Minha jornada no Steemit - Parte 2 - Bots

in #steemit7 years ago


@graphicmama


Olá, meus caros amigos!

Como muitos sabem, eu sou um usuário que entrou recentemente no Steemit. Tenho menos de um mês nessa plataforma, mas me sinto como se eu tivesse aqui tem muito tempo! Nesse tempo uma coisa que percebi e não tem como passar sem falar é o uso de bots. Fiz um teste e vim compartilhar meus resultados com vocês.

Tem dois posts muito relevantes sobre esse assunto dos usuários @andre3301 e @lpessin. Eles fizeram um trabalho muito mais detalhado do trabalho que fiz e foram muito além do que eu vou nessa publicação em relação a dados. A minha intenção aqui está mais voltada para apontar a minha experiência com os bots e se acho que valem a pena ou não.

No início, eu não queria usar bots. Eu acreditava que o crescimento orgânico seria a melhor solução porque talvez os bots não estaria presentes aqui para sempre. Outro ponto é que eu via vários bots oferecendo o dobro ou mais no valor do voto em relação ao valor enviado a ele. Eu desconfiava disso, visto que se fosse verdade todo mundo estaria utilizando e ficando milionário. Sem mais demora, vamos ao que interessa.

Um pouco sobre os bots e o que eles fazem

Os bots nada mais são do que contas programadas para fazer certas tarefas automaticamente. A maioria deles funciona através de apostas, ou seja, você transfere uma quantia para ele (a maioria aceita tanto SBD quanto STEEM) e essa quantia é somada às outras quantias enviadas anteriormente. Depois de um certo período é feito um cálculo baseado na soma da quantia que todos enviaram e cada um vai receber um voto com a porcentagem equivalente ao que ele enviou em relação à soma.

Vou exemplificar a explicação acima: Você envia 10 SBD e a soma final deu 100 SBD enviado por todos. Nesse caso, você vai ganhar um voto referente a 10% do voto total do bot, não importa se o valor máximo é 1 SBD ou 150.000 SBD.

Já outros bots funcionam com envio direto a eles e o voto é relativo ao valor enviado, ou seja, o valor do voto é quase fixo, visto que varia de acordo com o Voting Power do bot.

Por fim, temos os bots que são direcionados a fazer resteem do post indicado. Esse resteem pode ser feito tanto por um único bot ou por uma rede deles. Alguns bots prometem resteem para mais de 11.000 contas. Parece tentador, não é?!

Vantagens e desvantagens de usar Bots

Bots de resteem

Vou começar por eles pois minha percepção é bem objetiva quanto a eles: eu não vou usar. O motivo é que esses bots não produzem conteúdo algum e passam adicionando todos os usuários que estão ativos em um certo período. Parece ótimo, entretanto eu acredito que as únicas pessoas que seguem esses bots são outros bots ou contas que fazem follow por follow (contas que não seguem a ética do Steemit e eu duvido que trarão algum valor à discussão).

Sendo assim, não indico o uso desses bots. Não vou dizer que o retorno do uso deles seja 0 todas as vezes, mas é próximo disso e não traz valor algum para o autor ou para o Steemit em geral.

Bots de upvote

Aqui eu vou listar vantagens e desvantagens da utilização dos bots que ao enviar uma quantia para eles com um link, o link será votado, normalmente por uma quantia maior do que a enviada.

Antes, vou deixar duas coisas claras: os bots de apostas (bid bots) são os que normalmente são 8 ou 80; ou você recebe um voto muito ruim ou muito bom. Eu só usei eles duas vezes e uma delas o voto voltou 300% do investido. Na outra voltou por volta de 200%. Porém já vi pessoas reclamando de bots que votaram com valor menor do que o que a pessoa enviou.

A segunda coisa é sobre os bots que não são de apostas. Esses são os mais estáveis, algumas vezes são rentáveis por uma margem pequena e outras não rentáveis por uma margem pequena. Ou seja, você não vai nem ganhar muito e nem perder muito, porém, de acordo com minha experiência, não é muito comum ganhar com eles. Normalmente se perde 1% ou 2% do investido.


