Colectivismo vs. Individualismo

in psychology •  2 years ago  (edited)

Colectivismo(esquerda) e Individualismo(direita) podem ser Verticais ou Horizontais

Este artigo é sobre a distinção entre Colectivismo e Individualismo nas vertentes vertical e horizontal distinguível nas suas relações com estruturas centralizadas ou descentralizadas onde ocorrem.
São as oposições ideológicas destas duas ideologias que varrem todo o espetro de todas as correntes politicas actuais baseadas na centralização, dos nazis e extrema direita, á social democracia, ao socialismo e ao comunismo massificado.
Mussolini foi o primeiro fascista, que num excesso de verticalismo individualista, fez o casamento dos políticos e das empresas celebrados hoje na atual "Porta Rotativa",sob a cumplicidade dos media e do capitalismo selvagem com a falsa globalização que reafirma a concentração de poder da "Máquina" sobre a vontade das pessoas.
Não é de admirar que, ultimamente, as figuras fascistas "ecléticas" mais eleitas na política são os empresários poderosos dos negócios, como de costume suportados pela ideologia do Verticalismo Individualista .

Estabelecer objetivos com ideais errados nunca levou á ascensão da Humanidade.

O exercício do Individualismo Vertical em estruturas centralizadas está provado que não funciona, olhando para o estado caótico da ecomomia e para a decrescente qualidade de vida das pessoas.pela progressiva centralização do Estado e das Grandes corporações.
A corrupção é o principal destruidor e gerador das desigualdades sociais do capitalismo selvagem atual que nasceu na época pós-queda da parede Berlim, que revelou que os modelos coletivistas verticais eram incompatíveis com um melhor Humanidade.
Os antigos valores invidualistas capitalistas e coletivistas comunistas juntaram as mãos e geraram o atual capitalismo de "gangue" centrado no poder.
Hoje em dia os politicos ocidentais fazem tudo que odiavam nos politicos do coletivismo verticalista, como imprimir dinheiro nos bancos centrais, financiarem os bancos, ou abusar da sua posição no poder político ou financeiro.

A nova economia descentralizada e partilhada será guiada pelos "Valores Humanos" e pela "Terra Amigável", em vez dos valores egocêntricos do "Dinheiro" sem respeito pelo "Planeta Mãe".
Para o Coletivista Vertical, a sociedade baseia-se numa coesão forçada imposta por sistemas de crença aplicados globalmente.
O Colectivismo Vertical e o Individualismo Vertical nunca funcionarão por estarem integrados em estruturas centralizadas e hierárquicas, porque os líderes, mais cedo ou mais tarde, usarão o poder delegado para o interesse próprio e a corrupção de seus lobbies de apoio.
O Colectivismo Horizontal e o Individualismo Horizontal parecem não ser opostos, mas tem objetivos sinérgicos para apontar para uma sociedade descentralizada.
Os Estados Unidos e a China são os extremos reais do Individualismo Vertical e do Coletivismo Vertical, mas eles têm muito em comum como o totalitarismo e a vontade despótica de dominar o Mundo.
collective-individual-isms-pt.jpg

Os Extremos Opostos tocam-se

Os extremos das Direitas / Esquerdas ou dos Individualistas / Coletivistas querem transformar o medo e o alarmismo em conformismo, isolacionismo e totalitarismo.
Hoje em dia, os "extremos" dos Individualistas Verticais (Extrema Direita) e Coletivistas Verticais (Extrema Esquerda) parecem ser opostos, mas têm em comum a obsessão do dinheiro ou do poder e da normalização da sociedade pela força.
O Colectivismo Vertical (do poder e da propriedade) é um inimigo da humanidade, assim como o Individualismo Vertical porque se baseiam numa "sociedade centralizada".
Numa sociedade centralizada, o Individualismo Vertical levou à atual corrupção e concentração de poder e abuso dos políticos investidos com a vontade coletiva roubada.
"O Pânico tende a fomentar o racismo, o autoritarismo e, mais geralmente, o consentimento e o conformismo - um ponto que é profundamente consequente para a sociedade americana hoje" - A Cultura do Conformismo, de Patrick Colm Hogan
Em sistemas fascistas, os "outsiders" são usados como uma espécie de cola para a multidão conformista que usa o seu ódio contra um grupo à custa de sua desumanização, objetivação ou aniquilação.
"As pessoas não gostam de outras pessoas pobres e, em vez de culpar as pessoas que o tornam pobre, culpam-se uns aos outros." - Johnny Rotten - Sex Pistols

