Projeto Vida Perfeita - 001 Confiança [Mente]

in #life7 years ago (edited)

Definição

Em uma breve pesquisa, obtive a seguinte definição para confiança: "crença de que algo não falhará, de que é bem-feito ou forte o suficiente para cumprir sua função". Além de não ser uma definição ruim, sinto necessidade de completá-la para abranger bem os assuntos tratados. Sendo assim, somo que confiança (ou autoconfiança) é o sentimento de que o que estar por vir vai dar certo; e se não der certo, nenhum mal grande virá como consequência.

Gosto de usar essa definição porque ela mostra duas coisas importantes: primeiro que confiança é um sentimento, ou seja, é algo que podemos alcançar e não algo que ou temos ou não temos; segundo que relaciona confiança com o futuro e o que virá dele.

Uma correção de definição que eu acredito ser muito relevante é que uma pessoa não é pouco confiante, mas sim está pouco confiante. Portanto, a falta de confiança aparece em determinadas situações e não em outras. Maus hábitos podem levar a pessoa a entrar nesse estado mental para várias tarefas normais do dia. Por isso, considero que o quanto antes a pessoa começar a combater esses maus hábitos e substituí-los pelas orientações a seguir, melhor.

Por que a falta de confiança é um problema tão grande?

Todo ser humano no planeta já passou por pelo menos uma experiência onde lhe faltou autoconfiança. É normal uma vez ou outra nos depararmos com situações onde não conseguimos visualizar algo bom vindo de certo fato que irá acontecer. O grande problema aparece quando essa falta de confiança é muito frequente, e muitas vezes, em situações desnecessárias.

Eu vejo a problemática da falta de confiança como algo puramente mental. Por exemplo, um adulto é muito confiante que ganharia uma luta de boxe contra uma criança de 3 anos independente do nível de treinamento dos dois. Porém se o adversário fosse Mike Tyson em seus anos de ouro, creio que até a maioria dos boxeadores profissionais teriam, pelo menos, um pouco de receio quanto a essa situação.

Essa falta de confiança gera resultados negativos, levando desde a autossabotagem à desistência antecipada. Quando um ser humano acredita que algo que ele está prestes a fazer vai dar errado, ele acaba não dando o melhor de si e faz com que o resultado seja ruim. De fato, muitas vezes só de pensar que não vai dar certo e que as consequências do erro serão devastadoras, muitas pessoas desistem sem nem mesmo tentar.

Formas de se sentir confiante:

Essas são algumas formas de superar um momento de falta de confiança para uma situação que está para acontecer em um curto período de tempo. A início, essas são soluções rápidas porém temporárias. A combinação de várias dessas técnicas podem deixar qualquer pessoa em um nível muito alto de confiança para que ela complete uma tarefa de forma graciosa.

  1. Ter em mente o seu nível de preparo quanto ao que será feito. Se for algo que a pessoa já fez algumas vezes com sucesso ou teve um bom preparo antes desse momento, pensar nesse preparo pode ser beneficial;
  2. Mudar a postura do corpo. Pode parecer estranho, mas a fisiologia do corpo altera como estamos nos sentindo. Alterar a própria posição para uma postura ereta, com o peito aberto, ombros bem afastados, queixo apontando para frente e o corpo relaxado vai aos poucos trazendo o sentimento de confiança;
  3. Pensar em vitórias e conquistas anteriores, principalmente nas mais difíceis e de situações complicadas;
  4. Use o apoio de uma mídia. Ouça uma música, assista um vídeo, leia um texto ou se utilize de qualquer tipo de mídia motivacional e inspiradora;
  5. Pense em um personagem, ídolo ou pessoa que é especialista no tarefa a ser executada e se imagine indo executá-la como se estivesse na pele dele;
  6. Respire profundamente, porém de forma natural, como se estivesse respirando em uma situação onde se sente bem confiante;
  7. Visualize tudo dando certo e o melhor resultado possível acontecendo;
  8. Se lembre de um momento da vida onde se sentiu extremamente confiante e imagine que esse momento está acontecendo novamente agora no presente;
  9. Elimine conversas internas negativas substituindo elas por positivas.

Formas de se tornar confiante:

Se tornar uma pessoa confiante, assim como muitas outras coisas na vida é questão de prática e bons hábitos. Em seguida temos algumas recomendações que ajudarão no desenvolvimento de confiança a longo prazo (ou até mesmo de forma permanente). Esse é um processo mais demorado para se alcançar grandes resultados, mas com certeza vale cada minuto de prática, visto que os avanços irão mudar o seu futuro.

