Minha jornada no Steemit - Parte 3 - Processo criativo

in #steemit6 years ago


slightly_different


Meu processo criativo

Olá, meus amigos!

Nas duas últimas semanas eu tenho tido um problema com meu processo criativo: eu tenho tido muitas ideias de postagens e tenho me segurado para não postar muita coisa uma em cima da outra. Resolvi então fazer esse post falando um pouco do meu processo criativo e como eu tenho muitas ideias para tópicos.

A intenção aqui é ajudar aqueles que as vezes passam horas tentando achar um tópico para falar. Também aqueles que já possuem um tópico, porém escreveram 3 parágrafos e parece que não tem mais o que espremer. Já adianto que não tem nenhum milagre, técnica ou truque envolvido, é tudo natural!

Eu já passei por esses problemas várias vezes na minha vida. Até antes de eu fazer a prova para entrar na universidade eu era um péssimo escritor. Talvez eu tenha que melhorar muito para ser chamado de um bom escritor, mas estou muito melhor que eu já fui antes. O que me ajudou a melhorar nesse caso está um pouco relacionado com os tópicos abaixo.

Sobre o que eu escrevo?

Essa com certeza é a resposta mais simples aqui: eu escrevo sobre tudo que eu gosto de verdade. Eu sou uma pessoa muito reflexiva sobre o mundo atual e a minha vida, e é normal eu me encontrar ansioso para falar de algo que eu pensei que talvez possa despertar curiosidade nos meus amigos do Steemit.

Também escrevo um pouco sobre meus gostos e futuramente meu hobbies também estarão contemplados sobre os tópicos. Nada melhor que sentar na cadeira e começar a digitar sobre um assunto que eu poderia conversar com qualquer pessoa por horas. Na falta de ter uma pessoa para conversar pessoalmente, falo sobre meus hobbies com vocês!

Por último falo da minha vida, meus aprendizados e minha jornada no Steemit (qual é o título desse post?!). Eu tenho uma vida normal, e não tem porque eu fazer mistério dela. Os fatos que eu acredito que despertarão um sentimento de semelhança ou levantarão um debate, eu coloco aqui. Eu só evito falar de assuntos muito pessoais e, obviamente, revelar informações pessoais que possam me trazer algum prejuízo.

Como eu consigo fazer posts de 1700+ palavras?

Primeiro vamos deixar uma coisa bem clara. É melhor um post enxuto e relevante que um post gigantesco, cheio de desvios que não agrada ninguém. Sei que o Steemit faz uma pressão para escrevermos muito, mas acredito que o bom senso seja melhor aqui. Já li em um lugar que é considerado um post bom quando ele tem mais de 5000 caracteres. Eu acho isso meio falácia, já que a maioria dos posts do pessoal mais antigo não são tão grandes assim.

Okay, escolhi meu assunto e sento na frente do meu notebook. Agora coloco os dedos no teclado e deixo eles trabalharem a vontade, sem ficar censurando ou pensando demais sobre o que vou escrever. Prefiro fazer isso e depois voltar, ler tudo e garantir que o post ficou claro e bem explicado.

Caso alguma parte tenha ficado confusa, eu vou lá e passo um tempo lapidando ela até que chegue a um ponto que me agrade. Esse processo de escrever sem censura e depois fazer uma revisão atenciosa, além de me poupar tempo me faz colocar coisas que se eu ficasse pensando demais eu acabaria não escrevendo.

Não confunda isso com pressa de escrever. Normalmente eu fico de 2h a 3h só escrevendo (sem contar o tempo que eu passo fazendo o design do post depois). O que eu tento é não bloquear minha ideias por pensar demais. E na revisão eu filtro tudo o que não deveria estar ali, acerto o que ficou confuso e o texto está pronto para publicar.


Stock_Snap


E se eu não tenho nada em mente ou minhas ideias não estão bem organizadas ainda?

