A qualidade dos conteúdos no Steemit

in #writing7 years ago (edited)

Fique calmo & continue blogando

Desde que eu entrei no Steemit, eu escuto as pessoas falarem sobre a importância de um conteúdo de qualidade para o sucesso na plataforma. Eu concordo em partes com essa afirmação. Além disso, acho que esse termo pode ser ligeiramente intimidador para as pessoas que não têm muita aptidão para blogar seja com textos ou fotos.

O conceito de qualidade é um pouco subjetivo em determinados casos, pois depende de alguns critérios de análise, e também afinidade e empatia com o interlocutor. Para avaliar os bons conteúdos, as pessoas nem sempre ou necessariamente estão preocupadas com a escrita ortográfica ou gramatical, por exemplo, mas com o poder da mensagem, o quanto aquilo pode ser útil na vida dela naquele momento.

qualidade_conteudo_steemit.jpg
Prefiro o termo agregador, aquele conteúdo útil ou que fala comigo por algum motivo (Foto: Comfreak/Pixabay)

Partindo desse princípio, os bons textos serão aqueles que se conectam com que está na plataforma. Todos podem falar sobre qualquer coisa, desde conhecimentos em geral até uma experiência pessoal ou profissional. O retorno de leitores vem à medida em que há pessoas interessadas no assunto.

Ou seja, não adianta eu levar horas ou dias fazendo um texto incrível se ele não fala com ninguém que está aqui. Pode ser um assunto muito legal sobre astronomia, por exemplo. No entanto, ninguém votou ou comentou. A falta de interação não quer dizer grandes coisas. Para mim, uma das hipóteses é que não haja público sobre esse assunto.

Por isso, é importante que a plataforma cresça. Quanto mais pessoas tiverem aqui, mais a diversidade aumenta para tornar a comunidade autossuficiente. Embora haja um crescimento, ainda é pequeno. Prova disso, é que conseguimos contar a quantidade de posts novos por dia com a tag pt.

À medida que a regularidade e quantidade das pessoas aumentam, vamos conseguir tornar esse número incontável. Quando chegar esse dia, vamos ter que selecionar os blogs relevantes para acompanhar diariamente.

Ainda assim, a qualidade vai continuar subjetiva, pois o bom, sempre vai ser aquele que fala comigo naquele instante, que me toca ou agrega na minha vida por algum motivo. Além disso, o critério de afinidade e empatia vai ficar mais claro. Naturalmente, vamos priorizar os nossos amigos, ainda que aquilo nem seja tão útil para mim, afinal para alguns faz mais sentido acompanhar alguns tipos de histórias de quem conhecemos.

Por isso, eu sempre digo para as pessoas: não importa se você não sabe escrever bem. O importante é levar suas experiências e gostos com amor. Pode ser uma receita, um artesanato, uma poesia, uma história no trabalho, o relacionamento com os seus filhos, amigos, uma foto autoral, enfim qualquer situação ou hobby da sua vida. Certamente, alguém vai se conectar com você, porque gostou de aprender, rir ou ter conhecimento de alguma das suas vivências.

Enfim, não desanime porque o seu texto não deu o retorno que esperava. Talvez, os seus seguidores ainda não tenham chegado por aqui.

Obrigada pela leitura e por acompanhar. Escrito com o mesmo amor de sempre!

Ps: Para levantar os tópicos desse texto, não levei em consideração a questão da curadoria, uma outra história, que pretendo refletir em breve.

Outras dicas:
O voto e outras interações no Steemit
5 ferramentas úteis para os novatos no Steemit
Dicas de tags que geram recompensas
Como aumentar as chances de ser lido na internet

Sort:  

Upvoted em nome do Time de Curadoria dropahead!

Obrigado por seguir as regras.

AVISO: O time de curadoria dropahead não, necessariamente, compartilha das opiniões expressadas neste artigo, mas acredita que o esforço e contribuição do autor merecem melhor recompensa e visibilidade.

Ajude-nos a te dar upvotes maiores:

Upvote este comentário!
Upvote & Resteem o último Relatório de Curadoria dropahead!
Junte-se a Trail de Curadoria dropahead
para maximizar suas recompensas de curadoria!
Vote dropahead Witness com SteemConnect
Proxy vote dropahead Witness
com SteemConnect
Delegue/Doe STEEM POWER para @dropahead
Faça o mencionado acima e nós teremos mais STEEM POWER para dar a VOCÊ maiores rempensas da próxima vez!

Novidades dropahead: How to give back to the dropahead Project in 15 seconds or less

Escrevi um post agora pouco seguindo a vibe desse teu post: https://steemit.com/pt/@wiseagent/steemit-fale-sobre-o-que-quiser-mas-deixe-para-fazer-isso-quando-a-inspiracao-vier.

Apesar do gosto de ser subjetivo, precisamos ponderar como as coisas devem ser feitas e ter paciência para esperar as ideias surtirem efeitos.

