Por que sempre vemos a mesma face da Lua daqui da Terra?

in #astronomy6 years ago (edited)

LuaCheia_30abr2018_Capture_0001_stitch_wavelets.jpg
Mosaico lunar¹. Esta é a face da Lua que conseguirmos ver daqui da Terra.


No post anterior deixei “no ar” a pergunta “por que sempre vemos a mesma face da Lua dasqui da Terra?”.

Já ouvi gente dizendo que isso é uma prova de que a Lua não tem rotação. Mas não tem nada a ver. A Lua tem rotação sim! E nos mostra sempre a mesma face por conta da combinação desta rotação com outro movimento.

Explico tudo a seguir.

Entendendo o fenômeno de uma vez por todas

Tudo se resume no fato de que o tempo que a Lua demora para completar uma volta ao redor da Terra em seu movimento de revolução é o mesmo tempo que a própria Lua demora para completar uma rotação em torno de si mesma.

Sendo um pouco mais técnico, o período de revolução (Trevolução) da Lua ao redor da Terra tem o mesmo valor do período de rotação (Trotação) da Lua em torno de si mesma (Trevolução = Trotação).

Assim, enquanto orbita a Terra, a Lua vai girando sobre o seu eixo de tal maneira que sempre nos mostre a mesma face. A ilustração abaixo nos ajuda a melhor entender esta curiosa ideia.

Lua_face_oculta.jpg
A seta laranja representa a face da Lua sempre voltada para a Terra

Prova fotográfica de que a face oculta da Lua pode estar iluminada

Como comentei no post anterior, o correto é dizermos que a Lua, para um observador terrestre, tem um lado sempre OCULTO e não um lado ESCURO. Uma prova bastante convincente disso é a fotografia abaixo que, feita de uma posição privilegiada do espaço², mostra a Terra e a Lua iluminadas pelos raios solares.

Discovr_Lua-Terra.jpg
Terra e Lua fotografadas do espaço. Note o lado oculto da Lua completamente iluminado!
Fonte da imagem

Do espaço, da posição em que a imagem foi capturada, é possível ver o lado oculto da Lua. E este lado, como está bem evidente na imagem, está bastante iluminado³ pela luz solar. Logo, o lado oculto está claro, prova incontestável de que não tem que ser sempre escuro embora seja oculto.

A face da Lua sempre vista por observadores terrestres não pode ser vista nesta foto. Isso porque ela está virada para o planeta Terra. Do ponto de vista da câmera que fez o registro fotográfico, este lado não aparece.



Abraço astronômico do prof. Dulcidio. E Física na veia!


FNV_PISCADINHA.gif




¹ Este mosaico, de minha autoria, foi publicado no primeiro post do Física na Veia! aqui no Steemit. Ele foi feito registrando fatias da Lua Cheia com uma webcam acoplada ao telescópio e depois juntando os pedaços via software.

² Imagem feita em 5 de agosto de 2015pela EPIC – Earth Polychromatic Imaging Camera do DSCOVR - Deep Space Climate Observatory, satélite artificial de observação da Terra e do clima espacial da NOAA – National Oceanic and Atmospheric Administration. Mais detalhes aqui.

³ Como explico neste post sobre a Luz Cinérea, nosso satélite em albedo médio menor do que o nosso planeta. Em outras palavras, a Lua reflete menos luz solar do que a Terra. E por isso na foto feita do espaço a Lua parece bem mais escura em comparação com a Terra.

Sort:  

Obrigado @isabelpereira!
Abraço. E Física na veia!

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Boa, professor! A gente ouve falar muito da face oculta da lua nos filmes, né? :D O pessoal gosta de imaginar coisas :P Nada com um pouco de Ciência para esclarecer tudo, obrigado por compartilhar ;)

E tem o "The Dark Side of The Moon", álbum clássico da banda Pink Floyd. Deixamos para a cota de licença poética! Afinal, é Pink Floyd. Vou postar sobre isso em breve... A capa tem um prisma decompondo a luz branca mas com apenas seis faixas de cores (em vez de sete). Dizem que há um simbolismo aí.
Na prática existe um "far side" da Lua como chamam em inglês em vez de "dark side", o lado de trás do satélite, aquele que fica mais distante da Terra. Mas, em português, chamamos mesmo de lado oculto, termo perfeito!
Abraço. E Física na veia!


Em tempo: estou tentando finalizar um #fazendohistoria edição 2 do @leodelara. Afinal, exatamente hoje, completamos 49 anos da Conquista da Lua! Mas o tempo está fugindo de mim.... Mas tenho até 23h59min pra postar! :D

Muito bom, professor! Como sempre, aprendo muito com o senhor por aqui, vamos nessa ;)

Com o "Senhor" você aprende na Igreja! Talvez pela vida afora também se souber enxergar as lições. :p
Mas fico feliz que aprenda também comigo, a quem pode tratar simplesmente como você! Ok? :D

Hahahahaha! Combinado, professor :D

Professor, qual a probabilidade de um satélite S que está ao redor de um planeta P ter seu T(revolução) = T(rotação)? E isto aconteceu exatamente com o nosso único satélite? Qual a explicação? A Física não aceita coincidências...

Excelente pergunta @ronaldoavelino!
Não é coincidência. Nem sempre estes períodos foram iguais. Eles foram sendo ajustados com o tempo. E quem fez isso foi a interação gravitacional Terra-Lua.
Este texto do super competente prof. Fernando Lang da UFRGS no seu site CREF - Centro de Referência para o Ensino de Física aprofunda o tema. Sugiro uma olhada nele. É bem elucidativo.
Abraço. E Física na veia!

@fisicanaveia você sempre abrindo horizontes...Porque se dependermos das falácias, para "acreditarmos"o que é correto não sairemos do lugar. Melhor especialistas, como você, que tentam repassar de forma mais simples e lógica aos nossos olhos.

Parabéns pelo post!
Abraços cordiais

Obrigado @tabataoliveira!
Blogo sobre Física, Astronomia, Ciência... há 14 anos (detalhes aqui). É um delicioso trabalho de formiguinha de tentar tornar palatáveis os conceitos científicos às vezes árduos.
Depoimentos como o seu mostram-me que a trabalheira vale a pena! Algumas sementes espalhadas por este mundo afora vão germinar!
Abraço. E Física na veia!

Coin Marketplace

STEEM 0.16
TRX 0.16
JST 0.030
BTC 57515.20
ETH 2438.35
USDT 1.00
SBD 2.34