4ª reunião do primeiro nodo local da Faircoop em São Paulo/SP no Sesc 24 de Maio e palestra sobre blockchain no edifício Mirante do Vale

in faircoop •  3 months ago

Saudações a todos os ativistas da Terra! É com alegria e satisfação que anuncio que na terça-feira, dia 28/8/2016 das 19h00 até 20h50, aconteceu a quarta reunião do primeiro nodo local da Faircoop em São Paulo/SP.

Estiveram presentes: Emanuel Takahashi (@emanueltakahashi), Klauss Roedel, Maíra das Neves (@mairadasneves), Marcos Dias (@vikdias) e eu (@wagnertamanaha), igual à reunião anterior que aconteceu dia 21/8.

nodolocalfaircoopsp_reuniao04.png
Da esquerda para a direita: Emanuel, Klauss, Maíra, Wagner e Marcos. Foto disponível no Flickr

Diferente das reuniões anteriores quando o clima ainda era de preparativos e nos considerávamos um grupo candidato, ainda em formação, desta vez adotamos uma metodologia de reunião que vai ajudar na seleção de temas e decisões necessárias. Por sugestão da Maíra, que aprendeu o modelo com a Agência Transitiva - organização de artistas, hackers e ativistas criado no Rio de Janeiro - dividimos o tempo da reunião em três etapas: rodada inicial, debate e rodada final.

Na rodada inicial todos os participantes (com tempos iguais e limitados) falaram suas expectativas sobre o encontro e nosso nodo local da Faircoop. Percebemos que a maioria das dúvidas e tema predominante foi em relação à Faircoin.

Durante o tempo da discussão, conversamos sobre a mineração da criptomoeda (Proof of Cooperation) e os passos para nos tornarmos um Ponto de Troca (Point of Exchange), os recursos necessários (Funding) e a sustentabilidade do nodo local. Também falamos sobre as vantagens e desvantagens que os produtores e prestadores de serviço teriam ao aceitar, receber e pagar com Faircoins.

Aproveitamos para instalar as carteiras Faircoins e testar as primeiras transações. Percebemos que ainda a versão para iOS ainda não está disponível mas existe a possibilidade de administrar as criptomoedas a partir de uma conta no Bank of the Commons, que junto com a Freedomcoop fazem parte do ecossistema da Faircoop.

O Marcos, que também participa do projeto Aldeia Lab, questionou a possibilidade de utilizar a rede tecnológica da Faircoop para viabilizar outras criptomoedas sociais. Por coincidência o lançamento recente da Fairchains veio de encontro à essa necessidade.

Na rodada de encerramento decidimos que a apresentação sobre a Faircoop já sugerida pode ser complementada por oficinas práticas sobre a Faircoin, suas carteiras e funcionamento. Vimos que é necessário abrir uma conta do grupo na ferramenta OCP (Open Collaborative Platform - Plataforma Aberta de Colaboração), processo que já foi iniciado. Também já foram reservadas datas para as próximas reuniões do nodo local: sempre às terças-feiras, dias 4 (hoje) e 18/9, às 19h00 na Casa Elefante.

Palestra de introdução ao blockchain com Luciana Telles no PRHado Coworking


Logo depois, em 30/8/2018, convidado pelo Klauss, Marcos e eu estivemos na palestra de introdução ao blockchain conduzida por Luciana Telles. Luciana é brasileira e trabalha com a tecnologia em uma startup em Boston, nos EUA. O evento que reuniu programadores, cientistas de dados e matemáticos aconteceu no PRHado Coworking e Treinamentos, no conhecido edifício Mirante do Vale, no centro da cidade.

prhadocoworking_blockchain.png
Fotos disponíveis no Flickr: Edifício Mirante do Vale por Gabriel de Andrade Fernandes, palestrante e platéia onde ampliamos os membros da Faircoop, um deles com filho no colo 😊 (foto enviada pela organização), Luciana Telles (1) e placa na porta (2).

