Votos Virando Poeira e a Dificuldade para Recompensar Comentários

in #pt6 years ago

Interagir com quem comenta nos nossos posts é muito importante para desenvolvermos nossa base de leitores no Steemit. No meu caso, tento responder à maioria dos comentários e também costumava deixar um upvote sempre que possível, pensando que a fração de centavo do meu voto estivesse dando uma forcinha para os autores dos comentários... mas descobri que esses upvotes não estavam servindo para nada!

Recentemente fiquei sabendo sobre mais uma peculiaridade da plataforma do Steemit. Quando chega a hora do pagamento do post ou comentário sete dias após a publicação, se a recompensa for menor que um certo valor, o autor simplesmente não recebe nada! Esse limite mínimo está sendo chamado pelos usuários de "dust threshold", ou "limite de poeira".

Imagem cartoon simplista de nuvens de poeira

Fonte da imagem: Openclipart

Esse limite é necessário, tanto para não sobrecarregar o servidor com um número excessivo de cálculos de operações muito pequenas, quanto para não recompensar spammers que sujam a plataforma postando um monte de lixo e ganhando upvotes minúsculos. Porém, o limite também pode ser bastante cruel, principalmente com os novatos.

Considere estas situações de exemplo:

  • Você criou um post (ou comentário, já que a blockchain considera comentários como se também fossem posts). A semana passa e dez pessoas votam no seu post, mas os votos de nenhum deles vale $0,01, e a recompensa do seu post continua aparecendo como $0,00. Chega a hora de receber o pagamento das recompensas e... você não recebe nada.
  • Enquanto isso, o total das recompensas de outro post está aparecendo como $0,01. Chega a hora do pagamento e... nada também! Como assim?

Um dos meus primeiros posts recebeu alguns votos, mas a recompensa ainda ficou em $0,00, e não recebi nenhum pagamento por aquele post. Eu pensei que fosse porque não chegou a $0,01, porque logicamente fazia sentido ($0,00 significa 0). Apenas recentemente, aprendi que não foi por isso, e que $0,01 também não é o limite mínimo.

Afinal, qual o valor mínimo das recompensas para recebermos pagamentos, então?

Os usuários estão tentando descobrir, mas ainda não se sabe ao certo. Tinha lido que era $0,02, mas depois o @thedarkhorse postou alguns testes (em Inglês) em que conteúdo com recompensas de $0,02 não foram pagos, enquanto conteúdos de $0,03 foram. De qualquer forma, tem outros fatores que podem puchar o valor para baixo do limite, como a flutuação no preço do STEEM. Então, para garantir, é melhor considerar o limite como sendo $0,03.

E isso me fez perceber que já joguei um monte de votos fora! Ao receber comentários nos meus posts, eu costumava votar nos comentários para indicar que gostei dos comentários, e também porque achava que assim estaria dando um apoio, mesmo que mínimo, às pessoas que comentaram. Afinal, mesmo que meu voto valha algo como $0,002, pensei que fosse melhor do que nada. Mas não! Acontece que meus votos estavam sendo considerados como nada! Foi triste descobrir que todos aqueles votos estavam apenas virando poeira e não serviram nem como apoio mínimo. Já é difícil outras pessoas encontrarem os meus posts, e é mais difícil ainda encontrarem e votarem nos comentários dos meus posts. Então geralmente só eu que votava nesses comentários, e como meu voto em 100% não vale nem $0,01 ainda, o total das recompensas obviamente foi menor que 3 centavos, e quem comentou acabava não recebendo nada...

Ou seja, se seu voto vale menos de $0,03 e - como comumente acontece com comentários em posts não populares como os escritos por nós novatos - mais ninguém votar no que você está votando para que a recompensa supere o limite, não adianta nem votar. O autor do conteúdo não ganhará nada e você só estará desperdiçando poder de voto, que você vai ter que esperar horas para recuperar.

Não votar!? Mas isso é cruel! Eu quero apoiar quem comentou nos meus posts... mas também não quero desperdiçar votos. E agora?

O ideal seria poder dar votos valendo $0,03, mas isso está fora de questão para muita gente (eu mesma estou lutando para meu voto chegar em $0,01 e achando difícil!). Então, para contornar o problema e garantir que a pessoa vai receber a migalha do seu voto, mesmo que valha menos que $0,01, você pode fazer o seguinte. Em geral:

  • Vote em posts que já tenham sido votados por mais alguém e conseguido chegar nos $0,03.
  • Vote em comentários que já tenham sido votados por mais alguém e conseguido chegar nos $0,03.