Nesse caso eu não escrevo. Eu vou conversar com meus amigos em outros canais, vou ler posts das outras pessoas, vou aprender um pouco mais sobre o Steemit mas não me forço a postar nada só por postar. Eu prezo pela qualidade dos meus posts e não vejo como eu fazer um post de boa qualidade sem eu antes ter raciocinado sobre o que quero escrever.

Outro ponto importante em não escrever quando não tenho o que escrever é que eu evito postar spam ou colocar um texto meio mastigado que achei na internet. As pessoas aqui são inteligentes e percebem quando outras pessoas fazem isso e eu não quero ser taxado de pessoa que produz material ruim ou plágio.

Mas escrever só sobre o que eu gosto me dá público?

A resposta curta é sim. Claramente não posto um texto e ele tem dezenas de upvotes em minutos, mas acredito que isso seja mais uma questão do meu tempo como Steemian que sobre o meu material. Eu tenho noção que não vou conseguir agradar todo mundo com o que eu escrevo, então escrevo para as pessoas que vão apreciar o que eu escrevi ou vão criar uma situação de troca de conhecimentos comigo.

Público vem com o tempo e quanto mais consistente eu for com o que eu estiver postando, melhor. Digo isso porque daqui uns meses eu acredito que terei mais upvotes e comentários de pessoas que criaram um gosto pelo meu material. Eu já sou sou assim com os posts de algumas pessoas e o motivo é porque eles são consistentes com o que postam.

Eu acredito que escrever sobre assuntos que não me interessam além de me deixar limitado em argumentação, eu não sentiria prazer em responder comentários ou abrir discussões sobre o tema. Então para mim não tem como postar algo puramente pelo benefício de ganhar dois ou três upvotes a mais.

Observações

Por mais que eu queira evoluir meu blog e tirar algum lucro com ele, eu tento escrever sem pensar em lucro. Isso também me ajuda a ser mais aberto e livre. Se eu não tocar ninguém com o que eu escrevi dessa forma, tudo bem; pelo menos eu escrevi sobre algo que me deu prazer em colocar palavra por palavra.

E se não é para nos divertir e aprender, por que estamos aqui???


Episódios anteriores:

Minha jornada no Steemit - Parte 2 - Bots
Minha jornada no Steemit - Parte 1


Sort:  

Upvoted em nome do Time de Curadoria dropahead!

Obrigado por seguir as regras.

AVISO: O time de curadoria dropahead não, necessariamente, compartilha das opiniões expressadas neste artigo, mas acredita que o esforço e contribuição do autor merecem melhor recompensa e visibilidade.

Ajude-nos a te dar upvotes maiores:

Upvote este comentário!
Upvote & Resteem o último Relatório de Curadoria dropahead!
Junte-se a Trail de Curadoria dropahead
para maximizar suas recompensas de curadoria!
Vote dropahead Witness com SteemConnect
Proxy vote dropahead Witness
com SteemConnect
Doe STEEM POWER para @dropahead
12.5SP, 25SP, 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP
Faça o mencionado acima e nós teremos mais STEEM POWER para dar a VOCÊ maiores rempensas da próxima vez!

Novidades dropahead: How to give back to the dropahead Project in 15 seconds or less

Gratidão por compartilhar seu processo de escrita @alender. Concordo totalmente sobre escrever sobre algo que se goste e que possa criar uma troca de conhecimento. Quando cheguei aqui fui pesquisar as tag que mais tinham posts, mas percebi que isso seria uma armadilha já que varias delas eu não tenho muito conhecimento e também por ter bastante gente escrevendo sobre, provavelmente eu seria só mais um entre muitos. Sorte de termos uma comunidade lusófona cada vez mais forte, então cada vez mais teremos leitores para todos os tipos de escritores.
Aguardo os próximos capítulos da jornada! Forte Abraço!

