[Diário de um pai - 004] - O ritual do banho

in #pt7 years ago

Desde que eu consigo lembrar-me por gente eu posso afirmar que gosto de tomar banho.

É um momento de quebra no dia e traz uma sensação de renovação muito boa. Acho que é algo até cultural, já que vivemos em um país quente e o banho traz este frescor agradável.

Quando a Joana nasceu eu fiquei encarregado de dar banho nela, já que minha esposa precisava se recuperar da cesária e também sentia muito medo de manusear ela na banheira.

Eu não tinha noção de como dar um banho em um bebê e confesso que também morria de medo dela escorregar, entrar água no ouvido, sabão no olho e fazer tudo errado.

primeiro-banho.jpg

Primeiro banho na maternidade, aos berros

Logo na primeira semana, uma amiga nos presenteou com a visita de uma enfermeira especializada em cuidados com o bebê, e tivemos uma aula completa de como cuidar da pequena. Foi o melhor presente para pais de primeira viagem.

Eu achava que iria aprender tudo isso na maternidade, mas hoje em dia funciona assim: “Toma que o filho é seu. Em casa você não terá ajuda de enfermeira, então sigam estas instruções: Mamá a cada 3h, banho 1 vez por dia e boa sorte”.

No começo a Joana chorava bastante durante o banho e aquilo me deixava aflito pois eu queria que aquele momento fosse de relaxamento, então eu tinha que aperfeiçoar a minha técnica.

A primeira coisa que aprendi foi a segurar o bebê. Cabeça apoiada no punho e bracinho pinçado pelo meu dedão e indicador. Desta forma não tem como o bebê escorregar e ela ficava soltinha na água.

banho-2.jpg

Muito bem papai, é assim que se faz

Depois eu comecei a conversar com ela. Eu não conheço nenhuma canção infantil além de atirei o pau no gato (logo a que eu sei é politicamente incorreta) então resolvi ficar inventando canções com rimas qualquer. O que importa é o tom da voz mesmo. Isso ajudou a mudar o foco dela do banho para a minha voz e com isso, acredito eu, fez com que ficasse mais a vontade dentro da água.

Lugar de banho é na cozinha


Moramos em um apartamento pequeno de 50m2. O espaço é limitado e nosso banheiro é do tamanho de um lavabo com um chuveiro anexo. Impossível abrir uma banheira lá dentro, sendo assim o único espaço que sobra para a banheira é na única mesa da casa que divide a cozinha da sala.

banho-3.jpg

Receita de banho: Mergulhe o bebê na banheira por 15 minutos e faça bagunça para divertir

Fico imaginando a Joana chegando na escolinha, a professora perguntando “Qual lugar da casa que se toma banho?”, e todo mundo berrando “Chuveiroooo!!”e a minha pequena: “Cozinhaaaa!!!”. Coisas da vida moderna.

Pequena sereia


Acho que minhas técnicas estão funcionando. Obviamente ela ainda não pode falar, mas é visível como curte ficar dentro da água.

Todo dia por volta das 20h a banheira quentinha a espera, na cozinha. Os banhos costumam ser longos e depois de devidamente limpa eu curto deixar ela brincando com a água.

É impressionante como parece se sentir a vontade e destemida. Inclusive ela adora ficar de barriga para baixo e dando chutes na água como se já dominasse os movimentos que precisa fazer para nadar.

Agora estou começando a experimentar dar banho no chuveiro, porém, esta é ainda um missão um pouco arriscada, pois é difícil segurá-la toda ensaboada e como o espaço é pequeno, a água espirra no rosto dela com frequência, causando desconforto. Mesmo assim, ela não reclama do banho.

E continuo aprendendo a cada dia e me sinto orgulhoso de ter assumido este papel diário com ela. É nosso momento exclusivo e parece que o dia fica incompleto se por acaso não dou banho nela. Aliás, acho que sinto até um ciúmes quando vejo outra pessoa dando banho na pequena, mas isso é só besteira de pai babão.


Obrigado pela leitura e se gosta do que escrevo, upvote! ;) e follow!


dudutaulois-writes-stuff-low-gif.gif


steemit badge light.jpg

Sort:  

Cara, não me vejo(por n motivos) sendo pai no futuro, mas tenho achado muito interessante essa sua série de como ser pai. É bacana ver o seu comprometimento e participação mais do que necessária nisso tudo!! Seus posts nesse sentido trazem muitas reflexões!! Grato por compartilhar conosco!!