Conformidade e comportamento conformista no verticalismo

O Individualismo Vertical e o Colectivismo Vertical conduzem sempre à encarceração das pessoas, porque é sempre associado com o seu exercício em estruturas centralizadas.
A conformidade é um processo sob a forma de uma influência social que faz com que uma pessoa mude seu comportamento e / ou suas atitudes pelo efeito de pressão ou autoridade grupal.
"A vontade de ditadura total reconhece-se no reflexo de uma ordem nova como a vontade de mobilização total, de adesão total." - Ernst Junger
Ernst Junger foi um filósofo alemão que escreveu esta frase em 1932 antecipando a ascensão do verticalismo individualista e totalitário de Hitler.
O Individualismo Vertical e o Individualismo Horizontal dependem da dicotomia das estruturas centralizadas versus descentralizadas e distinguíveis pelo ambiente ecossistema onde elas acontecem.
O mesmo acontece com o Colectivismo Vertical, que é exercido em estruturas centralizadas e é o oposto do Colectivismo Horizontal gerado em comunidades descentralizadas e livres.
O colectivismo é o oposto do individualismo na sociedade centralizada real.
Tradução de Wiki: o colectivismo tem sido caracterizado como "coletivismo horizontal", onde a igualdade é enfatizada e as pessoas se envolvem na partilha e cooperação, ou "coletivismo vertical", onde a hierarquia é enfatizada e as pessoas se submetem a autoridades específicas. O coletivismo horizontal baseia-se no pressuposto de que cada indivíduo é mais ou menos igual, enquanto o coletivismo vertical assume que os indivíduos são fundamentalmente diferentes um do outro. O anarquista social.
Alexander Berkman, coletivista horizontal, argumentou que a igualdade não implica uma falta de individualidade única, mas uma igualdade de liberdade e igualdade de oportunidades para desenvolver as próprias habilidades e talentos.

Os Coletivistas Horizontais tendem a favorecer a tomada de decisões democráticas, enquanto os coletivistas verticais acreditam em cadeias de comandos mais rigorosas. O coletivismo horizontal enfatiza metas comuns, interdependência e sociabilidade. O coletivismo vertical enfatiza a integridade do grupo (por exemplo, a família ou a nação, por exemplo), espera que os indivíduos se sacrificem pelo grupo se necessário e promovam a concorrência entre diferentes grupos.
A normalização da Vida Social criou uma contração da socialibilidade face a face e conduz ao isolamento individual e à solidão como reflexo do imobilismo social.
O Individualismo e o Coletivismo Vertical nas estruturas centralizadoras atuais leva cada vez mais ao beco do conformismo e do isolacionismo, bem como á estagnação social.
O isolacionismo é perigoso porque sabemos que ele literalmente mata as pessoas mais rapidamente e é uma ameaça para a vida física e psíquica.
A Associação comunitária e sociabilidade na vida social manifesta-se na saúde das pessoas e numa sociedade mais rica
Cada vez mais se morre mais e mais rápido devido á solidão.
O Colectivismo Horizontal é uma possibilidade para a propriedade da "Nave Espacial Terra", bem como o individualismo e a iniciativa livre podem florescer em pequenas comunidades livres ou "células livres" em "democracia direta".

A melhor mensagem para o novo Horizontalismo político emergente da sociedade e da economia descentralizadas, deve ser coletivista quando falamos sobre a privatização real da água, genes e sementes pelas grandes corporações.
Como o último exemplo, a Nestlé a Coca-Cola e outros conglomerados, através de uma pseudo-Fundação para "salvar" a água do planeta, conspiraram em Davos com os políticos sul-americanos para comprar todos os recursos hídricos locais, roubando e destruindo o ecosistema dass comunidades locais, condenadas á verticalização mundial pelas empresas multi-nacionais.

Portanto, Coletivistas e Individualistas podem unir forças para construir uma sociedade e um planeta melhores, porque todos sabem e sentem a necessidade de mudança porque o crescimento mundial da população está limitando ao número de ambientes com abundância natural e aumentando territórios com necessidades naturalmente escassas de sobrevivência.

A próxima revolução da infraestrutura descentralizada da "Blocknet"(baseada em blockchain) como sucessora da Internet é uma oportunidade para o desenvolvimento do coletivismo e do individualismo em comunidades com estruturas autónomas descentralizadas e empenhadas no consenso tecnólogico e social.

Steemit - Um híbrido de coletivismo horizontal e individualismo

O horizontalismo parece ser frutífero no surgimento de comportamentos anticonformistas gerando criatividade e fomentando a inovação.
O Colectivismo Horizontal e o Individualismo Horizontal são possíveis no blockchain, e ambos possibilitam a existência de anticonformistas de dois tipos, alguns que lutam com seu individualismo e novas idéias para obter dinheiro ou posição social, ou os mais extraordinários que usam as suas inovações para tornar um mundo melhor para o coletivo.
O Blockchain (cadeias de blocos) e as tecnologias de descentralização estão a apoiar uma sociedade mais participativa e aberta que aumenta a associação comunitária e a Sociabilidade num ecossistema de território criptoeconómico não geográfico á escala planetária.

