Como tornar a sua uma mente fortesteemCreated with Sketch.

in #writing7 years ago

Conheça os três tipos de crenças destrutivas que nos roubam a força mental

Ultimamente, estou trabalhando bastante com o meu psicológico para me tornar uma pessoa com uma mente forte. O principal motivo é porque eu pratico corrida de rua para performance. Essa modalidade esportiva requer um esforço mental muito elevado, a ponto de se tornar o que muitos acreditam ser apenas 20% de um esforço físico.

Como a primeira mulher a ganhar a medalha de ouro na Maratona Olímpica, Joan Benoit, disse: “Corrida é 80% mental.”

Claro que não é só atletas profissionais ou amadores que precisam de uma mente forte. Qualquer pessoa que tiver um psicológico forte vai conseguir se destacar em suas atividades, além de superar dificuldades e aflições da vida com muito mais facilidade. Ontem, por acaso, eu assisti um vídeo falando sobre isso no Ted. Para quem tiver interesse, deixo o link.

mental-health.jpg
Conseguir uma mente forte é um esforço e exercício diário (Foto: Wokandapix/Pixabay)

Na palestra The Secret of Becoming Mentally Strong, de Amy Morin, a terapeuta explicava como podemos nós auto sabotar apenas com algumas atitudes consideradas inofensivas do dia a dia. Dentre os exemplos, ela citou o Facebook. A forma como alguns utilizam a plataforma pode ser prejudicial e levar a quadros depressivos. Falei um pouco disso no texto Não é perfeição; é rede social. O Steemit também será ou quem sabe já pode ser considerado um exemplo, seguindo o critério de curtidas, interação, além do advento dos ganhos.

Dando continuidade, Amy citou três tipos de crenças destrutivas que nos roubam a força mental. São elas:

1º Opiniões pouco saudáveis sobre nós mesmos

Acontece quando sentimos pena de nós mesmos, aquela autocomiseração - sentimento de compaixão por si mesmo. Nesses momentos, é comum pensar: “por que essas coisas acontecem sempre comigo?”, “Não devia ter de lidar com isso”, entre outros.

Quando pensamos assim, ficamos muito focados no problema, e qualquer tentativa de solução se torna fracassada ou melhor impossível de ser realizada.

Normalmente, essas crenças destrutivas surgem porque temos dificuldade em lidar com o sofrimento, ficamos desconfortáveis com as nossas emoções tristes. Quando evitamos o sofrimento, ficamos cheios de pena de nós mesmos. Essa distração pode parecer bom, porém apenas prolonga a dor.

2º Opiniões pouco saudáveis sobre as outras pessoas

Acontece quando acreditamos que outros podem nos controlar. Na verdade, somos feitos de escolhas e não somos obrigados a nada, pouquíssimos fatos nos colocam nessa situação.

As crenças destrutivas sobre os outros, acontece devido as comparações. Em geral, vemos as pessoas acima ou abaixo de nós. “ A única pessoa com quem nós deveríamos comparar é a pessoa que fomos ontem.”

3º Convicções sobre o mundo

Existe uma tendência em acreditarmos que o mundo nos deve algo. Pensamos: “Se eu me esforçar muito, então mereço ter sucesso.”

O mundo não é baseado em recompensas, porém é o que fazemos dele. Nesse caso, as mudanças nada mais são do que a libertação de maus hábitos, que incluem os maus pensamentos.

Sort:  

Sua exposição é muito verdadeira, a força mental está ligada ao amor próprio. Eu sigo você e convido você para me seguir

Obrigada pelo comentário! Vou te seguir.

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

Ótima reflexão, @leticiachiantia! Tenho trabalhado muito a mente para discipliná-la e evitar situações como essas. Agora é só treinar ;)

Verdade!! Valeu =D

Quando penso que minha vida não está indo em direção ao que planejei, logo me lembro dos desabrigados, dos moradores de rua, e essa reflexão me faz agradecer por tudo que tenho. Controlar nosso psicológico faz toda a diferença, nos tornamos melhores. Uma ótima reflexão @leticiachiantia, precisamos fortalecer nossa mente.

Coin Marketplace

STEEM 0.17
TRX 0.15
JST 0.029
BTC 61869.35
ETH 2414.51
USDT 1.00
SBD 2.63