5 livros para ler em 2018

in #writing7 years ago

Há alguns dias, eu dei algumas dicas de filmes que gostei de assistir em 2017 e ao longo da vida. Dessa vez, fiz uma lista de livros. Nesse ano, eu tentei ler mais. Foram 14 títulos. Um número que pode ser considerado muito ou pouco dependendo da pessoa. Para mim, acho razoável, poderia ser mais, porém foi o que deu no meio da correria do dia a dia.

Independentemente disso, resolvi reunir alguns livros que julgo bons. É uma forma que encontrei para memorizar (sou péssima nesse quesito) e instigar mais a minha leitura para o próximo ano.

Durante muito tempo, os meus livros prediletos foram os clássicos da literatura brasileira. Nesta lista, optei por não classificar nenhum deles. Até porque, considero que estou em uma fase mais para biografias e os baseados em fatos reais.

Detalhe: a lista não está em ordem de preferência

1. O Poder do Hábito - Por Que Fazemos o Que Fazemos na Vida e Nos Negócios

Esse livro me impressionou do começo ao fim. Hoje, posso dizer que é um dos meus preferidos. Os fatos conseguiram mudar a minha mente e percepção das pessoas e sociedade como um todo.

De autoria de Charles Duhigg, a narrativa é um profundo estudo sobre os métodos para a criação de hábitos saudáveis. O autor exemplifica inúmeros exemplos reais de pessoas, da sociedade e empresas que encontraram o sucesso, graças a uma simples mudança.

poder-hábito-resenha.jpg
(Fotos: Divulgação)

2. Transformando suor em ouro

Em um outro post, falei sobre um episódio muito interessante desse livro. Era a Roda da Excelência, criada pelo autor Bernardinho.

Apesar do fio condutor ser as experiências como ex-técnico de vôlei, o livro consegue adaptar qualquer exemplo de dificuldade enfrentadas na quadra ao mundo corporativo ou até mesmo as nossas vidas pessoais.

Outra característica positiva são as inúmeras frases inspiradoras presentes. Uma boa leitura para líderes incompetentes ou preguiçosos.

transformando-suor-ouro-resenha.jpg

3. Na toca dos leões

Nesse livro, Fernando Moraes conta a história dos fundadores e da W/Brasil, uma das agências de propaganda mais premiadas do mundo. Um relato tão cheio de reviravoltas que parece até ficção.

É interessante conhecer as histórias tão boas e dramáticas e, ao mesmo tempo, descobrir ou relembrar as principais propagandas de sucesso que vimos no passado na televisão ou outdoors. Muitas delas eu nem lembrava ou não conhecia, vire e mexe, enquanto lia, abri o YouTube para recordar.

toca-leoes-resenha.jpg

4. Rota 66 – A História da Polícia que Mata

Uma reportagem de verdadeiro fôlego, resultado de uma investigação árdua, meticulosa e audaciosa de cinco anos. Vencedor do prêmio Jabuti de 1993, o livro do jornalista Caco Barcellos mostra o trabalho da Polícia Militar de São Paulo entre as décadas de 1970 e 1990. O objetivo é denunciar a atuação irregular da Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota).

Não trata apenas de um livro bom pela sua história, se fosse assim poderia ter indicado Abusado - O Dono do Morro Dona Marta do mesmo autor que contextualiza de certa forma as raízes históricas dos problemas do Rio de Janeiro. Ambos são muito bons, porém Rota 66 é o tipo de narrativa que você quer terminar de ler em um único dia. Fiquei impressionada com a facilidade de entreter o leitor do início ao fim.

rota66-resenha.jpg

5. Notícias de um sequestro

Provavelmente, Gabriel García Márquez tenha muitos outros títulos mais atrativos. Porém, como disse no início a minha inclinação para histórias reais foi forte neste ano. Por isso, acho que merece um bom destaque esse relato. Também fruto de uma longa investigação, o livro trata dos dramas de sequestros ocorridos na Colômbia em 1990. Para contextualizar, o autor entrevistou dezenas de pessoas.

Os detalhes da narrativa são intrigantes e envolventes. Eles conseguem reproduzir o cotidiano dos cativeiros, as conversas entre os traficantes, parentes das vítimas e as repercussões dos fatos na vida dos colombianos.

noticias-sequestro-resenha.jpg

Agora, já estou preparando a minha lista para 2018. Tem alguma sugestão?

Sort:  

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Tem um livro que estou muito afim de ler, principalmente para treinar meu inglês, se chama "Quarter Notes and Bank Notes", fala sobre a vida financeira dos compositores da música de concerto entre séc XVII e XVIII.

Obrigada, vou dar uma procurada! =)

Adoro ler! :D Vou pesquisar as suas escolhas! Obrigada! :D

Por nada! Depois me conta! ;)

Concerteza! :D

Valeu pelas dicas! Sempre é excelente ler um bom livro!

Com certeza, valeu =)

Eu proponho-lhe esta edição da Landmark, de São Paulo, «Gabinete de Curiosidades» que acabou de sair no mercado brasileiro! Boas leituras.

capa.jpg

Dei uma pesquisada aqui, esse livro é seu né? Vou procurar ler sim. Achei muito legal que é escritor e novo no Steemit. Seja bem vindo também. Estou te seguindo agora ;)

@leticiachiantia é o meu último livro, sim. Muito obrigado. Espero que goste. E, por aqui, vamos falando. Um abraço amigo

Obrigado pelas dicas. Eu gostaria de conseguir ler mais livros mas é difícil. Mas ao menos consigo ler bastante na web. As vezes perco horas pulando de um artigo pro outro.
Um dos livros que li este ano que gostei bastante foi a biografia do Elon Musk. Uma história interessante desta pessoa que está mudando a mentalidade de várias indústrias como automóvel e viagens espaciais.
Outra dica que deixo é de um livro que li em 2014, mas sempre volto para rever algumas páginas. "A Trilha Menos Percorrida (The Road Less Traveled) do M. Scott Peck" Este livro traz bons insigths sobre a vida e um dos meus capítulos favoritos aborda o tema "amor" oferecendo uma definição para este sentimento.

Obrigada pelas suas dicas tb!! Vou procurar por esses. O ruim da internet tb acaba sendo isso, ficamos muito tempo conectados lendo uma quantidade muito grande de notícias, artigos e tantas outras coisas, que sobra pouco tempo para livros.

Valeu pelas dicas!

Que bom que gostou! Obrigada

Ótimas dicas..
Eu pude ler o livro "O Poder do Hábito", e super indico também..

Excelente ano novo, repleto de realizações, amor, saúde, prosperidade e boas festas @leticiachiantia!

Obrigada, tudo em dobro pra vc Ana!! =D

Ótimas recomendações, espero que em 2018 consiga ler mais livros.

Obrigada, todos nós! rs Bom fim de ano!

Só tenho a agradecer a sua lista. Fora o "poder do hábito", os outros ainda são novidade.

Eu indicaria alguns pra você, nesse mesmo estilo.
Ouse fazer o bem Se divertir Ganhar dinheiro
Onze dias de despertar
Oportunidades disfarçadas
Um novo mundo: O despertar de uma nova consciência
Rebeldes têm asas
Faça o tempo trabalhar para você
Mindset

Muito bom, vou deixar tudo anotadinho aqui! Obrigada pelas suas dicas tb!!

Bom que gostou ^^ boas leituras!

Coin Marketplace

STEEM 0.16
TRX 0.16
JST 0.030
BTC 58866.42
ETH 2515.85
USDT 1.00
SBD 2.46