@kjpargeter


Vantagens de se usar bots

  1. A melhor vantagem de se usar os bots na minha humilde opinião é a do ganho em visibilidade. Com o voto dos bots é provável que você apareça na tela "hot" (provável, não é certeza) por um tempo e isso pode gerar votos orgânicos caso o seu conteúdo seja de qualidade e de interesse às outras pessoas.

  2. Uma pequena chance de retorno. Eu não usei bots tantas vezes, mas em algumas eu tive um retorno pequeno de 1% ou 2%. Como é em porcentagem, depende de quanto você envia para o bot. 1% de 1 SBD = 0,01 SBD. 1% de 10 SBD = 0,1 SBD. 1% de 100 SBD = 1 SBD. Calma, as vantagens e desvantagens mal começaram!

  3. Ganho em Steem Power acima do orgânico. Essa por mim é a segunda vantagem mais relevante. O usuário vai ter parte dos SBDs utilizados, mas vai ganhar mais Steem Power do que se tivesse comprado com os SBDs "perdidos". No final das contas, conforme indicam as publicações dos meus amigos, ainda não é vantagem esse retorno. Porém eu acredito que se a ideia é comprar Steem Power, eu acredito que é uma opção melhor que a compra direta (comentem sobre isso, se eu estiver errado).

  4. Ganho de reputação acelerada. Como o Steemit não diferencia o voto de um bot ou de um usuário comum, receber votos de bots com alta reputação e Steem Power vai aumentar sua reputação.

Desvantagens de se usar bots

  1. Você pode começar a ser visado por baleias ou golfinhos e receber flags (downvotes) que vai fazer com que todo o seu investimento vá por água abaixo. O uso de bots não é muito bem visto por muitos dos grandes dessa plataforma, logo, cada vez que é feito o uso, é um risco sendo tomado.

  2. Perder as chances de ganhar um voto orgânico de baleias ou golfinhos que tenham gostado do seu artigo. Como quem leva boa parte da curadoria é quem tem muito SP, se um dos usuários citados ia votar em você e vê que já tem alguém disputando a recompensa da curadoria, tem muitas chances de você perder o voto. Um caso pessoal: Em alguns dos meus posts eu ganho o voto de um golfinho que varia entre 1,5 SBD e 3 SBD, dependendo da qualidade do meu post. Nos posts que tenho utilizado bots eu não ganhei nenhum voto dele. Coincidência com o que li por aí ou fato verdadeiro?

  3. Chances de perder a simpatia de um golfinho ou baleia que estava te acompanhando de longe. No exemplo acima, creio eu que eu tenha perdido a simpatia do meu curador. Em relação a recebimento orgânico por post, essa foi uma perda bem grande. Logo, em relação ao uso do Steemit a longo prazo, creio eu que o uso de bots é muito prejudicial. Obviamente que você pode recuperar essas perdas, após uns meses sem bots, mas acredito que o prejuízo é muito maior se colocado na ponta do lápis.

  4. Chances de perder a simpatia dos usuários que não gostam do uso de bots. Nem preciso entrar muito em detalhes aqui. Não são só os grandes que não gostam de usuários de bots, e nesse caso, é mais perda de votos orgânicos.

  5. Necessidade de uma reserva para sustentar seus votos. Você vai precisar deixar uma quantia, seja de STEEM ou SBD, "bloqueada" para conseguir enviar para os bots.

  6. Chances de prejuízo. Já está explicado acima.


@kjpargeter


Minhas conclusões

O uso de bots não é nada mil maravilhas, e sim um atalho com alto custo. Eu ainda vou fazer mais uns testes para ter uma conclusão mais firme, mas se fosse para decidir hoje, eu continuaria utilizando os bots.

Digo isso porque quero ganhar SP rapidamente para aumentar meu poder de voto e conseguir ajudar nossa comunidade a crescer. Acredito que um pouco mais de SP também vá abrir portas para novas oportunidades para ganho pessoal.