Apesar da proposta ter sido explicar o blockchain para quem conhecia pouco sobre a tecnologia, a Luciana recomendou que pesquisássemos o assunto além do que a midia repercute, recomendando links como o artigo On the dangers of a blockchain monoculture, de Tony Arcieri. Além de ilustrar a palestra com memes, ela esclareceu alguns mitos e simplificações comuns entre os iniciantes.

Sesc 24 de Maio


A 4ª reunião do nodo local Faircoop São Paulo inicialmente estava prevista para acontecer na Casa Elefante, mas com um imprevisto tivemos que mudar para o Sesc 24 de Maio. O local é uma unidade recente da conhecida rede que oferece espaços de esporte, cultura, lazer, alimentação e odontologia, financiada com recursos das empresas do comércio. Uma solução híbrida brasileira, nascida no início da guerra fria, onde os empresários, ao invés de pagar impostos ao estado, optaram por eles próprios oferecerem os serviços sociais diretamente para seus funcionários.

sesc24demaio_vizinhanca.png
Fotos disponíveis no Flickr: Galeria Africana, Teatro Municipal, Sesc 24 de Maio, Vista a partir da cafeteria do Sesc e Galeria do Rock.

Esse Sesc fica onde era antiga loja de departamentos Mesbla e está distante a apenas alguns passos do Teatro Municipal, marco da cidade do tempo dos barões do café. Também tem como vizinhos as Galerias do Rock, do Rap e Presidente, esta última tb conhecida como Galeria Africana por abrigar lojas e restaurantes dos refugiados e imigrantes daquele continente. Penso que estas galerias são espaços de empreendimentos de resistência e identidade de São Paulo, com uma diversidade de produtos e serviços que servem de inspiração para a Faircoop e como contraponto e opção aos shoppings centers antissépticos e pouco criativos que existem em outras partes da cidade.

Valeu! Fica aqui o convite para que conheça mais sobre a Faircoop e Faircoin e participe com a gente desse movimento autônomo por uma cooperativa da Terra, construindo um modelo pós-capitalista, justo e ecologicamente sustentável.

carroceirodaterra_sp_2.png

#NodoLocalFaircoopSP

Venha fazer parte do nosso grupo, mande um email para saopaulo@fair.coop ou deixe um comentário neste post, no grupo do Nodo Local Faircoop SP no Telegram ou peça para ser adicionado no canal Nodo Local São Paulo no Fairchat.

Valeu! Longa vida ao cooperativismo autônomo e por consenso! Sucesso e boa sorte mais uma vez!

nodolocalfaircoopsp_marca3.png

http://saopaulo.fair.coop


Faça parte do movimento Faircoop : https://fair.coop
Tenha e aceite Faircoins: https://fair-coin.org/pt-pt
Compre e venda no FairMarket: https://market.fair.coop/pt_PT/
Conheça nosso grupo: http://saopaulo.fair.coop
Siga e compartilhe nas redes sociais: #NodoLocalFaircoopSP
Conheça os nodos locais no mundo: http://map.fairplayground.info/map-localnodes/
Crie um nodo local em seu bairro ou cidade: https://git.fairkom.net/faircoop/MediaCommunication/wikis/How-to-create-a-Local-Node-%5Ben%5D

Todas as recompensas líquidas deste post serão convertidas em Faircoins e doadas ao Nodo Local Faircoop São Paulo.

Sigam: @brazilians, @camoes, @msp-brasil, @gazetagaleguia, @brazine, @steembrasil, @blockchainbrasil, @estourefugiado


English version: 4th meeting of the first São Paulo Faircoop Local Node and a blockchain introduction presentation in a downtown coworking space