Gostei do seu post tb! Eu sempre acho que menos é mais, no começo eu tb fazia vários post, mas depois eu pensei que não valia muito a pena, se tiver muitas ideias por dia, às vezes pode ser bom fracionar. A questão da autenticidade é tudo mesmo. Em relação à qualidade, é bom avaliar e ter "bom senso", mas tudo é particular de qualquer forma. Na internet, é possível ver de tudo, tem várias pessoas, youtuber por exemplo ganhando dinheiro com conteúdo que eu acho bem ruim, mas por outro lado têm pessoas que não gostam de literatura. Então vai entender... Pode ser amadurecimento intelectual envolvido ou outra explicação para a preferência. Eu mesma têm vários blogs que eu não perdia um dia de ler no passado, hoje em dia nem passo perto, pq aquele conteúdo/abordagem não me desperta mais interesse.

Boa, @leticiachiantia! Conteúdo bom é o que tem leitores, não é mesmo? Hehehehe! Por isso, acho muito mais importante formar o público primeiro, descobrir o que mais gostam de ler e, finalmente, se preocupar com o que escrever. Sem audiência, mesmo que você passe um dia inteiro elaborando o texto, o esforço será em vão. E, claro, nem todo texto fará sucesso. Muitas vezes o que você menos espera é o que terá mais repercussão, então deixe que os leitores indiquem o caminho. Obrigado por compartilhar ;)

@casagrande bem por ai mesmo. Está tudo ainda no começo, então as pessoas têm dificuldade de perceber onde há demanda, acho que está todo mundo meio que "caçando" conteúdo. Mas, aos poucos, surgirá algumas possíveis segmentações mais claras. Por enquanto, principalmente, para quem acabou de chegar acho que não vale a pena ficar muito se preocupando com esses detalhes, mas ir mais pelo coração, aquilo que dá vontade de falar e que vai ser bom compartilhar. Valeu!! ;)

Gosto é algo subjetivo, realmente e ser pago pelo conteúdo que se posta aqui é um discurso que há muito tempo não acredito no Steemit. Mas, a nossa motivação deve ser o prazer em escrever, em externar os nossos pensamentos, reflexões e mostrar aquilo que fazemos de melhor. Se ligarmos muito para as merdas que fazem as baleias ou curadores, paramos aqui e eu, se depender de mim, nunca irei parar :)

E vc nem deve parar mesmo. Sim, o prazer da escrita é tudo. Muitas contas de quando eu entrei e seguia, hoje em dia, pouco tempo depois, estão inativas. Isso quer dizer algumas coisas, uma delas é que provavelmente essas pessoas estavam mais pelo dinheiro. Mas, quem vier pelo $ não vai conseguir ficar por muito tempo. Essa questão das baleias é uma informação importante, bem lembrando. Eu vejo um tipo de curadoria de alguns perfis o que é bom, mas por outro lado tb existe sorte em alguns casos.

Eu percebo que as pessoas ficam um pouco receosas do que postar e nessa dúvida, acabam tardando para descobrir se serão aceitos. A gente fala muito bem do que entende bem, do que gosta. É o que sempre digo. Faça o que sabe fazer melhor e as oportunidades de saber algo diferente, aparecerá.
Ótimo post, Leticia!

Você tem toda razão! O melhor caminho é falar daquilo que gosta e entende, a escrita fluirá. Eventualmente, pode vir algumas dificuldades para ordenar as ideias, mas com vontade e prática tudo vai se ajeitando. Obrigada, abraços!!

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Obrigada pessoal!!

Esse ponto é muito importante você tocar e até já comentei uma vez... Se não tem a interação, não adianta você se matar em fazer algo e esperar algum retorno positivo com isso. Seja original, tenha interação e o resto a gente pega no caminho! hehehe

Isso mesmo, vc resumiu bem. A intenção é tudo, o resto vem no momento oportuno. Valeu!! =)

O importante é escrever com sinceridade, mostrar experiências com verdade!

Exatamente! Escrita é emoção e dá para perceber quando houve dedicação no conteúdo, mesmo que ele seja simples. Obrigada pelas palavras!

Exatamente! A escrita é das coisas mais transparentes que conheço! Obrigado eu!

Excelente @leticiachiantia. Como eu sempre digo... Se você tem leitores e eles votam, compartilham e comentam as suas postagens isso já é sinônimo de que suas postagens tem conteúdo. Oras, eu não suporto as músicas do Pablo Vittar, mas existem pessoas que gostam, para mim, ele não tem talento ou conteúdo, porém, para outras pessoas possui. O que não podemos fazer é postular algo que não gostamos como sendo ruim para todos, afinal, como sempre digo, gosto é que digital, cada um tem a sua e ninguém tem igual.

Exatamente @robertoueti, obrigada por esse complemento! Temos que respeitar o gosto das outras pessoas e parar de achar que só o que a gente gosta é bom. Os gostos envolvem muita coisa. Abraço!

Inteiramente de acordo, se alguém me perguntar quais os critérios de qualidade a seguir, este será o post que irei apresentar.. Não diria melhor de forma alguma.. Muito obrigado :)

Que bom saber disso! Obrigada pelo comentário! =)

Coin Marketplace

STEEM 0.16
TRX 0.16
JST 0.030
BTC 59608.09
ETH 2475.05
USDT 1.00
SBD 2.46