@paulo.sar eu também nunca idealizei ser pai mas também nunca disse não querer ser pai. Acho que na vida temos que encarar as responsabilidades da forma mais positiva possível. Pra mim foi uma revelação a paternidade. Eu realmente estou curtindo o processo.
Fico feliz em saber que estou adicionando algo para o seu ponto de vista. Assunto para este tópico, não deve me faltar. hahaha
Grande abraço!

Bem o futuro vai dizer o que acontecerá ou não, de qualquer forma considero que todo tipo de aprendizado é válido e estou aprendendo muito com esses textos!! No aguardo pelos próximos!! Grande abraço!!

Que legal a sua conexão e dedicação com sua filha @dudutaulois, muitos pais nem se quer faz o seu papel e fica esperando apenas pela mulher.

Não entendo um cara agir desta maneira hoje em dia. Até entendo o lado de se sentir apto a fazer determinadas tarefas. Tanto o pai como a mãe terão suas limitações, mas aí ser negligente e perder de experimentar uma fase tão incrível da vida, só sendo um grande otário, no português bem claro.
Obrigado pela leitura!

Eu vi na rotina de banhos da minha sobrinha (atualmente com 2 anos), que é um exercício braçal pesado.

Mas acho que isso passa despercebido pra tu, pelo tanto que tu disse que é gratificante e que ela gosta.

Nem me fala. Meu braço cresceu só por conta de ficar nessa de encher banheira, banho, esvaziar banheira. Até fiquei empolgado e voltei pra academia.

eu sou noivo e vou me casar daqui a poucos meses , eu acho muito lindo a visão de paternidade, e não vejo a hora de ter um filho , eu admiro muitíssimo a visão familiar e 100% concordo com essa visão , desde já , já vamos sendo ensinados a ter uma família digna de honra , e não uma família que a mídia tenta nos passar hoje em dia ! e meus parabéns sua família é linda !

Que alegria e desejo que seu casamento seja próspero e cheio de amor. Ser pai mudou minha visão do mundo. Esquece estes conceitos de família Doriana ou de novela da Globo. O lance é seguir o coração que tudo se encaixa.
Grande abraço e obrigado pela leitura.

Quando você disse sobre cantar pra Joana, lembrei que nesses momentos o bebê lembra da voz dos pais por causa do período que ficou na barriga. É muito massa a gente acompanhar os primeiros passos. Vivencie amigo cada momento. E parabéns pelos banhos! Eu não tinha coragem também de banhar meus meninos pela primeira vez hahahaha...

Isso é muito louco, pois ela realmente parava de chorar nos primeiros dias quando ouvia minha voz. O lance de sentir medo é inevitável mas eu queria tentar e acabei curtindo o processo. Aliás, são 19:52, melhor que me preparar para o banho dela...
Abraços!

@dudutaulois, cara, eu tenho um medo de dar banho em criança que você não tem ideia. Eu sempre fico pensando se eu não tomar cuidado posso afogar a criança, e dai quando ela começa a chorar ainda... Fico imaginando como vou fazer para conseguir dar banho nos meus filhos.
Parabéns pelo conto, to vendo que terei um caminho árduo quando tiver meus filhos hehehe.

Olha, quando tiver filhos, vai ver que o caminho de crescer aqui no Steemit é fichinha perto do trabalho que os filhos nos dão.. hahaha...
Eu também morria de medo mas logo pega o jeito. Não quer dizer que não vá fazer besteira, eu já mergulhei a orelha dela, já joguei sabão no olho e até deixei escorregar de leve. Mas no fim tudo funciona perfeito. Não perca a chance de participar deste momento quando estiver vivendo sua paternidade.
Abraços!

Boa, @dudutaulois! Está aí uma coisa que não somos treinados, né? Tem que aprender tudo na prática. Hehehehe! Parabéns pela dedicação, estou adorando acompanhar esta série. Obrigado por compartilhar ;)

Minha esposa leu de tudo para se preparar para quando a Joana nascer. Eu preferi aprender conforme os problemas aparecem. Acho que assim coloco menos pressão em mim para fazer algo com perfeição. No fim, é só se adaptar que as coisas dão certo.
Obrigado pela audiência! Grande abraço!

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Very good post dear bro do u know im not understand your language but im im comments on your every post bcz i likes you so much as a my bro thank you very much bro @dudutaulois

Hey @mizanrahman, I saw you the other day commenting but I wasn't sure if you are a bot or not.

Im bro but my profile pic change im comments on your every post...i want your littlebit support i your bottom of heart bcz im new in steemit can u visit my blog dear bro

eu também gosto bastante de tomar banho...tomo banho quase todos os meses

Coin Marketplace

STEEM 0.17
TRX 0.16
JST 0.030
BTC 59758.56
ETH 2523.42
USDT 1.00
SBD 2.47