Pinguim da Relva

in #pt6 years ago (edited)

image
fonte tumblr.com

ALCUNHA É BULLYING?

This post was written in Portuguese. Consider using Google Translate or other online translator to help you with translation.

Eu acho que nem sempre, vou contar a minha história que se iniciou na idade escolar do preparatório na cidade de Setubal.
Para ajudar nos estudos meus pais me colocaram numa explicação (aulas de reforço) perto de casa. Era o prof. Pinheiro e sua esposa, eles moravam numa vivenda quase em frente ao Liceu, nos intervalos iamos jogar bola para a moradia ao lado que era de um juiz e pai do meu amigo Dias Pereira.
Foi ai que eu fui agraciado com a alcunha de Pinguim de Relva. O Rui Jorge que era sempre o lider das brincadeiras me chamou desse jeito pelo facto de ter os meus pés apontando para os lados.
Eu levei na esportiva e até gostei dessa alcunha que me acompanhou varios anos da minha vida.

No Liceu ninguém me tratava pelo meu nome somente os professores, se alguem chamava por Paulo eu nem ligava mas se ouvia Pinguim era comigo mesmo e logo respondia.

Hoje se fala muito em bullying. eu acho que colocar apelido ou alcunha nem sempre é depreciativo, a intenção foi brincar com uma característica do meu andar com os pés para o lado.
No entanto tenho visto muitos relatos de casos gravíssimos de verdadeiras agressões psicológicas explorando defeitos aparentes e que ja causam bastante sofrimento aos portadores por si chegando mesmo ao desfecho de suicidio nalguns.

Cabe a todos nós sociedade educar os nossos filhos para que nesses casos não haja segregação e sim apoio explicando o que essas pessoas ja sofrem e como é importante ajudar sendo amigo, companheiro, convidando a participar nas atividades do dia a dia como brincar, estudar, praticar qualquer desporto, etc.

Vamos fazer deste mundo um mundo melhor.

Hoje escolhi a musica Friends will be friends
artista Queen
ano 1986
album A kind of magic
faixa 5
https://g.co/kgs/yd5ntF
youtube

steemer oficial light_preview.png

Sort:  

Upvoted em nome do Time de Curadoria dropahead!

Obrigado por seguir as regras.

AVISO: O time de curadoria dropahead não, necessariamente, compartilha das opiniões expressadas neste artigo, mas acredita que o esforço e contribuição do autor merecem melhor recompensa e visibilidade.

Ajude-nos a te dar upvotes maiores:

Upvote este comentário!
Upvote & Resteem o último Relatório de Curadoria dropahead!
Junte-se a Trail de Curadoria dropahead
para maximizar suas recompensas de curadoria!
Vote dropahead Witness com SteemConnect
Proxy vote dropahead Witness
com SteemConnect
Doe STEEM POWER para @dropahead
12.5SP, 25SP, 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP
Faça o mencionado acima e nós teremos mais STEEM POWER para dar a VOCÊ maiores rempensas da próxima vez!

Novidades dropahead: How to give back to the dropahead Project in 15 seconds or less

@matheusggr e @paulosabaibi Nestes casos de BULLYING tem que haver uma preparação dos pais e professores para identificarem comportamentos fora do padrão e procederem com sabedoria e não enveredando pelo caminho mais fácil e usual que é o castigo. Não nos podemos esquecer dos servicos publicos tais como de assistencia social, de saude e mesmo conselhos tutelares que deverão estar preparados para encarar tais situações.
Posso dizer com convivo com um caso de bullying na minha casa e que foi causado por uma professora hoje infelizmente se transformou numa depressão de dificil tratamento.

Exatamente @pataty69. Tem que haver melhor preparo, tanto institucional quanto de relação pessoal. As repercussões são essas como disse, além de outras também. E algumas coisas depende de se discutir esses assuntos, entende-los, como estamos fazendo e como vem sendo feito nos últimos anos. Antes não existia nem o termo bullying, hoje já temos o termo, agora nos cabe fazer pessoas que não entendem ou não viram as consequências entender também. É um tempo que foge ao nosso controle, mas fico feliz de estarmos aqui discutindo esses assuntos e fazendo nossa parte. Obrigado pela discussão.

É um questão bem interessante, e o mais importante é a repercussão do apelido para quem o tem, nem sempre as pessoas fazem por mal, mas quem sofre o bullying, com apelidos que geram desconforto a pessoa, tende a sofrer muito com essas brincadeiras. Uma questão que sempre essas discussões se esbarram é de quem já sofreu e diz que não é nada, porem atendo muitos pacientes vitimas de bullying, e que não encontram alguém para conversar e ser entendido.

É sempre importante nas brincadeiras, que seja para todos brincadeira, para quem não é brincadeira, nem sempre se expõe, até porque muitas vezes até piora as agressões, e leva isso para casa.

A cultura do bullying existe, e foi legal trazer essa discussão, só que o peso de quem sofre o bullying, que vão desde apelidos, a agressões físicas, morais, em uma etapa que é muito importante para criança e adolescente lidar com o social, só é visto nos extremos que são doenças, com suicídios e por vezes homicídios.

E não tem como evitar os extremos, se não trabalhamos essa cultura de brincadeiras que satisfazem os que brincam, mas que agride os alvos das brincadeiras. E sua conclusão é muito clara, parabéns! Dar atenção aos filhos com dialogo, e entendimento, evita que ele se isole em casos de sofrimento.

Saludos desde venezuela.. tengo un concurso si te animas te pasas y si te atrae participa =) https://steemit.com/spanish/@martnz18/concurso-2-motivado-en-steemit-apoyando-nuevos-usuarios

Your Post Has Been Featured on @Resteemable!
Feature any Steemit post using resteemit.com!
How It Works:
1. Take Any Steemit URL
2. Erase https://
3. Type re
Get Featured Instantly � Featured Posts are voted every 2.4hrs
Join the Curation Team Here | Vote Resteemable for Witness

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by pataty69 from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, theprophet0, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.

Hi,
Penguin is my favorite animal. Seeing the penguin on the TV seems to be involved.
I liked your post.
Thanks for shear it.

Happy Steeming.

Coin Marketplace

STEEM 0.21
TRX 0.13
JST 0.030
BTC 67753.34
ETH 3502.65
USDT 1.00
SBD 2.82