Ou, para o caso específico em que você está tentando apoiar alguém que comentou no seu post, em vez de votar no comentário, responda ao comentário para agradecer e dizer que gostou, depois encontre um post da pessoa que tenha atingido pelo menos $0,03 e vote no post. Desta forma, a pessoa receberá o valor do seu voto quando o pagamento do post dela chegar, e seu voto não será desperdiçado.

Conclusão

Infelizmente, muita gente desconhece esse limite porque essa informação é muito pouco divulgada (não está nem no FAQ!) e só começou a ter mais destaque depois que o @timcliff escreveu um post (em Inglês) propondo aumentar esse limite para tentar diminuir spam, e vários usuários começaram a escrever sobre o assunto. Tenho certeza de que tem muitas pessoas que não sabiam disso ainda e, como eu, votavam em comentários pensando que estavam ajudando quem comentou, sem saber que seus votos estavam apenas virando poeira e sumindo. Como apontado pelo @thedarkhorse em um dos comentários no post sobre os testes (em Inglês), é triste pensar que milhares de votos de $0,01 e até mesmo de $0,02 estão sendo silenciosamente jogados fora todos os dias...

Sort:  

Também acho isso bastante injusto. Voto é voto não importa o valor deveria ser pago. E isso é injusto justamente com quem mais precisa, que são os novatos.

Até acho válido o motivo de ter um limite mínimo para não sobrecarregar o servidor e para dificultar o spam, mas bem que o limite podia ser menor, algo como $0,01. Para novatos é difícil tanto dar quanto receber $0,03! E acho que a regra deveria ter sido melhor difundida, pelo menos...

Pois é. Acaba virando um problema de ovo e galinha. Ninguém consegue aumentar o poder do voto pq o voto não ajuda...

You got a 2.08% upvote from @brandonfrye courtesy of @discernente!

Want to promote your posts too? Send a minimum of .10 SBD or Steem to @brandonfrye with link in the memo for an upvote on your post. You can also delegate to our service for daily passive earnings which helps to support the @minnowfund initiative. Learn more here

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
BraZine.png

Foi a primeira vez que vejo um post seu. Poste mais, preste atenção nas dicas do @robertoueti.
Vou comentar uma parte de seu post que me chamou a atenção:
"Já é difícil outras pessoas encontrarem os meus posts, e é mais difícil ainda encontrarem e votarem nos comentários dos meus posts. Então geralmente só eu que votava nesses comentários, e como meu voto em 100% não vale nem $0,01 ainda, o total das recompensas obviamente foi menor que 3 centavos, e quem comentou acabava não recebendo nada..."
Esse mimimi não vai te ajudar em nada!
O seu post é ótimo, tem conteúdo, mencione as fontes, como nesse post do @pataty69, o qual você provavelmente leu.
Pare de mimimi e faça parte do jogo, siga as regras, tem um grupo no telegram de usuários bem mais gabaritados que eu e que podem te ajudar muito.
Bem vinda ao jogo!

Opa, não tinha lido ainda (li agora). Só tinha lido sobre o assunto em Inglês. Obrigada pelas recomendações.

Não sabia disso... Triste, mas é bom saber. Eu sempre dava o upvote no comentário pelos motivos que você falou. Agora descubro que isso não vale de nada... :/

Pois é, triste mesmo... :( Pior que a tentação de votar em comentários é grande. É preciso acostumar.

Sim, criei essa mania. Às vezes não tem muito o que responder e aí eu curto para mostrar que, pelo menos, li. O jeito é tentar se acostumar a não fazer isso hahaha

Eu tava na mesma que a sua, voto em todo mundo que comenta meus posts, sempre dando uma resposta tb. Concordo que é legal ter um limite para evitar spammers, mas esse limite poderia ser mais ameno mesmo. Gratidão por compartilhar a informação! Forte abraço!


projeto #ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil


Essa informação foi a mais útil da semana, tanto para mim quanto para a galera do ptgram. Até mudamos nossa política de votar em comentários graças a seu post. Vim aqui agradecer pela informação que vai nos economizar muito votting power que estava sendo desperdiçado em comentários. Abraço.


projeto #ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil

Opa, que legal! Fico contente ao ler isso :D .

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.15
JST 0.029
BTC 63931.73
ETH 2663.43
USDT 1.00
SBD 2.84