Olaudah Equiano: O relato da escravitude

in #olaudahequiano7 years ago (edited)

Conhecín a existencia de Olaudah Equiano percurando entre as páxinas mais buscadas e visitadas na wikipedia.pt, e decatome que o destaque da súa presenza débese a que Google celebrou con un Doodle o 272 aniversario do seu nacemento fai escasos días atrás.

olaudah equiano.png

Nascimento 16 de outubro de 1745, Igbo Ukwu
Morte 31 de março de 1797 Londres
Etnia Igbos

Equiano era um escritor africano cujas experiências como escravo o levaram a se envolver no movimento de abolição britânico.

Na sua autobiografia, 'The Interesting Narrative of the Life of Olaudah Equiano or Gustavus Vassa, the African' Olaudah escreve que nasceu na província de Eboe, na região que é agora o sul da Nigéria. Ele descreve como foi seqüestrado por volta dos 11 anos, vendido p e enviado pelo Atlântico para Barbados e depois para a Virgínia.
Além da incerteza sobre seus primeiros anos, tudo o que Equiano descreve em sua extraordinária autobiografia pode ser verificado.
Na Virgínia, ele foi vendido para um oficial da Marinha Real, tenente Michael Pascal, que o renomeou 'Gustavus Vassa' depois do rei sueco do século XVI. Equiano percorreu os oceanos com Pascal por oito anos, período durante o qual ele foi batizado e aprendeu a ler e escrever.
Mais conhecido à época como Gustavus Vassa, viviu nas colônias britânicas da América e no Reino Unido. Fonte wikipedia

De acordo com sua autobiografia, Olaudah Equiano, filho de uma família Igbo (ibo) rica, foi sequestrado por um trio de caçadores de escravos, dois homens e uma mulher de uma tribo enemiga na Nigéria.
Assim, aos 11 anos, ele tornou-se escravo. Transferido para Barbados, foi adquirido por um britânico que levou à Virgínia (Estados Unidos) e logo à Inglaterra.
Equiano tornou-se marinheiro e serviu durante a Guerra dos Sete Anos.
Vendido a um comerciante, Equiano foi escravizado até os 21 anos, quando conseguiu comprar, em julho de 1766, sua liberdade por 40 libras.

Unha vez que un home libre, Equiano publicou as súas memorias,
O interese da narrativa de "'The Interesting Narrative of the Life of Olaudah Equiano or Gustavus Vassa, the African'". detalla a vida, viaxes e comercio de escravos axudando a impulsar á opinión pública contra da escravitude.
Fundou de feito a asociación abolicionista "Fillos de África" onde participaban lideres das comunidades negras inglesas. Fonte BBC

Os esforzos realizados por Equiano para abolir a escravitude deberon esperar unha década ata atopar resultados, coa sinatura da Abolición da Lei de Comercio de Escravos no 1807.

equiano.png

Portada The Interesting Narrative of the Life of Olaudah Equiano or Gustavus Vassa, the African Fonte Projeto Guttemberg

Introducción á autobiografía de Oludah Equiano

Para os Lordes Espirituais e Temporais, e os Comuns do Parlamento da Grã-Bretanha.

Meus Lords e Senhores,
Permita-me, com a maior deferência e respeito, colocar a seus pés a seguinte Narrativa genuína; cujo principal design é excitar em suas assembléias de agosto uma sensação de compaixão pelas misérias que o tráfico de escravos tem envolvido com os meus infelizes compatriotas.
Por causa dos horrores desse comércio, eu primeiro fui arrancada de todas as conexões ternas que eram naturalmente caras para o meu coração; Mas estes, através dos caminhos misteriosos da Providência, devo considerar infinitamente mais que compensado pela introdução que obtive do conhecimento da religião cristã e de uma nação que, por seus sentimentos liberais, é a humanidade, a gloriosa a liberdade de seu governo e sua proficiência em artes e ciências, exaltaram a dignidade da natureza humana.

Eu sou sensato, devo implorar seu perdão por dirigir-te a uma obra tão desprovida de mérito literário; mas, como a produção de um africano iletrado, que é atuado pela esperança de se tornar um instrumento para o alívio de seus compatriotas sofridos, confio que um tal homem, implorando em tal causa, será absolvido de ousadia e presunção.

Que o Deus dos céus inspire seus corações com peculiar benevolência nesse importante dia em que a questão da Abolição deve ser discutida, quando milhares, em consequência da sua Determinação, devem procurar Felicidade ou Miseria!

equiano_foto.png

Imaxe de Olaudah Equiano Fonte Projeto Guttemberg

Facsimil The Interesting Narrative of the Life of Olaudah Equiano or Gustavus Vassa, the African no Projeto Guttemberg


Redacción: @Freyman. CC. Gratificación do 50% da posible recompensa liquida do post.


_______________
@Gazetagaleguia no Steem Center:
[**Contribucións**](https://www.steem.center/index.php?title=Special:Contributions/Gazetagaleguia) | [**Perfil**](https://www.steem.center/index.php?title=User:Gazetagaleguia)

Bate-Papo /Chat Portugues | Projeto Camoes | Gazeta Fb Fan Page | Steemit Pt Twitter | Steem.Center Gal |

Comenta, Suxire, Critica, Partilla

Sort:  

it will be nice, if i understand.

this post is written in portugues. Use Translate.google.com, please if you don't understand.

ohh thank you. i'm going to google translate.

Resteemed by @resteembot! Good Luck!
Curious?
The @resteembot's introduction post
The @reblogger's introduction post
Get more from @resteembot with the #resteembotsentme initiative
Check out the great posts I already resteemed.

Whatever @resteembot resteems, I resteem too!
I am a new, simple to use and cheap resteeming bot
I will automatically resteem posts resteemed by @resteembot until 2017-12-26 00:00:01 +00:00
If you want to read more about me, read my introduction post.

This post has received a 0.69 % upvote from @buildawhale thanks to: @gazetagaleguia. Send at least 1 SBD to @buildawhale with a post link in the memo field for a portion of the next vote.

To support our daily curation initiative, please vote on my owner, @themarkymark, as a Steem Witness

Coin Marketplace

STEEM 0.28
TRX 0.13
JST 0.032
BTC 60625.76
ETH 2898.84
USDT 1.00
SBD 3.62