5 hábitos para estimular a regeneração de neurônios

in #science7 years ago

Durante muito tempo, foi difundida a ideia de que os neurônios não podem se regenerar, ou seja todos eles são perdidos ao longo da vida sem a chance de substituição.

Recentemente, novos estudos passaram a defender outra hipótese. É o da neurogênese adulta. Com ela, o cérebro adulto pode fabricar novos neurônios levando em consideração algumas rotinas e hábitos saudáveis, principalmente.

Os mecanismos para promover a criação de neurônios são citados em várias pesquisas. Um desses estudos é de Sandrine Thuret, neurocientista do King’s College de Londres, uma das principais pesquisadoras da neurogênese no mundo.

estimular-regeneraçao-neuronio.png
As conclusões das pesquisas batem com diversas outras análises feitas (Foto: Johnhain/Píxabay)

Mente ativa

A estimulação continua do cérebro é vital para os seres humanos. A aprendizagem possibilita novas conexões entre as diferentes áreas. Não se trata só de leitura, mas interação social e outros estímulos, como exercitar a imaginação, criar associações e fazer coisas novas e diferentes, como um caminho novo para o trabalho ou usar o mouse com a mão contrária.

Além disso, tocar ou aprender um instrumento novo pode ajudar qualquer pessoa, independentemente da idade. A atividade ajuda a melhorar a capacidade de planejamento, velocidade de processamento de informação e memória de curto prazo.

Falei sobre alguns tipos de exercícios mentais em outros posts

Confira algumas dicas para melhorar a sua memória

Como tornar a sua mente forte

Exercícios aeróbicos

Nunca me surpreendo que esse item seja falado sempre nos estudos científicos. A prática de exercícios faz muito bem e eu sou uma prova disso. Desde que eu comecei a correr, eu posso citar inúmeras coisas que melhoraram na minha vida. Quem me acompanha desde o começo sabe do que eu estou falando.

Um dos posts em que comentei sobre o assunto:

Como a corrida pode te tornar uma pessoa mais produtiva

Alimentação

A alimentação também é um fator importante citado no estudo. Eles falam a respeito da importância de incluir alimentos ricos em antioxidantes, além de chá verde e uvas roxas.

Se alimente melhor sem pressão ou sacrifícios

Aprender a lidar com estresse e ansiedade

Buscar alguns momentos em silêncio ou em tranquilidade com você mesmo é essencial. Poucos minutos todos os dias já ajudam. Diversos exercícios podem ser feitos, de acordo com a estratégia de cada pessoa.

Sexo

Os estudos também falam sobre a importância de fazer sexo de forma contínua na fase adulta. A atividade ajuda a melhorar a função cognitiva do cérebro.

O álcool e as drogas matam os neurônios. A poluição, solidão e falta de exercícios mentais também afetam o sistema nervoso. Além disso, cuidar dos neurônios podem nos deixar mais inteligente, de acordo com os testes de QI feitos pelos pesquisadores.

Sort:  

Eu acho o mais importante e manter a mente ativa.

Esse item já ativa muitas coisas, além de estar relacionado a tantas outras funções mesmo!

Acho que isso mostra bem todas as coisas que sempre precisamos tomar cuidado, não somente com o nosso cérebro mas com tudo no nosso corpo.
Precisamos, "aerear", colocar pra trabalhar e garantir que continue sadio. Se tem algo que não gosto de fazer durante a semana por exemplo, é trazer o ócio para o dia a dia, pois ele faz com que eu não trabalhe positivamente o cérebro, mas durante a semana, dou uma espairecida para que as ideias entrem no lugar, o ar consiga fluir mais tranquilamente e as coisas consigam se ajeitar.
Obrigado por compartilhar @leticiachiantia.

Verdade @robertoueti. Se for para abusar do ócio que ele seja de alguma forma criativo. Sedentarismo faz um mal danado para qualquer pessoa, eu sei disso pq já fui bastante assim no passado. Precisamos estar sempre em sintonia mente e físico. Obrigada pela presença!

Exatamente, espairecer é bom, mas o ócio é complicado.

Gostei muito da opção de aprender um novo instrumento!

Na verdade, nem precisa sem um novo instrumento, só o fato de se dedicar a um já é um grande benefício para o cérebro. Escutar músicas com frequência tb é muito bom. Estou me esforçando para fazer isso mais. Vc como é músico já está a frente de muitas pessoas =)

Ahah escutar, escuto muitas músicas ao longo do dia, é verdade... mas estar à frente de muitas pessoas, isso já não sei.. Ahah

Esta é uma matéria que tenho vindo a acompanhar através do meu amigo neuropsicólogo Vasco Catarino Soares e dos seus livros para exercitar o cérebro. Gostei do seu «post». Um abraço

Obrigada @lfsarmento! Esse assunto é muito importante nos dias de hoje, e sempre será atual. Nossa mente é muito complexa, a ciência vai continuar descobrindo coisas toda hora. Legal que tenha um amigo que se dedica a essa área. Vou pesquisar a respeito dele, obrigada pelo seu complemento. Outra coisa: convide seu amigo para o Steemit ele pode acrescentar muito para todos ;) Abraço!

O Vasco Catarino Soares entrará brevemente no Steemit. Depois, aviso-a. Um abraço

ótimo, obrigada! =)

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.14
JST 0.029
BTC 67947.42
ETH 3264.67
USDT 1.00
SBD 2.66