  1. Prática e repetição. Isso serve para todas as técnicas listadas acima. Quanto mais vezes uma pessoa pratica entrar em um estado de confiança, mais fácil e rápido esse processo fica. Ou seja, a pessoa pratica várias vezes por dia se manter em uma posição de confiança até que isso se torne seu natural. A pessoa pratica se visualizar várias vezes por dia tudo dando certo, ela se sentindo confiante e na pele de algum especialista, e ela vai se acostumar a estar com esse sentimento naturalmente.
  2. Prática e repetição. Dessa vez para habilidades que serão usadas nos momentos que julgamos serem necessárias. Como já falado, uma pessoa só se sente pouco confiante em determinadas situações. Isso normalmente aparece porque ela está duvidando de si mesma quanto à sua competência em completar essa tarefa com sucesso. Logo, a prática correta constante vai criar um número gigantesco de acertos, gerando confiança para futuras performances. Por exemplo, se um jogador de futebol fica nervoso ao cobrar um pênalti durante jogos, ao praticar várias cobranças bem sucedidas por dia por um bom período de tempo, ele vai se tornando mais confiante para realizar cobranças durante esses jogos.
  3. Se desvincular do possível pensamento negativo das pessoas. O que as outras pessoas pensam é importante para elas, o que você pensa é importante para você. Ter o hábito de se livrar de dar importância ao julgamento alheio não somente vai melhorar sua confiança, como também vai melhorar sua qualidade de vida em muitos outros aspectos.
  4. Passar mais tempo com pessoas que naturalmente carregam altos níveis de confiança durante o dia e evite passar muito tempo com pessoas que sejam o inverso. Normalmente sentimentos fortes são contagiantes, então tente estar sempre rodeado de pessoas com bons sentimentos. Caso não seja possível, tente ser a pessoa que eleva o nível de confiança do grupo.
  5. Deixe sua aparência o melhor o possível todos os dias. Use roupas que te façam se sentir bonito(a), pague um pouco mais caro por um corte de cabelo melhor, compre um acessório que vai te deixar feliz, perca ou ganhe peso. Estar se sentindo belo(a) e feliz todos os dias é um grande passo para alcançar altos níveis de confiança naturalmente.

  6. Troque a autocrítica por autorreconhecimento.
  7. Assuma responsabilidade pelos seus atos, independente se o resultado foi bom ou ruim. Isso fará com que a pessoa tenha uma visão mais realista de quando ela errou e o que ela precisa melhorar para evitar o mesmo erro. Achar um culpado tira esse poder.
  8. Pratique exercícios físicos (academia, caminhadas, esportes, etc). Exercícios físicos fazem com que o corpo libere hormônios que dão uma sensação de felicidade e confiança. Tente praticar exercícios físicos pelo menos 3 vezes por semana.
  9. Substitua a negatividade por positividade.
  10. Não se compare com os outros, se compare com você mesmo em situações anteriores.
  11. Trace objetivos e se deixe encher de satisfação quando fizer qualquer tipo de avanço para o alcance deles.
  12. Vá dormir pensando em tudo que fez de bom e certo para dormir confiante. Acorde pensando em suas conquistas para ter um dia cheio de confiança.
  13. Peça ajuda se precisar ou até mesmo pague por um mentor. Pedir ajuda não é sinal de fraqueza, é sinal de entender que a situação requer esse pedido. Caso seja algo que precise de muita ajuda ou com muita frequência, considere pagar por um mentor ou curso.
  14. Ajude, seja bondoso e generoso com as pessoas. Fazer bem a outra pessoa é uma terapia incrível. Além de aumentar sua confiança também traz muitas pessoas e coisas boas na vida.
  15. Reconhecimento vem de dentro. Por mais que seja um sentimento gostoso quando as pessoas reconhecem nossos esforços, tenha em mente que o reconhecimento verdadeiro é o próprio.
  16. Seja persistente. O ato de desistir gera sentimento de incompetência e diminui a confiança. Caso esteja com muita dificuldade para completar um objetivo, considere pedir ajuda ou procure por instruções.

Conclusão

A falta de confiança é resultado de maus hábitos que se não forem substituídos, vão gerando um estado de impotência cada vez maior. Por sorte, existem muitas formas de melhorar os níveis de confiança, tanto para resultados a curto prazo, quanto para resultados a longo prazo. Não obstante, existem conceitos chaves para se tornar uma pessoa que é naturalmente confiante: resiliência, positividade, aprendizado e prática, muita prática.

Mesmo que confiança seja um estado sentimental atrelado à tarefas específicas, se trabalhado todos os aspectos discutidos, o avanço acontecerá de forma holística, dado que depois de estabelecer bons hábitos, eles se tornam permanentes e se espalham pela vida.

