#FILMOTECA - "Fragmentado" | "Split" (2016)

in #filmoteca6 years ago (edited)

*Essa é a minha primeira contribuição - e certamente não será a única, haha - para o projeto (FILMOTECA) idealizado por @flaviusbusck, onde a ideia central é propagação das resenhas / críticas de filmes. Então, se você gosta de cinema e quer falar sobre o que anda assistindo sem ter que se preocupar obrigatoriamente com termos técnicos (porque aqui, o que vale é mesmo a sua impressão / opinião).

[ Fonte da Imagem ]

Sinope: Kevin possui 23 personalidades distintas e consegue alterná-las quimicamente em seu organismo apenas com a força do pensamento. Um dia, ele sequestra três adolescentes que encontra em um estacionamento. Vivendo em cativeiro, elas passam a conhecer as diferentes facetas de Kevin e precisam encontrar algum meio de escapar.

"Fragmentado" é o trabalho mais recente do diretor M. Night Shyamalan, que ganhou fama mundial e abriu diversas porta em grandes estúdios de Hollywood após o seu primeiro - e até então mais aclamado - filme em grande circuito, "O Sexto Sentido". O tema principal de "Fragmentado" são as diversas facetas que se escondem na psique dos seres humanos e até onde elas podem chegar através das consequências dos acontecimentos por elas desencadeados.

Na mente de um ser humano aparentemente comum (interpretado pelo ator James McAvoy, que aliás... aqui - indiscutivelmente - faz um de seus trabalhos mais memoráveis), vivem 23 personalidades distintas entre sim, mas que dividem o mesmo espaço físico (pois todas elas se manifestam na mesma pessoa). No entanto, nenhuma das personalidades tem uma autonomia própria e isso se deve a uma "prestação de contas" a "algo" que consegue ser ainda maior e mais poderoso do que as 23 personalidades juntas: a Besta.

[ Fonte da Imagem ]

Após sequestrar 3 jovens adolescentes em um estacionamento, ele as mantém em cativeiro e a medida em que o tempo vai passando e as várias situações vão acontecendo as facetas das personalidades se apresentam de maneiras únicas, porém marcantes em suas formas de se expressar. 

Cada personalidade é muito distinta e tem um objetivo demarcado a ser alcançado para realizar um "bem maior", assemelhando-se a peças de um quebra-cabeças, onde apenas a através da união todas é possível visualizar o resultado final.

O filme tem um ritmo relativamente lento - e isso certamente irá incomodar várias pessoas -, porém tem um poder hipnótico (principalmente para os telespectadores que gostam de suspenses que tem como plano de fundos aspectos psicológicos) que a todo momento te pergunta: "Será que você a si próprio?".

[ Fonte da Imagem ]

Cria-se então um jogo mental do filme para com aqueles que o estão assistindo, estabelecendo praticamente uma ligação direta que consegue ser mais importante até do que o trabalho feito pelo bom elenco de coadjuvantes (que aliás, é formado por um bom elenco - destaque para a jovem Anya Taylor-Joy). Tem-se a impressão de que as personalidades falam diretamente com você, e não com os personagens que se encontram em cárcere privado.

Apesar do roteiro ter alguns desequilíbrios em sua balança (por exemplo: as 23 personalidades não são trabalhadas em suas totalidade e várias delas sequer são citadas ao longo do filme) isso não chega a exatamente comprometer a qualidade do resultado final. 

Porém, é necessário ter a mente aberta e a curiosidade aguçada para poder se deixar levar pela história que está sendo contada. Existem muitos fundamentos da Psicologia / Psiquiatria durante todo o filme - que se utiliza de vários flashbacks para estabelecer várias pontes -, mas também existem alguns elementos "fora da realidade" para o qual muitas pessoas irão torcer o nariz.

M. Night Shyamalan ainda não voltou totalmente para os trilhos (do qual o seu trem descarrilhou após "O Sexto-Sentido") mas com "Fragmentado" ele conseguiu ganhar mais fôlego e mais credibilidade para poder continuar a escrever / dirigir suas histórias. 

Através de uma direção pontual - embora não tão bem distribuída -, ele consegue ambientar uma trama com uma atmosfera obscura em cenários relativamente claustrofóbicos, e com isso, consegue mostrar para o mundo (e acredito que principalmente para os fãs) que ele não é um diretor de apenas um único sucesso.

[ Edições anteriores da FILMOTECA ]

@flaviusbusck - "The Wicker Man" | "O Homem da Palha" (1973)

@caroline.muller - "Rosemary's Baby" | "O Bebê de Rosemary" (1968)

Sort:  

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Excelente texto! Você escreve muito bem sobre o assunto. Tratou do filme, da direção, do roteiro e dos fundamentos psicológicos. Fico contente que tenha decidido se juntar à #filmoteca!

O filme trabalha uma questão muito importante da psicologia. Desde que Jung fez seus testes com associações de palavras, foi possível desenvolver uma teoria dos complexos, entidades de certo grau autônomo na psique. O que postula a existência desses complexos é que todo humano, em graus que vão do sadio ao patológico, detém algum grau de "dissociação"; a personalidade não é aquela estrutura monolítica composta somente de um "eu", mas antes uma reunião de "eus" que nem nos damos conta. O filme leva isso ainda mais adiante, fazendo-nos imaginar "e se esses outros "eus" pudessem alterar o corpo que lhes dá morada?".

Fico feliz que tenha gostado, @flaviusbusck.

Logo mais chega a minha segunda contribuição. ;)

Curti muito esse filme e estou no aguardo da continuação!! Muita gente diz que o filme é ruim, mas para o que ele se propôs e dentro do universo que ele existe, acredito que ficou um filmão, e James McAvoy interpretou muito bem os papéis!! Grato por compartilhar sua analise conosco!!!

O filme pode até não agradar muita gente, mas eu acho que daí até o status de "ruim" tem muito chão... Mas enfim, gosto é gosto, né?

Obrigado pela presença e pelo comentário, @paulo.sar.

Poxa! Estou pra ver faz tempo esse filme, até comecei, mas tinha uma legenda chinesa embutida XD daí desanimei! Haha.
Mas vou atrás, sem dúvidas! Valeu por contribuir com o projeto cara!
Abraço!

Tava querendo treinar o teu chinês, parceiro? Haha!

Veja o filme assim que possível, porque realmente vale muito à pena. E é um prazer poder contribuir com um projeto tão bacana. ;)

Eu assisti a esse filme, gostei bastante.
Também gostei da ideia Filmoteca. Essa semana fiz um post sobre o filme O Círculo. Nos próximos usarei a # para entrar no projeto.

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.14
JST 0.029
BTC 64156.67
ETH 3169.32
USDT 1.00
SBD 2.53