#DICIONÁRIO DA MÚSICA BRASILEIRA - JORGE BEN JOR

in #pt7 years ago (edited)
Se você é brasileiro ou apreciador de música popular brasileira, dificilmente não conhece ou não ouviu o clássico máximo desse autor:

"-Moro, num país tropical, abençoado por Deus, e bonito por natureza..."

jorge-ben-ben-1972.jpg

Acontece que Ben Jor definitivamente não é só esse clássico, ou alguns de seus outros sucessos mais populares de rádio. Ben Jor assim como muitos outros compositores brasileiros passou por inúmeras fases dentro de sua carreira. E se você já me conhece pelas outras postagens do Dicionário da música brasileira, sabe que eu vou é procurar os malditos, os complicados, os poetas sofridos e insanos. Então, vale a pena falar exatamente sobre a fase mais visceral de Jorge Ben Jor. A fase alquimista!

Apesar de sua absurda densidade em termos de conteúdo e simbolismo, A tábua da Esmeralda é o álbum de maior sucesso de Jorge Ben, base de inúmeros sucessos e sem dúvidas de seu mais rico conteúdo lírico/filosófico. De certa forma flerta com o conceito dos álbuns Racional Vol 1 e 2 do incrível Tim Maia, por conseguir colocar o místico e o esotérico lado a lado com melodias completamente fortes, fáceis de digerir e extremamente de bom gosto. Não tem erro.

JorgeBenATabuadeEsmeralda.jpg

Eu não sei o quanto o povo era instruído em 74 (ano do álbum), mas não sei se todo mundo chegou a compreender a complexidade de algumas de suas faixas: "...Executam, segundo as regras herméticas
Desde da trituração, a fixação, a destilação e a coagulação..."
ou "Tem uns dias que eu acordo pensando e querendo saber de onde vem O nosso impulso De sondar o espaço A começar pelas sombras sobre as estrelas-las-las-las E de pensar que eram os deuses astronautas..."

Penso ainda em como foi explicar para a gravadora que fez uma música para um dos primeiros médicos botânicos, fitoterápicos, alquimista, místico e misterioso: Paracelsus, em sua canção "O Homem da gravata Florida". Ou resolver escrever uma verdadeira obra teórica a respeito de: "Hermes Trismegisto e sua celeste Tábua de Esmeralda"

Jorge Ben não estava pra brincadeira, Zumbi, a oitava canção do álbum detonava com força e um samba maldito a seguinte ideia:
"Eu quero ver
Quando Zumbi chegar
O que vai acontecer
Zumbi é senhor das guerras
È senhor das demandas
Quando Zumbi chega é Zumbi
É quem manda"

1258121260trip-183-capa-jorge-ben-copy.jpg

Naturalmente que não estamos falando de mortos vivos...

Fica difícil dizer qual é a melhor canção desse álbum, mas resolvi deixar aqui uma de minhas preferidas para vocês degustarem!

Sort:  

Muito boa a postagem @thomashblum, curto bastante as músicas também de Jorge Ben Jor , desse álbum a minha favorita (mesmo sendo difícil de escolher uma só) é Zumbi, a conotação de um escravo a lutar contra autoridades, em pleno 1974 quando o Brasil estava sobre um regime autoritário, nossa muito bom \o/... Ah, já escutou ela na versão da Ellen Oléria?

Estou ouvindo agora essa versão que indicou @sandranunes! Não conhecia não! Gosto muito também de uma versão ao vivo dela, acho que do Africa Brasil:
É uma versão bem intensa!
Mas gostei bastante da que me indicou!!
Obrigado pelo comentário!! Abraço!

Escutando também essa versão... Muito boa mesmo, igual obrigado ^^ Um ótimo final de ano, Abraço!!

Votabanse de menos súas ensinanzas musicais @thomashblum ...
Ficolle obrigada por telas retomado :D
Voto de menos o #diconariodamusicabrasileira ... mais... que é o #mbp???

Saúde.

Grato @freyman, pelo comentário e voto! Agradeço mesmo.
Realmente levei muito tempo para escrever novo artigo no dicionário, mas espero manter o trabalho sempre que possível!!
Não usei o tag #dicionariodamusicabrasil como estava usando nas vezes anteriores por que percebi que logo que o tag saia do trending ele desaparecia, pois não tem força para ser um tag importante no steemit ainda. De forma que é melhor procurar o tema pelo search mesmo ou no próprio menu de links que faço no fim do tópico, ajuda inclusive do canal @gazetagaleguia que me "ensinou" a montar, não sei se esse perfil do gazeta é seu ou de algum amigo, mas enfim, sou grato pela ajuda inicial!
E finalmente, MPB significa Música Popular Brasileira :)

Abraço!

