# DICIONARIO DA MUSICA BRASILEIRA # KARNAK

in #pt6 years ago

Todos somos filhos de Deus, só não falamos a mesma lingua "O Mundo" - Karnak

Agora vou apresentar pra vocês uma banda que desdo dia que os conheci não consigo ficar sem ouvir, que tive o prazer de conhecer pessoalmente os integrantes, e ganhei o titulo de "Pior fã do Karnak"!

karnak1
Fonte da Imagem

O Karnak é uma banda nativa de São Paulo, idealizada por André Abujamra após passar um tempo viajando pelo mundo e coletando sonoridades pelo caminho, inclusive o nome da banda foi decidido quando estava passando um tempo no vilarejo de Karnak. Essa "influencia mundial" pode ser facilmente percebida nas musicas, que apesar de ter bastante elementos de rock e pop, trazem muitos elementos tanto brasileiros, quanto russos, nigerianos, árabes, entre outros. A primeira formação contava com 12 integrantes, sendo 9 musicos, 2 atores e 1 cachorro. Sim, o cachorro fazia parte da banda, estava nos shows e tb nos clipes.


Fonte da Imagem

Seu primeiro disco (1995) se chama "Karnak" e foi responsável pelos maiores hits da banda, entre eles "Alma não tem cor", "O mundo" e "Lee-o-dua", essa ultima é cantada em um dialeto inventado pela própria banda e tem um clipe que foi bem famoso na época da MTV

Mas uma de minha favoritas desse disco nem sempre é tão conhecida, mas vou colocar aqui pq é boa demais mesmo. Se chama "Tem espinho na Roseira/Drumonda"

Ja o segundo disco (1997), chamado "Universo Umbigo", eles aumentaram ainda mais a banda, acrescentando uma dançarina de dança do ventre e mais alguns músicos, totalizando 15 integrantes. Esse disco não fez tanto sucesso quanto o primeiro, mas possibilitou o Karnak a apresentar no exterior, onde foi muito bem recebido. Algumas musicas importantes dele foram "O mundo muda", "Eu to voando" e uma versão de "Eu só quero um xodó" do Dominguinhos, com a participação especial de Paulinho Moska. Vou colocar aqui a "Eu to voando", que é minha favorita desse disco.

Ao terminar essa turnê internacional, alguns integrantes saíram, deixando a formação em 9. Eles então lançaram o terceiro disco (2000) "Estamos Adorando Tókio", numa brincadeira de terem tido mais reconhecimento fora do Brasil que dentro. Pra mim esse é o melhor cd deles, com um som bem maduro dentro da proposta, e também foi nesse show que eu conheci eles, então pode ser que esteja influenciando esse gosto... hehehe

As faixas mais expressivas desse cd são "Zoo", "Juvenar", "Sósereiseuseforsó" e "Maria Ines", essa ultima sendo claramente inspirada na literatura de cordel. Eu pessoalmente gosto de todas desse cd, então vou deixar aqui duas, "Zoo" e "Maria Ines", mas recomendo ouvir o cd inteiro... hehehe

A banda infelizmente se desfez em 2002, gravando seu ultimo cd chamado "Piratas do Karnak" que é um cd ao vivo, e leva esse nome por ter sido gravado direto da mesa de som do show, como se eles estivesses se pirateando mesmo. Esse cd duplo é uma coletania de todos os cds anteriores, com a adição de 3 musicas inéditas: "O Individuo", "Quadrilha do pé quente" e "Capitain of my soul".No ultimo show da banda, eles tiveram muitos convidados e muitos ex inegrantes estavam lá, somando 22 integrantes no show.

Mas como a banda acabou do nada, deixou muitos fãs órfãos, eles decidiram que se apresentariam 1 vez por ano em São Paulo, no Sesc Pompeia, sempre perto da data do natal, com quem estivesse disponível, mas sempre contando com os principais compositores e integrantes da banda: André Abujamra (voz e guitarra), Eduardo Cabello (guitarra), Marcos Bowie (trompete e voz), Hugo Hori (flauta, sax e voz) e Kuki Stolarski (bateria).

Eu conheci a banda em 2000, quando eles foram se apresentar em Sorocaba. Me apaixonei perdidamente pelas musicas, que decidi participar de todas as interações durante o show e fui falar com eles no fim. Conversando com o Cabello e com o Hugo, eles me contaram que fariam um show no dia seguinte no Sesi Interlagos. Eu e uns amigos decidimos ir, pois precisávamos muito ouvir a banda de novo. Juntamos o que tínhamos e fomos, mas sem saber que teria que pagar a entrada no show. Entramos, curtimos o show e no fim fomos falar com eles, que ficaram felizes de nos ver lá. Porem tinha essa questão de termos pago pra entrar, o que nos deixou sem dinheiro para voltar pra casa. Enquanto conversávamos o Hugo saiu de perto e voltou com o dinheiro da nossa passagem. A banda fez uma vaquinha pra pagar nossa volta, brincando que nós eramos os piores fãs da banda, já que a gente vai no show e da prejuízo. Depois disso todos os shows que fui sempre se referiam a mim como o pior fã da banda, e eu sempre me orgulhei desse titulo. Claro que uns shows depois eu paguei a banda, mas só aceitavam em espécie, então dei uma garrafa de Whisky. Tudo lindo.

Pra finalizar, deixo aqui o show na integra que fui ver no Sesi Interlagos. A qualidade está ruim,mas dá pra ter uma ideia de como a banda era no palco e se você prestar atenção consegue me ver na plateia curtindo horrores... hahaha

DICIONÁRIO DA MÚSICA BRASILEIRA

Os artistas: Belchior | Carne Doce | Cartola | Chico Buarque | Dingo Bells | Engenheiros do Hawaii | Guilherme Lamounier | Hermes Aquino | Jorge Ben Jor | Lebensessenz | Legião Urbana | Lupe de Lupe | Milton Nascimento | Móveis Coloniais de Acajú | Novos Baianos | Os Incríveis | Quintal de Clorofila | Torquato Neto | Sérgio Sampaio | Walter Franco | Zé Ramalho

Sort:  

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Gratidão! Sempre uma honra!

Amei a banda! A música "Eu tô voando" agora é uma das minhas preferidas da vida!

Que maravilha cara! Eu adoro Karnak! Juvenar foi a música que me fisgou, acho ela fantástica demais. Uma obra de arte.
Confesso que tenho dificuldade se for para ouvir todas as músicas de todos os cds, tem muitas "difíceis de gostar", mas sempre intercaladas com pequenas obras primas, gosto de músicas de todas as fases desde o "Mulheres Negras" até a carreira solo do Abujamra, que é ótima também!
Muito feliz pela sua escolha no Dicionário!
Valeu!!

Obs. Estamos com problemas com o bot de curadoria do Msp-Music então por hora não estou conseguindo usa-lo, mas estou salvando os links do pessoal e logo que possível voto!
Abraço.

Te entendo perfeitamente, o único que gosto mesmo de ouvir inteiro é o "estamos adorando Tókio". Os outros tem obras primas e musicas bacanas, mas sempre acabo passando uma ou outra... hehehe
Gosto muito também dos outros projetos do André, pode ser um bom próximo post.
Gratidão pelo comentário!

This post has been voted on from MSP3K courtesy of @thomashblum from the Minnow Support Project ( @minnowsupport ).

Bots Information:

Join the P.A.L. Discord | Check out MSPSteem | Listen to MSP-Waves

Coin Marketplace

STEEM 0.21
TRX 0.13
JST 0.030
BTC 68152.98
ETH 3536.22
USDT 1.00
SBD 2.86