No entanto, esse é um caminho arriscado. Posso tomar flag de alguém e perder todo o meu ganho. Ultimamente tem acontecido algumas guerras do flag pelo Steemit e quero ficar muito longe delas.

Por fim, temos o grande problema do abuso do uso de bots. Acho que os pontos mais relevantes que consideram abuso de uso dos bots:

  • Usar bots para votar depois de 3,5 dias da criação do post. Isso é visto como ganância extrema de querer fazer um giro rápido de dinheiro e se alguém é pego fazendo isso, vai tomar flag e provavelmente vai para uma blacklist carinhosa que vai tornar o caminho no Steemit muito mais difícil.

  • Usar bots em posts com fotos e pouco texto. Não importa se sua intenção era divulgar suas fotos, utilizar bots para publicações de fotos é mal visto (independente se suas fotos são boas ou ruins).

  • Usar bots em posts considerados de má qualidade. Esses são os posts curtos, plágios, conteúdo sem fundamento, e por aí vai.

  • Usar uma quantia não condizente com o "status" da conta. Ou seja, aquele ganho de 1% ou 2% tem que vir de migalha em migalha para evitar chamar a atenção de alguém que vai julgar que aquele uso do bot foi abusivo e ganancioso. Ou seja, ter $100, $300, $500 de recompensa por post é só para quem pode!

Ou seja, se for usar bots, faça um post de boa qualidade, não exagere no valor enviado e não use o serviço depois de 3,5 dias (se não quiser ficar tanto tempo com seu dinheiro exposto, faça no terceiro dia). Por outro lado, aceite as responsabilidades, saiba que não tem uso totalmente seguro e que não adianta chorar se tomar um flag.

E você, o que acha do uso de bots? Acha que é mais vantajoso? Acha que é muito arriscado? Tem uma história ou uma tática para dividir conosco? Coloque tudo o que quiser nos comentários e vamos fazer com que nós tenhamos as melhores informações para que possamos crescer juntos!


Links para os posts citados no início do texto:

[Relatório] "Este post não tem conteúdo"
O Oceano Steemit: A estranha jornada de um Plankton [parte 2]

Sort:  

Sempre interessante acompanhar esses relatos sobre o uso de bots. Experimentei uns bots de voto pequeno há umas semanas, não vejo problema quando não usado com má fé. Concordo com boa parte do que você disse.

Esses de votos baixos normalmente não dão problema algum. É muito difícil alguém ver e reportar isso. Eles estão ocupados com coisas maiores.

Muito interessante os seus pontos, eu ainda não usei nenhum tipo de bot, vou primeiro entender a plataforma melhor, e como tudo funciona para depois testar os bots. Na minha opinião se não for feito o uso de maneira abusiva, não vejo problema nenhum na utilização deles.

Essa é a ideia que o pessoal que modera eles tem passado. Porém bot ainda é algo que preocupa o pessoal por conta do crescimento da plataforma.

Só por curiosidade, onde vocês compram o trabalho desses Bots?
Nunca utilizei bots!

Eles estão espalhados por todo lado.
Você pode ver a atuação deles através desse site.
Nele você obterá informações como o valor atual das apostas (mas que nem sempre está correto) e valor máximo do voto deles.

Obrigado, não sabia desse site. Vou investigar melhor isso!

@alender o flag é direcionado ao post ou a conta de quem realizou o post e se beneficiou demais do uso de bots? Uma vez tomado o flag o que acontece com os ganhos do usuário? Afetasse apenas os ganhos do post ou os ganhos de toda a carteira do usuário?

O flag é direcionado ao post e drena os ganhos do post proporcional ao poder de voto de quem deu o flag. Ou seja, tomar flag de uma baleia faz perder todo o ganho do post.
Tomar flag também impacta a reputação do autor post.
E tem sempre aquele problema de acabar em uma blacklist onde o pessoal vai ficar vigiando e dando flag em qualquer deslize.

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.14
JST 0.030
BTC 68168.17
ETH 3256.43
USDT 1.00
SBD 2.67