Posts sugeridos:
3/9/2018 - @steemcenterwiki: Announcing the list of wiki collaborators with a right to receive their (very small) share of STEEM collected here in August
11/7/2018 - @blockchaincat: Lost near a dam
30/8/2018 - Maquininhas de pagamentos com criptomoedas XPOS chegam ao Brasil através da BitCapital
29/8/2018 - Blockchain para produção de conteúdo e publicidade. Apresentação na The Corporate Garage dia 31/8 com live no Instagram.
24/8/2018 - 3ª reunião do primeiro nodo local da Faircoop em São Paulo/SP na Casa Elefante e nosso 1º membro a aceitar faircoins na cidade
28/7/2018 - Frango com quiabo no Restaurante Casa do Norte
17/7/2018 - Dia 9 de julho, feriado na cidade, aconteceu a segunda reunião do grupo candidato para o nodo local da Faircoop em São Paulo/SP.
14/7/2018 - Ontem, sexta-feira 13, aconteceu o 2º Steemit Meetup Brasil em São Paulo/SP e a aterrorizante história do bar que sumiu
1/7/2018 - Anunciando o grupo candidato para o primeiro nodo local da Faircoop em São Paulo/SP
11/3/2018 - Resumo das oficinas sobre Blockchain, Criptomoedas, Faircoin e Faircoop no Red Bull Basement em SP. Teve brownie e convite no final!
9/1/2017 - Steemit e criptomoedas como ferramentas para economia solidária, moedas sociais e clube de trocas

Inscreva-se no Steemit para ganhar recompensas vc tb >>>
Mais recompensas em criptomoedas? Responda emails no Earn.com, faça buscas no Presearch, compartilhe contatos profissionais no Workchain, links no Refind > e imagens no Supload >, Sola > e Minds >

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

Saudaçoes, Wagner

Rxcelente trabalho, man
Penso que a tecnologia blockchain seja mais impprtante do que as moedas por trás delas.
Nao sei como ficarão as criptoedas no futuro, principaente em relaçao ao preço, mas, penso que a blockchaim deva ser utilizada por muitos anos....

·

Valeu! Os preços das criptomoedas são mesmo voláteis, lembro qdo o STEEM valia centavos e mesmo assim muita gente acumulou SP naquela época :-) A própria Faircoin chegou a valer no mercado várias vezes mais do que a cotação oficial definida pela assembéia global. Quem sabe tenhamos que aprender a conviver com esse sobe e desce... Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

Saludos, desde el Nodo Colmena. Puebla. (México).
👌🏽

·

Saudações ativistas! Espero que no futuro possamos articular ações em conjunto entre nossos nodos! Muchas gracias, sucesso e boa sorte mais uma vez!!

·
·

Claro que si 🤘🏽😎
Saludos y abrazos 😃😃😃

Hi @wagnertamanaha!

Your post was upvoted by @steem-ua, new Steem dApp, using UserAuthority for algorithmic post curation!
Your UA account score is currently 3.774 which ranks you at #4579 across all Steem accounts.
Your rank has dropped 116 places in the last three days (old rank 4463).

In our last Algorithmic Curation Round, consisting of 188 contributions, your post is ranked at #127.

Evaluation of your UA score:
  • You're on the right track, try to gather more followers.
  • Your contribution has not gone unnoticed, keep up the good work!
  • Your contribution has not gone unnoticed, keep up the good work!

Feel free to join our @steem-ua Discord server

Olá, @wagnertamanaha. Pesquisei sobre FairCoin e ganhei grande interesse num nódulo local. Ao invés de correr atrás do meu próprio, gostaria de saber se posso participar do grupo de vocês.

·

Claro, obrigado pelo interesse, tenho certeza que sua participação será muito bem vinda! Vc está convidado para nossa próxima reunião dia 18/9, terça às 19h na Casa Elefante: https://web.facebook.com/elefante277/ (Vila Buarque, próximo ao Mackenzie e Praça da República). Se puder quiser existem tb os grupos no Telegram: https://t.me/joinchat/HltLZUTYmb3fcQh8tUizLQ (Nodo Local SP) e https://t.me/joinchat/B0S3OkCn_auBnSrbLyj3_g (Faircoop em português). Ou a lista geral de grupos por assuntos: https://wiki.fair.coop/en:communication:chat_groups:start Qq comentário, dúvida, crítica ou sugestão é só avisar. Valeu! Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

Boa Wagner!...Valew! (;

·

Valeu! Não sei no resto da Itália mas parece que o nodo local da Faircoop em Milão é bastante ativo, com uma loja própria inclusive :-) Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

·
·

Valew pela informaçao Wagner! Eu moro em uma cidadezinha da toscana, vou dar uma pesquisada se tem algo perto. (;