Muito obrigado pelo comentário, meu amigo!
Eu no início pensei em ir pelas tags também mas logo vi que seria um tiro pela culatra. Eu ia passar muito mais tempo para escrever um post e não ia gostar do processo. Me bati um pouco para achar o que eu realmente gosto de escrever, mas finalmente achei e estou muito feliz com isso.
Nossa comunidade ajuda muito a todos e não digo no sentido de retorno apenas, mas também no sentido de fazer amizades e tornar a jornada aqui muito mais tranquila!
Vou me esforçar para trazer o melhor da minha jornada para descontrair e, quando possível, ajudar a todos!
Grande abraço!

O meu processo de escrita é muito semelhante! ☺

Bom saber!
E já fica a informação aqui para confirmar para o pessoal que é algo que funciona.

Me identifiquei muito. A sua forma de escrever parece com a minha e as vezes nem percebo que passei 3h horas em frente ao computador para conseguir terminar um texto. Geralmente a primeira versão é super confusa e após ler em voz alta eu consigo deixar o texto mais redondo. A minha média de palavras está acima de 5000, mas isso é resultado da minha pouca capacidade de síntese do que esforço para ter um texto longo assim. Tenho acompanhando seus posts e acho que escreve de uma forma clara e fácil de compreender. Obrigado por compartilhar suas técnicas e não pare!
Grande abraço!

Muito obrigado pelo comentário e pelos elogios!
Eu tenho que me controlar um pouco com meu processo de escrita senão eu meus posts ficam muito longos, agora 5000 mil palavras é de se tirar o chapéu!
Eu tive que treinar a fazer textos mais organizados pois meus textos eram super confusos. Eu demorei a reconhecer isso porque eu lia e falava "não, está tudo bem explicado". Aí quando eu via um texto de exemplo eu reconhecia que o meu estava ruim.
Eu sinceramente não me considero um bom escritor, mas tento deixar meus textos claros e fáceis de ler. Prefiro usar uma linguagem mediana, nem muito coloquial nem tentando parecer o Carlos Drummond de Andrade.
Não sei dos esboços, mas eu acho seus textos bem fáceis de entender também. Acho que eles trazem uma certa proximidade entre o leitor e o texto.
Grande abraço!

Não disse que você só posta conteúdo de alta qualidade? Agora explicado por você mesmo.

Parabéns. Confesso que não gosto de posts muito longos, mas quando têm bastante informação é diferente..

Obrigado pelo comentário, @casberp!
Eu estou pensando em começar a diminuir o tamanho dos posts. Realmente fica cansativo ler post muito grande, ainda mais se já tiver acabado de sair de um. Os únicos que não vão ter muito jeito de diminuir são os do Projeto Vida Perfeita. Por enquanto eles vão continuar sendo um pouco grandes para serem bem explicados. Mas talvez futuramente eu diminua eles também para um terço do que são!

Eu diria que é uma ótima idéia.

Cara, escrever bem, de tudo que já li e aprendi, é começar por escrever, treinar, treinar, e treinar. Criar seu próprio estilo, ir apurando. Acredito que mais do que o tamanho do texto, é interessante é se tem fluência, tem gente que escreve textos pequenos, ou até mesmo sobre temas interessantes, mas na metade do texto já fica complicado para continuar, porque a forma de escrever é truncada.

Tu escreve muito bem, continue assim, praticando, treinando e aprendendo, logo menos você poderá ser uma das referências por aqui!! E grato por compartilhar essa visão conosco!!

Obrigado pelo comentário, @paulo.sar!
Eu estou aprendendo aos poucos como melhorar meus textos e estou pensando em fazer posts menores. Acho que posts muito grandes igual tenho feito acaba sendo massante para uma comunidade onde temos tantos membros e tantas contribuições boas para ler. Até pelo próprio Steemit tenho visto que o pessoal já está indicando posts de 500 palavras (que atualmente é menos de 1/3 do que tenho escrito).

Puts, 500 palavras? É preciso uma capacidade enorme de sintetização para conseguir realizar isso hein? Grato pela resposta!!

Coin Marketplace

STEEM 0.17
TRX 0.13
JST 0.030
BTC 56587.45
ETH 2991.05
USDT 1.00
SBD 2.15