Berro de CARNAVAL 2017/2018

in #pt6 years ago

6.JPG

♪ Eu quero é botar meu bloco na rua! ♫

Começando essa postagem com uma das minhas canções preferidas! Bloco na Rua do eterno Sérgio Sampaio (quero escrever sobre ele qualquer hora).

Nunca fui muito uma pessoa "carnavalesca", até por uma questão geográfica, morando no interior da região Sul do Brasil. Lembro da minha mãe xingando as chamadas de carnaval nas propagandas da Globo - "Ah! Vai começar essa bobeira!" - doces palavras.

Mas... crescemos e como bons filhos, criamos opiniões próprias e começamos a questionar o mundo a partir das nossas próprias percepções e convicções. O Carnaval para mim, foi uma dessas coisas, comecei a ter minha própria visão sobre o evento.

Sobre as chamadas da globo, fiquei feliz quando começaram a tirar a hipersexualização da Globeleza e achava bacana as canções de samba, os hinos das escolas.

4.JPG

Comecei depois de adulta a compreender e respeitar mais o contexto antropológico da festa, a sua grandiosidade cultural. Respeitando o evento com o mesmo respeito que tenho em outras manifestações culturais e até religiosas.

Não pretendo entrar aqui em um resgate histórico do evento, ou trazer um embasamento teórico, só quero mesmo compartilhar alguns registros que fiz no pré carnaval ou também conhecido como Berro de Carnaval - em Curitiba - PR.
Embora eu já tenha ido ao carnaval carioca (achei lindo e gigante), trago esses registros de Curitiba, pois, é a cidade onde moro atualmente e acho uma festa ainda muito singela.

5.JPG

Falar do carnaval em Curitiba é não querer competição e sim, apenas uma folia honesta! Não somos uma potência carnavalesca até porque, a cidade no carnaval em si, esvazia! As pessoas acabam migrando para praias, casas de parentes ou vão para os grandes polos do evento (Rio, São Paulo, Olinda, Bahia...) mas quem fica, ou melhor, para quem começa a folia, com esses chamados Berros é divertido!

1.JPG

Passei a gostar sobretudo, da honestidade do evento e da forma orgânica que acontece. Aquele momento em que se você dançar, rir, brincar, se fantasiar, você não é tido como espalhafatosa, louca ou qualquer coisa, o momento onde podemos ser e brincar de ser feliz!

As fotos dessa primeira parte, foram do ano passado (2017), a maioria do Largo da Ordem, onde crianças, adultos brincavam em sua ludicidade. E por incrível que pareça tinha SOL!

2.JPG

Esse ano (2018), tá bem mais difícil climaticamente, chove, chove, chove sem parar!
Mas, conseguimos uma tarde sem chuva e foi o suficiente para sairmos brincar, foliar! Meu companheiro, muito engajado em seus propósitos carnavalísticos, fez sua própria fantasia (motivo de orgulho para ele nos carnavais, a criatividade e o engajamento em produzir e não comprar pronta) - Foi de MON ou o famoso Museu do Olho do renomado Oscar Niemeyer, um dos principais pontos turísticos da cidade.

6.JPG

Depois é só curtir, com muito respeito claro, sempre compreendendo até onde podemos ir!

1.JPG

Gosto muito de saber que é uma festa muito ampla, que abre espaço para todas as tribos, cores, classes, idades. Um momento onde podemos compartilhar e dançar sem julgamentos.

2.JPG

Essa sou eu, não muito fantasiada, mas feliz pela companhia e pelo momento. Realmente estou pensando em começar a usar fantasias de carnaval como assessórios cotianos (risos).

4.JPG

Finalizado a sessão com essa foto, dos pés em meio aos confetes. Gosto muito do carnaval de rua, dos blocos, das canções, da população de forma despretensiosa e harmoniosa. Sei que todo carnaval tem seu fim, mas esse ainda está no começo.

Abraço e se quiser compartilhar comigo as fotos do seu carnaval, adoraria vê-las!

3.JPG

Sort:  

Adoro carnaval de rua

É muito bom @claudialoureiro sinto que é uma parte muito sincera desta festa toda! Obrigada pelo retorno.

Upvoted em nome do Time de Curadoria dropahead!

Obrigado por seguir as regras.

AVISO: O time de curadoria dropahead não, necessariamente, compartilha das opiniões expressadas neste artigo, mas acredita que o esforço e contribuição do autor merecem melhor recompensa e visibilidade.