Notas finais

Acredito que esse artigo consiga ajudar qualquer pessoa que deseje melhorar seus níveis de confiança em qualquer situação. Entretanto, caso você tenha uma situação onde não consiga enxergar como utilizar essas ferramentas, eu me disponho para lhe ajudar pessoalmente.

Estou contando com a colaboração de todos nos comentários para críticas, sugestões, ideias e compartilhamento de histórias.

Muito obrigado por ter lido este artigo e espero que ele tenha lhe ajudado de alguma forma.


Créditos pelas imagens: imgur.com, DanielReche, Luis Molinero, imgur.com, Free-Photos e 5688709.

Sort:  

Upvoted em nome do Time de Curadoria dropahead!

Obrigado por seguir as regras.

AVISO: O time de curadoria dropahead não, necessariamente, compartilha das opiniões expressadas neste artigo, mas acredita que o esforço e contribuição do autor merecem melhor recompensa e visibilidade.

Ajude-nos a te dar upvotes maiores:

Upvote este comentário!
Upvote & Resteem o último Relatório de Curadoria dropahead!
Junte-se a Trail de Curadoria dropahead
para maximizar suas recompensas de curadoria!
Vote dropahead Witness com SteemConnect
Proxy vote dropahead Witness
com SteemConnect
Doe STEEM POWER para @dropahead
12.5SP, 25SP, 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP
Faça o mencionado acima e nós teremos mais STEEM POWER para dar a VOCÊ maiores rempensas da próxima vez!

Novidades dropahead: How to give back to the dropahead Project in 15 seconds or less

Bem interessante seu post! Muita da confiança vem da forma que somos criados desde bebê, aprendendo a lidar com as dificuldades ou não. Não sei se parece estranho, mas está muito bem estabelecido cientificamente. Essas dicas são bem legais a algumas pessoas, servindo de estimulo a dar o próximo passo. E também tão importante como a confiança, é aprender a lidar com as frustrações, e as exigências sobre si mesmo, dar tempo ao tempo, e sempre estar aberto a recomeçar, mesmo dando errado muitas vezes. Como diz um ditado que já vi em algum lugar não sei onde, "tão importante quanto cair, é aprender a se levantar". Ótimo post! Boa semana!

Obrigado pelo comentário, @matheusggr!
Sim, a criação é muito importante para qualquer indivíduo. A criança aprende muito com comportamento alheio e com feedback de repressão e recompensa. Pessoas com problemas de confiança (e outros tipos descontrole emocional, se é que podemos chamar assim) normalmente aprenderam a fazer uma ou mais dessas "técnicas" ao contrário e não percebem isso porque é algo natural. Acho que a mais fácil de todos nós percebermos é conversa interna. Quando na cabeça da pessoa só vem aquelas falas de "isso não vai dar certo", "eu vou me machucar", "alguém vai ver e vai fazer algo de ruim comigo", "eu vou errar e as pessoas vão ficar comentando que sou um fracasso" e por aí vai; é normal que ela se sinta pressionada e o nível de ansiedade vá às alturas. E quando esse tipo de fala interna fica naturalizada para a pessoa, se torna um hábito que gera falta de confiança e problemas relacionados. Eu acredito que a melhor forma de combater esse tipo de mau hábito é ensinando o sistema neurológico da pessoa a fazer coisas que gerem efeito contrário, ou seja, que aumentem a confiança. Fazendo isso por muito tempo, também vira hábito.
Mais uma vez obrigado e tenha uma boa semana você também!

Sempre digo que é um prazer estar discutindo esses assuntos aqui! E que não tem certo e errado, só de estamos discutindo é um grande passo. Eu que agradeço a oportunidade de debater esses assuntos, nesse nível, com ótimas reflexões sobre os posts.

Parabéns pela criação do projeto! Começou com um ótimo tema.
Acredito que vai ajudar muitas pessoas, assim como está me ajudando também. Vou colocar em prática algumas dicas que acredito que irão me beneficiar.
Obrigada por compartilhar seus conhecimentos!
Pretendo acompanhar os próximos posts!
Abraços

Fico muito feliz em saber que o artigo te ajudou!
Vou fazer de tudo para que o projeto só vá melhorando daqui para frente e conto com o retorno de vocês para saber onde estou acertando e onde posso melhorar.
Se precisar de ajuda com algo específico, estarei sempre à disposição.
Obrigado pelo comentário e tenho certeza que você irá se beneficiar.
Abraços

Coin Marketplace

STEEM 0.17
TRX 0.13
JST 0.027
BTC 58990.94
ETH 2670.56
USDT 1.00
SBD 2.44