Obrigadas pola resposta no nome do @freyman... :D
Non ficaramos no resultado da desaparición do Tag co tempo ...

Ains... como nos castiga este Steemit !!!!!


Sempre nos quedará como recurso (limitado, creio que a 20 entradas ) o SteemReports http://steemreports.com/?search=%23dicionariodamusicabrasil
ou un query direto no cadro de percura do Steemit.com https://steemit.com/static/search.html?q=dicionariodamusicabrasil (Este limitado a unhas 100 entradas.)

Saúde e bon ano dende a outra banda do Atlántico.

Ah! Legal Gazeta, não sabia desse report! Aí sim! Então vou atualizar o tag aqui pra manter o #dicionariodamusicabrasil :)

Uma das coisas que mais admiro em você é o seu interesse e saber musical. Apesar de nossas implicâncias sobre isso e as brigas sobre a trilha sonora do carro... Te amo hahahah

^^ Obrigado meu amor!
Aceitou casar comigo, aceitou ouvir musica o tempo inteiro xD

Post muito sincrônico! Ultimamente tenho visto muitas referências à Tábua de Esmeralda de Jorge Ben. Fui deixando para ver depois e acabei por ver agora! Amei s2

Que legal @ignis2! Adoro esse tipo de sincronia!
Sem dúvidas é um álbum muito forte e profundo, vale a pena sentar e ouvir ele inteiro, é muito massa.
Abraço e obrigado por ler e comentar!

Os alquimistas estão chegando... :-) Valeu! Sucesso, boa sorte e boa passagem de ano mais uma vez!!

Valeuuu meu amigo! Abraço! Igualmente, ainda nos veremos mais um pouco antes do ano novo, mas sucesso para nós desde já!

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Feliz por ver este seu artigo (graças ao resteem do @wagnertamanaha ) e vou seguir os seu passos ;)
Obrigada por compartilhar-lo conosco :)

Olá, @tmarisco! Feliz por ter gostado e por seguir-me! Dá uma olhada nos outros compositores que já mencionei anteriormente! Abraço e estou lhe seguindo também!

Será um prazer!!!! Obrigada eu :D Abraços

Olá Thomash. Tenho uma pergunta pra você que não tem nada fazer com Jorge Ben Jor, desculpa :) Me fala, pode me recomandar um exchange onde eu posso retirar bitcoin como real na minha conta Brasileira? Tô precisando transferir crypto pra lá e faz mais sentido fazer direito em vez de transferir pra a conta Irlandesa e depois transferir pelo Brasil, perde muito com cada etapa! Eu vi várias cambios brasileiros na internet e pensei de te perguntar em vez de passar uma eternidade fazer pesquisa de todos. Preguiçosa eu sei mas assim a vida tá fácil não é? Pela Europa eu uso bitcoin.de, que funciona muito bem, faz connectar vendedores e compradores e assim o comprador manda dinheiro da conta dele pra você direito. Eu gosto dessa sistema porque assim não é óbvio pela banca que é um assunto de cryptocurrency. Espero que o Natal seja plena de joia pra você e a sua família!! Abraço

Fala @kate-m!!! Olha, eu queria poder te ajudar mais mas infelizmente sou muito iniciante no mundo das exchanges e vou passar a bola para o @casagrande que é um cara muito mais informado e atuante no meio, e quem sabe inclusive ele possa negociar diretamente contigo! Procura ele no steemit.chat, mas vou já falar com ele pra te ajudar! Abraço e ótima virada de ano também!!

Valeu! Já mandei mensagem! Ótima final do ano pra vc tbm. Eu estou esperando ir pra uma festa da casa no sul da Irlanda.... estou só esperando pra a minha amiga arrumar serviço de baba pela noite porque senão vou ficar na casa com ela. Nyeek. Adoro festas da casa da virada do ano! Tomara né

Grande artista, adoro sua música demais

Bom né? Valeu por comentar! :)

Bom texto, bela recomendação, ótima escolha de artista e excelente opção de música a destacar!! Curto bem o Jorge Ben :p mas é mais as músicas isoladas, vou dar uma olhada nesse álbum, grato pelo compartilhamento de conhecimento!!!

Provavelmente vai gostar dessas @paulo.sar! Depois me conta! haha. Abraço

Coin Marketplace

STEEM 0.21
TRX 0.14
JST 0.030
BTC 67873.49
ETH 3528.53
USDT 1.00
SBD 2.80