Steem é um blockchain público e é um bom exemplo de propriedade colectivista horizontal partilhada, porque qualquer pessoa no mundo pode se tornar um usuário, criador de aplicativos ou desenvolvedores de novas interfaces para interagir com o blockchain.
Por outro lado, a Steemit Inc e a interface Steemit.com são uma empresa de propriedade privada que tem um monte de Steem para desenvolver a melhor maneira real de interagir com a cadeia de blocos pública e é um bom exemplo de empreendedorismo individualista livre para criar a melhor experiência de utilizador e mais participação.
Assim, qualquer pessoa ou grupo anti-conformista pode criar um um modelo melhor competitivo ou cooperativo com mais valor de uso para o utilizador, como o Busy.org, Zappl e outros.
Os proprietários dos tokens Steem são também uma distribuição piramídal da riqueza baseada em atenção e investimento e reflete a sociedade normal de poder e distribuição de dinheiro.
Mas qualquer voluntário e anticonformista pode chegar com quase zero e subir as largas escadas do trabalho e da geração de novas idéias para se tornar uma baleia ou uma testemunha.
O Steemit está a mudar o paradigma dos media tradicionais criando a próxima geração de comunidades blockchain, com indivíduos ou grupos que trabalham como jornalistas de cidadania, que podem dar uma visão mais precisa da Realidade real.
As pessoas em estruturas descentralizadas vivem em autonomia, transparência e consciência, uma maneira de criar a Verdade e tornar as Utopias realizáveis na Realidade.

Outros artigos relacionados sobre Steemit:

Hierarquia, Regras Sociais, Influência, Conformidade e Obediência
Será o Autoritarismo o berço do Conformismo?
Será o Blockchain uma fuga do autoritarismo e do conformismo?

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

Colectivismo(esquerda) e Individualismo(direita) podem ser Verticais ou Horizontais
Qualquer deles (Poderes) sobre a capa de “Democracia” sujeitam o povo aos seus interesses.
A vida do homem, a sua dignidade e a sua consciência são valores que existem antes do Estado. Cada cidadão deve respeitar a convicção dos seus semelhantes. O Estado tem obrigação de assegurar a liberdade de crença e de consciência.
A liberdade e a justiça não podem ser asseguradas exclusivamente pelas instituições. Todos os domínios da vida têm vindo a mecanizar-se e a organizar-se progressivamente. Daqui resultam dependências sempre novas, que ameaçam a liberdade. Só uma vida económica, social e cultural multiforme pode estimular as forças criadoras de cada um, sem as quais toda a vida intelectual se petrifica.
Com efeito, a dignidade do homem reside não só no direito à sua própria responsabilidade como no reconhecimento do direito dos seus semelhantes a desenvolverem a sua personalidade e a contribuírem, em igualdade, para a formação da sociedade.

Muito Obrigado por este comentário enriquecedor.
O Estatismo quer normalizar e universalisar as pessoas mas existem alguns anti-conformistas com um forte senso de individualismo que é a recusa de submissão dos nossos valores a um padrão coletivo imposto.

the rise of capitalist leaders has had a major impact on social inequalities in society, with the power they possess can oppress the bottom ranks. the system of democracy that has been prevailing in society began to disappear with the birth of communism.

Na verdade a esquerda e a direita são coletivistas. Pois ambos os lados acreditam na cooperação social coletiva para alcançar seus objetivos.O estatismo que é a base ideológica de ambos os lados é em si coletivista. Individualismo não é em si egoísmo, mas sim o próprio indivíduo ser dono de si e responsável pelas suas escolhas sejam elas boas ou ruins.

Gosto de posts assim hein cara...muito bem.

O invidualismo vertical exercido nas atuais estruturas centralizadoras, leva ao egoismo do auto-interesse acima do interesse comum das comunidades .

Por acaso gosto de ver as coisas de outra forma, já experimentou fazer o teste no https://www.politicalcompass.org/test ?

No fundo dividie entre autoritário e liberal, esquerda e direita. É parecido mas tem as suas diferenças. Embaixo está o exemplo das eleições do Reino Unido.

Espero que a descentralização do dinheiro e do poder seja uma realidade emergente na nossa sociedade e que as desigualdades entre as pessoas e os povos sejam cada vez menores! 😊 Excelente artigo!

Hola, como estas?... tienes mi voto de apoyo desde la comunidad #steemfamilyhi, puedes seguirme en @asarcos... También te invito a ver mi ultima publicación, https://steemit.com/spanish/@asarcos/hibiscus-mutabilis

Hello how are you? ... I have my vote of support from the community #steemfamilyhi, you can follow me in @asarcos ... I also invite you to my last publication, https://steemit.com/spanish/@asarcos/hibiscus-mutabilis