algumas poucas exceções foram: A Bruxa (2015), Bruxa de Blair (2016) e O Ritual (2017). O que esses filmes têm em comum além de serem de terror? Todos nos levam a uma jornada até o desconhecido que espreita nos campos e florestas. Portanto, assim como na minha última contribuição para a Filmoteca (The Wicker Man, 1973), dirijo-me ao chamado Folk Horror.

MV5BNjk5MDRmMWMtNjI0Ny00NTE5LWEyYzktOWQyNGEzOTk0MDQ4XkEyXkFqcGdeQXVyNzI1NzMxNzM@._V1_.jpg

divider-1024.png

ESSE TEXTO CONTÉM ALGUMAS INFORMAÇÕES QUE PODEM SER INTERPRETADAS COMO SPOILERS (apesar de eu ter evitado colocar as partes vitais da trama)

Folk Horror é um nome para esses filmes que nos carregam numa jornada até as florestas escuras, frias e perdidas e até as vilas habitadas por gente supersticiosa e praticante das “tradições ancestrais” e da bruxaria rural, coisas desconhecidas pelos olhos da modernidade. Nós que somos, em grande parte, moradores da cidade, nesses filmes somos levados ao desconhecido do mundo do campo, do mundo pagão que fantasiamos ainda existir, contrabalanceando nossa racionalidade urbana com um mundo obscuro, duro e habitado por criaturas sagradas ou profanas de antiguidade imensurável.

MV5BNzFiNmNmNmItMTkwMi00YWYxLTk0ZjctNDFlM2I5YTI3MWRjXkEyXkFqcGdeQXVyNzI1NzMxNzM@._V1_.jpg

O Ritual conta a história de um grupo de amigos que, após a morte trágica de um companheiro de longa data, decide fazer uma longa caminhada pelos campos da Suécia. Lá, fazem uma pequena cerimônia em memória do amigo falecido e partem para uma experiência que deveria ser catártica. O grupo é formado de alguns elementos diferentes em questão de personalidade. Um deles é o rapaz que odeia qualquer tipo de atividade do gênero e preferiria estar a encher a cara em algum bar; temos um membro mais responsável; outro é atormentado por um sentimento terrível de culpa relacionado à morte do companheiro e ainda temos mais dois membros que dão um sentido de estabilidade para o grupo. Como é comum nos filmes de terror, a trama não fica legada apenas ao sobrenatural – talvez isso soasse chato aos olhos da audiência geral –, havendo sempre aquele fundo dramático pessoal para o qual a trama extraordinária serve como pano de fundo para a superação.

Andando por campos abertos, conversando e aproveitando a experiência, os amigos decidem pegar um atalho pela floresta escura e densa. É bem nessas florestas que habita o mistério que dará razão ao filme. Ali, o clima predominante toma carona no misticismo nórdico, na obscuridade dessas regiões, dos deuses antigos e daquelas paisagens frias e aparentemente sem vida. Como um dos personagens diz, aquele é um lugar onde o sol se põe praticamente por seis meses no ano e seria fácil "enlouquecer" no inverno. Todo esse contexto leva a pensar em bandas como Wardruna e Wolfsblood, que se focam no mundo ritualístico da espiritualidade nórdica.
MV5BYjE2ZmFmMzMtN2UwYy00NjZlLTgyMDktYjI4OTlhNDdjYTUxXkEyXkFqcGdeQXVyNzI1NzMxNzM@._V1_.jpg

Naquelas florestas escuras e vazias, os aventureiros começam a encontrar sinais misteriosos e eventos assustadores que vão além da manifestação física. Definitivamente, há algo desconhecido e extraordinário vagando entre as antigas árvores. Também encontram uma cabana vazia onde, como é comum nesses filmes, vários eventos ocorrem. Em meio a tudo isso, pode-se notar várias referências ao que nós conhecemos da tradição nórdica antiga. Por exemplo, eles se deparam com a runa Odal do Elder Futhark (alfabeto rúnico mais antigo, sobre qual pretendo escrever futuramente) numa árvore; essa runa é interpretada como significando propriedade, herança e família, é uma runa que trata da demarcação. Há referências ao blót, que é o ritual de sacrifício dos escandinavos e aos jötunn (na verdade, jötnar no plural), que são entidades sobrenaturais nórdicas. Ou seja, aqueles que gostam da mitologia nórdica gostarão desses detalhes no filme.

O clima do filme é de opressão pela natureza. O frio e a paisagem monótona da floresta oprimem o telespectador, valendo-se do uso de efeitos sonoros para aumentar o suspense das cenas. Quem já se perdeu em florestas distantes e esquecidas sabe como é desesperadora a sensação e como o nervosismo começa a aflorar. É algo assim que o filme faz imaginar.

MV5BNDIwYWRkY2EtMDBmYy00YjUwLThmMzItNWJmNDkzMDc1YmU1XkEyXkFqcGdeQXVyNzI1NzMxNzM@._V1_SX1777_CR0,0,1777,886_AL_.jpg

Sei que há várias formas de se avaliar um filme. Em casos como o de O Ritual, prefiro ver o próprio mundo circundante como um personagem. Acabo não dando tanta atenção para o drama pessoal dos personagens ou suas relações entre si. O que me atrai em casos assim é a floresta, a escuridão, o frio e a desolação, coisas que, como apreciador de Black Metal, são muito atrativas a mim.

