#DICIONÁRIO DA MÚSICA BRASILEIRA# MILTON NASCIMENTO

in #pt7 years ago
Faltam-me palavras para inciar um texto a respeito de Milton Nascimento. É uma tremenda responsabilidade falar de um dos mais poderosos compositores vivos da música brasileira. Com uma aura quase mística que envolve uma carreira riquíssima e duradoura, Milton marcou seu nome nas veias sangrentas do Brasil com suas composições extremamente apuradas e bem feitas. Fica difícil não passear por pelo menos alguns trechos de suas grandes canções para compreender aonde Milton pode nos levar.

123524-02.jpg.pagespeed.ce.zdcbBjbN17.jpg

Milton começou a mostrar seu poder de composição já no cultuado Clube da Esquina, junto com Lô Borges em um inacreditável álbum que marcou definitivamente a música brasileira. Suas composições já apontavam um teor de complexidade beirando o místico e o não explicado, como em Paisagem da Janela:

Da janela lateral do quarto de dormir
Vejo uma igreja, um sinal de glória
Vejo um muro branco e um vôo pássaro
Vejo uma grade, um velho sinal

Mensageiro natural de coisas naturais
Quando eu falava dessas cores mórbidas
Quando eu falava desses homens sórdidos
Quando eu falava desse temporal
Você não escutou.

lo-borges-e-milton-nascimento-clube-da-esquina-1972.jpg
[Milton e Lô - Capa do Clube da Esquina]

Seu potencial só tendeu a crescer com a carreira solo que seguiu. E não faltam exemplos de sua sensibilidade musical e emocional expressada através de composições fortes, como por exemplo em Caçador de mim: "Por tanto amor, por tanta emoção, A vida me fez assim, Doce ou atroz, manso ou feroz, Eu, caçador de mim... ...Nada a temer, Senão o correr da luta, Nada a fazer, Senão esquecer o medo, Abrir o peito à força, Numa procura, Fugir às armadilhas da mata escura" Canção confessional que cabe a todo caçador de si.
Ou ainda seu mantra rural, quase uma canção para marcar o tempo de quebrar pedras (como nas antigas canções de prisioneiros) porém nesse caso, para o serviço braçal do trabalhador brasileiro, cortando o trigo, a gana, para sobreviver, O cio da terra:

"Decepar a cana
Recolher a garapa da cana
roubar da cana a doçura do mel
Se lambuzar de mel

Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra propícia estação
E fecundar o chão"

miltonnascimento-1200x800.jpg

Mas preferi deixar uma singela canção romântica para finalizar o meu artigo sobre esse soberbo gênio brasileiro, não só por que ela me lembra incansavelmente de minha amada esposa @caroline.muller (que ainda não teve tempo de usar seu steemit), mas por que ela em termos de letra alcança um grau muito precioso de amor, que através de palavras doces e sinceras consegue expressar tudo aquilo que um amor tem para dizer, pelo desejo da pessoa, de tudo que o universo da outra representa, Quem sabe isso quer dizer amor:

"Cheguei a tempo de te ver acordar
Eu vim correndo a frente do sol
Abri a porta e antes de entrar,
revi a vida inteira
Pensei em tudo que é possível falar
Que sirva apenas para nós dois
Sinais de bem desejos vitais
Pequenos fragmentos de luz
Falar da cor dos temporais
De céu azul das flores de abril
Pensar além do bem do mal
Lembrar de coisas que ninguém viu
O mundo lá sempre a rodar
Em cima dele tudo vale
Quem sabe isso quer dizer amor,
estrada de fazer o sonho acontecer
Pensei no tempo e era tempo demais
E você olhou sorrindo pra mim
Me acenou um beijo de paz
Virou minha cabeça
Eu simplesmente não consigo parar
Lá fora o dia já clareou
Mas se você quiser transformar
O ribeirão em braço de mar
Você vai ter que encontrar
Aonde nasce a fonte do ser
E perceber meu coração
Bater mais forte só por você
O mundo lá sempre a rodar
Em cima dele tudo vale
Quem sabe isso quer dizer amor,
estrada de fazer o sonho acontecer..."

Sort:  

Esse cara é foda! A musica brasileira tem frases muito foda!
tem uns trocadilhso que gosto bastante como
"se ela me deixar a dor, é minha só não é de mais niguem, aos outros eu devolvo a dó, eu tenho a minha dor"
"
Não adianta nem me abandonar (não adianta não)
Nem ficar tão apaixonada, que nada
Que não sabe nadar
Que morre afogada por mim"

E uma ilustração muito bacana que é
"nao se admire se um dia um beija-flor invadir a porta da tua casa te der um beijo e sair, fui eu que mandei o beijo"

DE musica estávamos muito bem, agora somos só onomatopeias musicas.

Pois é, rapaz. Sorte que ainda temos alguns bons compositores vivos e vez ou outra a música brasileira respira um ar renovado, mas é coisa rara, infelizmente.
Obrigado por contribuir, abraço

Coincidência, até dias atrás essa música da janela estava gravada na minha cabeça e eu nem sabia que era composta pelo Milton. Outra que de vez em quando ressurge é aquela do cálix bento, que deve ser da tradição popular. Valeu! Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

Legal Wagner! Pois é, a Cálix deve ser um canto religioso popular mesmo. E essa da janela é do primeiro álbum do Clube da Esquina, tanto o Milton quanto o Lô Borges são incríveis compositores. Caso não conheça o álbum inteiro, aconselho ouvir, é recheado de pérolas!

Congratulations @thomashblum! You have completed some achievement on Steemit and have been rewarded with new badge(s) :

Award for the number of upvotes

Click on any badge to view your own Board of Honor on SteemitBoard.
For more information about SteemitBoard, click here

If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

By upvoting this notification, you can help all Steemit users. Learn how here!

Belo artigo @thomasblum!! Grato por compartilhar!!!

Valeu @paulo.sar. Dá uma olhada no projeto #dicionariodamusicabrasil, ele ainda está engatinhando, mas a ideia é ser aberto para todos que queiram acrescentar algo! Abraço.

Opa, acho que logo menos eu vou fazer um post hein!! Grato!!

Great post.. Keep steem on!

Coin Marketplace

STEEM 0.21
TRX 0.13
JST 0.030
BTC 67164.91
ETH 3518.77
USDT 1.00
SBD 2.71