Somos frutos de nossas escolhas ou já nascemos pré-destinados a viver o que vivemos?

in #pt5 years ago

Esses últimos dias eu tenho me dedicado a refletir sobre minha vida, minhas escolhas e aproveitando para fazer uma autoanalise acerca de tudo. O que me veio à cabeça foi, se as minhas escolhas fossem diferentes a minha vida seria a mesma de hoje ou não? Veio-me a mente quando algumas pessoas diziam que “Deus escreve certo por linhas tortas”, seria improvável alterar o curso de nosso destino? Sim, tenho muitas interrogativas na minha cabeça, porém algumas semanas debruçadas sobre minha própria história me conectando a minha própria existência eu me deparei como muitas vezes somos permissivos com as coisas que nos cercam, provocamos a tempestade e depois reclamamos da chuva que nos molha.

Eu percebi que eu tenho certa dificuldade em encarar e lidar com o real, nem sempre o real é tão agradável aos olhos e ao coração, mais é imprescindível assumir essa posição para conseguirmos colocar as coisas em seu determinado lugar. Com essa nova consciência comecei a observar todas as coisas desagradáveis que vinham ocorrendo e por que de toda recorrência, era uma cacetada atrás da outra, até que quando comecei a me questionar por que eu não evitava, então descobri que eu estava acostumado com tudo isso, estava sendo cômodo pra mim. Geralmente quando nos adaptamos com uma trabalho, um relacionamento amoroso  ou até mesmo um estilo de vida é muito difícil imaginar uma vida fora daquilo que já faz parte do nosso “eu”,  e com isso as vezes se torna impossível conseguir perceber os danos físicos, mentais e sociais que nos provocam e isso não tem haver com destino ou sorte e sim as escolhas ou até mesmo a falta dela.

Eu ainda não consegui resolver tudo, porem decidi zerar minha vida e começar do nada, primeiro passo tem sido me conhecer e me escutar, coisa que nesses 27 anos as vozes que eu ouvia era dos outros. Tem sido um desafio passar esse tempo comigo mesmo, por que eu nem sei mais o que eu gosto de fazer, ouvir, onde ir, assistir sinto que até a identidade eu perdi. Acredito que o principio seja esse mesmo, a partir do momento que estou bem como meu eu interior tenho condição de lidar com o mundo externo, sabendo que eu existo independente de influencias sejam elas quais forem, a priori a motivação da vida de qualquer um deveria ser intrínseca não desfazendo de outros tipos de motivações.  

No fim tudo se torna aprendizagem, a algum alguns dias eu ouvi que devemos aprender na abundancia e muito mais na falta dela, ambas as situações apesar de diferentes nos traz grandes lições!!!!

Sort:  

Olá bem-vindo ao Steemit.
Lidar com o real e com as suas influências no nosso self é o objetivo da nossa vida.
Aquilo que não queremos ver em nós próprios, a face escura da nossa mente torna-se o nosso Fado na vida como a morte e o envelhecimento.
Toda a luta para nos encontramos e perceber a realidade e seus constragimentos ao nosso crescimento pessoal torna-se na construção do nosso destino.
A realidade é uma representação da nossa vontade e o que vemos refletido é produto da nossa mudança consciente, e que é o nosso Destino.
O homem é uma compilação de erros da sua aprendizagem e das suas escolhas que modificam a existência.
A nossa cultura de linguas latinas têm muita tendência para atribuir os seus problemas ao Fado da Vida, e aceitá-lo submissamente sem o questionar.
No fundo na vida tudo o que vemos como Fado (que deve só ser a morte e a velhice) , é vida não vivida e reinvidicada á existência, reduzindo a nossa vontade e ação para materializarmos o nosso Destino.
Quando decidimos conhecer-nos cada vez mais identificamos na realidade o produto da nossa vontade e escolhas, e que somos donos do nosso Destino até o Fado nos pegar.:(
Venham mais conteúdos de qualidade como este que alimenta a visão do Steemit.

Congratulations @jonas1991! You have completed the following achievement on the Steem blockchain and have been rewarded with new badge(s) :

You received more than 50 upvotes. Your next target is to reach 100 upvotes.

You can view your badges on your Steem Board and compare to others on the Steem Ranking
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

Do not miss the last post from @steemitboard:

The Steem community has lost an epic member! Farewell @woflhart!
SteemitBoard - Witness Update
Do not miss the coming Rocky Mountain Steem Meetup and get a new community badge!
Vote for @Steemitboard as a witness to get one more award and increased upvotes!

Coin Marketplace

STEEM 0.31
TRX 0.12
JST 0.033
BTC 64605.91
ETH 3159.61
USDT 1.00
SBD 4.11