Como ler mais livros durante o ano

in #writing6 years ago (edited)

Confira 4 dicas para encontrar mais tempo para uma boa leitura

Em tempos de redes sociais e internet, o que não faltam são distrações para roubar o nosso tempo. Sem contar os eventos pessoais ou as datas atípicas que colaboram para uma produtividade ameaçada.

Apesar de tudo isso, 2018 é o ano com mais feriado do século. Talvez, isso possa ser um bom indício para novas descobertas e um tempinho a mais para hobbies, como uma boa leitura.

Pode ser que você não seja um devorador de livros, como Agatha Christie que costumava ler 200 livros por ano, Mark Zuckerberg um a cada duas semanas ou Theodore Roosevelt de um a três por dia. No entanto, tem alguns títulos à espera que gostaria de tirar a poeira.

como-ler-mais-livros.jpg
No Brasil, a média de leitura por pessoa é de 4,96 livros por ano, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (Foto: Wokandapix/Pixabay)

Faça metas e organize-se

Pense em quantos livros gostaria de ler. Se for ajudar e houver a possibilidade, liste as obras de interesse. Dessa forma, terá uma noção se conseguirá tempo hábil para cumprir a meta estabelecida de um ano ou outro período. É indiferente. Também não se preocupe com a quantidade.

Depois disso, anote as suas leituras para compará-las no futuro. A comparação pessoal nos estimula.

Aproveite as ocasiões

Se possível ande sempre com um livro na bolsa ou mochila. O transporte pode ser uma ocasião, à espera no consultório médico, a falta de luz no serviço ou outro local. Eu já aproveitei cada uma dessas situações.

Se preferir, reserve um período do dia para ler um pouco, 15 minutos livres são um bom começo.

Um leitor médio leva cerca de um minuto para terminar uma página. Sendo assim, para ler um livro de 300 páginas por dia, precisará reservar 35 horas semanais.

Leve o tema das suas leituras para as conversas

Livros, filmes e as artes de uma forma geral aumentam a nossa percepção do mundo e das pessoas e, consequentemente, o nosso repertório de assuntos, sem contar a criatividade e tantos outros benefícios.

Como exemplo disso, posso citar O poder do Hábito. Depois que eu o li, consegui fazer várias analogias em inúmeros assuntos.

Não se prenda

A leitura é um exercício que deve ser prazeroso, e não uma obrigação. Por isso, se tiver lendo um livro por um tempo que seja muito chato, não hesite em abandoná-lo. Pode ser que ele seja uma indicação de uma pessoa que admira, não importa. Os gostos são individuais, você não é melhor ou pior do que ninguém por não ter lido um clássico.

Algumas leituras começam boas, depois entediam. Se for o caso, dê uma variada, assim toma fôlego para retomá-la em um momento melhor se desejar.

Assim fazia Harriet Klausner, uma ex-bibliotecária de uma escola americana, que que fez 31.014 críticas de livros na Amazon em vida. Se um livro lhe desinteressava, ela simplesmente parava.

5 livros para ler em 2018
Por que ler e escrever é tão importante para a vida

Sort:  

Dicas muito valiosas. Uma coisa que tinha dificuldade, era levar o tema das minhas leituras, para uma conversa. Já aqui no steemit, até da uma estimulada, pelas discussões e rentabilidade, de trazer conteúdos que gostaria de debater, e sempre tem alguém, nem que seja uma pessoa, para fazer uma boa discussão. Valeu pelas dicas @leticiachiantia

Com certeza, Matheus. O Steemit é muito bom nesse sentido tb, abre a possibilidade de muitas conversas que não teríamos o costume de ter. Obrigada pelo complemento! =)

Boa, @leticiachiantia! Eu já li muito quando tinha uma vida mais regrada :D Hehehehe! Preciso voltar a me organizar e estabelecer prioridades, obrigado pelas dicas ;)

Ultimamente ando lendo pouco tb, com tanto conteúdo na internet é difícil. Mas, é bom se organizar e procurar um tempinho! Obrigada pela presença =)

Boas dicas e eu estava até procurando algumas para esse ano. Como sempre me salvando Letícia hahaha....

Que bom, Tiago!! Fico feliz, eu li seu texto de ontem, só não tive tempo de comentar. Assisti Breaking Bad é muito legal, ainda não terminei quero retomar. O @diogo.dna foi nas locações, não sei se viu o post dele. Esse ano a série faz 10 anos!

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Obrigada pelo apoio!

Boas dicas. Infelizmente não tenho muito tempo para ler, devido a trabalho e redes sociais. Mas durante uns anos lia 1 hora por dia antes de ir dormir. Sabia tão bem. Tenho que voltar a essa rotina que só traz coisas boas.

Imagino. O bom é que a leitura não tira o sono, como o celular!

@leticiachiantia, minha meta desse ano é conseguir ler ao menos um livro por mês. Comecei o ano bem, já estou no terceiro livro! Suas dicas vão ser muito úteis para conseguir manter o ritmo da leitura! Obrigada!

Também estou me planejando para um livro por mês. Começou muito bem, parabéns! Se continuar assim, acho que vai se surpreender. Depois, divide suas leituras aqui no Steemit! =)

Como sou leitora tardia, ainda me custa um pouquinho me organizar mas arrumo pretextos para ir lendo. Apesar de não conseguir ler em transportes (fico enjoada), levo sempre um livro quando sei que vou ter de esperar. No momento banheiro também é bem bom.
Como, felizmente, convivo com gente que lê muito e discute tudo, sinto-me desafiada rsss

Obrigada pelas dicas... um abraço

Também não conseguia ler no transporte pelo mesmo problema. Mas, depois de um tempo vc acostuma, tem que ir tentando aos poucos. Quando vê que está passando mal, para um pouco, então se conseguir volta. Estar rodeada de pessoas que leem é muito bom, pq dá um estímulo a mais mesmo. Obrigada pelo complemento, abraço!

São quase quarenta anos tentando, fico mesmo péssima o resto do dia mas valeu a dica para eu insistir.
O que eu acho mais legal na turma é que eles conhecem a boa literatura e, também por isso, têm um senso crítico apuradíssimo. Farejam coisas boas e ruins de longe XD

Abraços pra você,

Tenho um monte de livros parados pra ler, mas acabo nunca reservando tempo pra isso. Estas dicas serão muito úteis para eu me programar melhor.

Muito obrigado!

Esse ano tb quero me organizar melhor, nem que seja um livro por mês. Feliz que tenha te ajudado, depois compartilha suas leituras aqui!

Exelentes dicas vou bota em praticar em 2018.
Vou me organizar pra volta a ler livros.

Obrigada, Alison! É isso ai, tenho certeza que o Steemit vai acabar sendo um estímulo a mais tb!

"Por isso, se tiver lendo um livro por um tempo que seja muito chato, não hesite em abandoná-lo." Espero desta vez encontrar um que valha a pena! haha

Peguei seu post emprestado e espero que não se importe.
https://steemit.com/pt/@felipehukken/top-5-post-em-portugues-de-29-01-a-02-002

Bom final de semana!

Imagina, fico muito lisonjeada. Muito obrigada de verdade!! =)

Coin Marketplace

STEEM 0.17
TRX 0.13
JST 0.028
BTC 57343.93
ETH 3104.42
USDT 1.00
SBD 2.12