Ajude-nos a te dar upvotes maiores:

Upvote este comentário!
Upvote & Resteem o último Relatório de Curadoria dropahead!
Junte-se a Trail de Curadoria dropahead
para maximizar suas recompensas de curadoria!
Vote dropahead Witness com SteemConnect
Proxy vote dropahead Witness
com SteemConnect
Doe STEEM POWER para @dropahead
12.5SP, 25SP, 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP
Faça o mencionado acima e nós teremos mais STEEM POWER para dar a VOCÊ maiores rempensas da próxima vez!

Novidades dropahead: How to give back to the dropahead Project in 15 seconds or less

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Muito bom! Já tinha alguém fantasiado com motivos de bitcoin ou alguma criptomoeda? :-) Se quiser tb dá pra incluir o post no http://www.steemitworldmap.com, é só adicionar um código da localização a partir do FAQ no site. Outra coisa, estou propondo em transferir parte das recompensas líquidas dos posts #BlocoChain que estou publicando para ajudar nos gastos em fantasias e adereços, se quiser participar daí de Curitiba é só avisar. Valeu! Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

Obrigada @wagnertamanaha ! Ainda não vi ninguém, mas estamos quase lá! hahah... Vou ver aqui como faço pra incluir a localização e sobre a transferência, só vou entender melhor como funciona a coisa e participo (to meio perdida ainda :( ) Mas obrigada pelas dicas e mesmo não sendo um dos carnavais mais "fortes", tem seu charme. Abraço!

Blz, qq dúvida é só avisar. Hj na capa do jornal Folha de SP tinha uma chamada dizendo que os cílios postiços gigantes vão fazer sucesso neste carnaval, se conseguir imaginar como customizar um destes, parecendo formado por letras S azuis (inspirado no logo do Steem blockchain), pode ficar legal :-) Depois é só postar com a tag #BlocoChain dizendo qto custa que tento ajudar na vaquinha com criptomoedas STEEM/SBD. Valeu!!

Esse é o verdadeiro carnaval! Show! (;

Concordo plenamente @lordemau !

@edguimaraes, Parabéns! O teu post está entre os melhores que eu li durante essa semana. Podes ler o meu post neste link. Bom domingo!

Obrigada @camoes acabei de ver aqui e fiquei muito lisonjeada! Ótimos post! Lerei sim e obrigada pelo apoio! Abraço e ótima semana!

Eu sou curitibano e nunca pulei Carnaval, acredita? Deve acreditar. Gostei muito do seu post e de saber que existem mais pessoas do Sul produzindo conteúdo legal para o Steemit. Abraços!

Eita @croniquista ! hahaha... acredito sim! Aliás, neste domingo, fomos novamente e é muito perceptível a falta de "afinidade" do curitibano com esta festa, muita gente olhando, só observando e poucas pessoas dançando, mas acho que isso é só mais um reflexo do ar provinciano de Curitiba. É legal mesmo saber que de uma forma mais tímida, o negócio acontece por aqui também! Abraço e nos vemos pelas ruas à fora - Curitiba é um Ovo!

Certamente... Na verdade, precisamos fazer um encontro dos steemians Curitibanos 😁

Semprei gostei de carnaval! As pessoas esquecem dos problemas e saem nas ruas p. se divertirem. A alegria é contagiante!!!! Parabéns pelo seu post!

Obrigada @naturald acho que é essa parte que me fascina, como disse, "esquecer dos problemas", acho que esquecer do próprio medo que criamos de aproveitar a cidade. Acabamos criando barreiras no dia-a-dia, violência e tal... e o carnaval de rua meio que quebra esse temor e convida para festa. Abraço!

Eu não gosto de carnaval mas te dei meu voto :)

@malunadolny hahaha... entendo Malu! Como até mencionei no texto, a mãe também não gosta o que me fez criar um "pré-conceito" sobre o carnaval. Demorei a entender e a gostar, ver a festa como um momento de poder dar um extravasada sem medo do senso comum, dos julgamentos! Sair na rua, a qualquer momento, fantasiada sem, toda popurinada, dançar e sorrir sem medo de ser chamada de "louca" - enfim, acho que é um pequeno descanso social - o momento onde pomos as fantasias mais tiramos as máscaras!

Olá @edguimaraes, fiz um post mencionando você por causa da sua publicação! Se puder, espero que possa conferir neste post. Tudo em prol de uma boa interação para nossa comunidade #pt. Até mais!


Leitura com o coyote.png

Olá @coyotelation Ah! Fiquei mó feliz aqui com sua menção! Estou indo conferir sim!
Abraço e salve a comunidade brasileira! haha

Coin Marketplace

STEEM 0.26
TRX 0.11
JST 0.033
BTC 63868.85
ETH 3063.91
USDT 1.00
SBD 4.10