Vale a recomendação para aqueles que gostam de florestas, mitologia nórdica, estética invernal e terror. É possível dizer que o filme se cria num misto de O Homem de Palha e A Bruxa de Blair. Não é aquele filme genial e inovador que rompe barreiras e assusta toda uma geração, mas é um ótimo entretenimento!

Fonte de todas as imagens

DQmb9i2KiKpKHoj63jj482Z2HpRPSbx1UyAPXrRGYxXzhEj.png

FILMOTECA

Being There - 1979 | Fragmentado - 2016 | O Homem da Terra - 2007
Pantera Negra - 2018 | Rosemary's Baby - 1968 | The Wicker man - 1973

Contribua também com a tag #filmoteca! Basta fazer um post nesse modelo falando sobre um filme, gênero do cinema ou qualquer tema relacionado! Qualquer dúvida, é só perguntar!

Sort:  

Upvoted em nome do Time de Curadoria dropahead!

Obrigado por seguir as regras.

AVISO: O time de curadoria dropahead não, necessariamente, compartilha das opiniões expressadas neste artigo, mas acredita que o esforço e contribuição do autor merecem melhor recompensa e visibilidade.

Ajude-nos a te dar upvotes maiores:

Upvote este comentário!
Upvote & Resteem o último Relatório de Curadoria dropahead!
Junte-se a Trail de Curadoria dropahead
para maximizar suas recompensas de curadoria!
Vote dropahead Witness com SteemConnect
Proxy vote dropahead Witness
com SteemConnect
Doe STEEM POWER para @dropahead
12.5SP, 25SP, 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP
Faça o mencionado acima e nós teremos mais STEEM POWER para dar a VOCÊ maiores rempensas da próxima vez!

Novidades dropahead: How to give back to the dropahead Project in 15 seconds or less

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
BraZine.png

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Pah, nao posso ver filmes de terror..
Sou um mariquinhas...

Hahaha! Às vezes sentir medo faz bem!

Esse eu ainda não assisti, mas parece ser interessante. "O Ritual" que eu já assisti (que por sinal, é bem interessante), é um filme sobre uma das faces do exorcismo (estrelado pelo Anthony Hopkins).

Ah, eu sei que o controle é meio complicado... Mas eu já adicionei "Pantera Negra" a filmoteca. =)
https://steemit.com/pt/@wiseagent/filmoteca-pantera-negra-or-black-panther-2018

Só estou na dúvida da tag: Vamos ficar usando #pt ou #filmoteca?

Eu assisti esse que mencionou também! Gostei dele.

Verdade! Hoje mesmo dei upvote no seu texto do Pantera Negra. Isso confirma minha suspeita de que há algo de errado. Quando eu fui refazer o menu final, pesquisei a tag filmoteca e adicionei os mais recentes no post. Porém, vi que lá não aparecia o meu texto do Wicker Man (o primeiro da tag). Agora vejo que o seu também não está constando lá. Por que será que está acontecendo isso?
Sobre a tag, o que acha melhor? Você entende mais das implicações técnicas disso no Steemit que eu, então gostaria mesmo de ouvir sua opinião.

E já vou adicionar o seu texto no post! Obrigado por avisar!

Eu quando vi o trailer fiquei sem grande vontade de ver o filme... mas um dia quando quiser um entretenimento de terror dou uma olhada.

Como eu disse ali, é mais entretenimento mesmo. Eu gostei pelas referências e pelo clima dos locais, mas realmente não é aquela "obra imperdível". É legal para assistir com mais gente ou se entreter numa hora de lazer mesmo.

Exatamente. E os efeitos de maquilhagem/ monstros parecem muito bons.

Filmes de Terror não são a minha praia. Gosto no entanto de estar bem informado e agradeço as publicações que tem feito sobre filmes.

Agora que você mencionou isso, me veio o pensamento de que tenho que ter atenção para não escrever somente sobre um gênero hahaha

Pelo jeito é daqueles que eu nunca vou assistir sozinha ou a noite hahahah! Mas entrou pra lista, obrigada por compartilhar!

Hahahaha assim que é bom, porque daí o filme de terror "funciona"!

Difícil te dizer, já que quando vejo que a cena é tensa, eu fecho os olhos e tampo os ouvidos hahaha. Fiz assim com o The Witch, mas assisti até o final, peguei o roteiro do filme, só não pergunte sobre certas cenas. hahahaha xD

Hahuahauhauhauah
Gostei bastante daquele filme. Mas acho mesmo que sentir medo assim é que tem graça. Eu não consigo mais levar a sério os filmes, dificilmente algum me deixará tenso. Se for pra sentir medo, prefiro ver documentários de aparições sobrenaturais ahuahuahau

You got a 4.14% upvote from @minnowvotes courtesy of @flaviusbusck!

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.13
JST 0.029
BTC 65375.87
ETH 3337.31
USDT 1.00
SBD 2.63