[Portuguese Version] A minha jornada no Steemit até hoje | Parte I – Por trás da mente do autorsteemCreated with Sketch.

in #steemit7 years ago

a minha jornada no steemit.jpg

Hoje gostaria de fazer uma reflexão sobre o meu percurso no Steemit até à data. Penso que criar um ponto de situação de vez em quando, relativo às atividades que fazemos é, sem dúvida, uma excelente prática para percebermos o que correu bem e menos bem durante todo o percurso, de modo a melhorar no futuro. Neste contexto, gostaria de partilhar convosco a minha jornada ao longo destes dois meses nesta plataforma, da forma mais transparente e detalhada que conseguir.

Nota: Para não tornar toda esta informação muito densa, irei dividir este post em duas partes.


English version here


Como encontrei o Steemit?


Em meados de Maio, comecei a investir nas cripto moedas, como uma forma de ganhar algum rendimento extra. Confesso que nesta primeira fase, a minha intenção não era enriquecer instantaneamente ou algo do género, preferi investir apenas 20€ para aprender a fazer trocas. Durante este período, passei bastante tempo a ver vídeos explicativos de como funciona todo o ecossistema e como investir nas criptomoedas de trocas, e neste processo deparei-me com o canal do Youtube do @jerrybanfield. Os vídeos dele demonstraram-se bastante úteis e explicativos, portanto acabei por segui-lo.

Penso que foi em meados de Junho (não me recordo ao certo) que o Jerry começou a publicitar o Steemit de forma mais agressiva, e foi então que comecei a olhar para esta plataforma com outros olhos. Confesso que o que saltou mais à vista foi o dinheiro, por ser um conceito completamente diferente: “Um blog que paga por upvotes? A sério?”. Na altura, para além de estar um pouco cético relativo ao conceito, também nunca fui muito de escrever. Aliás, nunca gostei de escrever porque sempre associei a escrita a relatórios da escola/faculdade, que geralmente eram uma “seca”, comparativamente com o resto do trabalho. Para além disso, nunca fui muito de publicar em redes sociais: apenas uso o Facebook para trabalhos da faculdade e para falar com alguns amigos que nem sempre vejo, e o Twitter como feed de noticias, maioritariamente ligadas à tecnologia.

À medida que fui analisando o Steemit, apercebi-me que as pessoas liam as publicações, portanto esta poderia não ser mais uma rede social que promove o imediatismo puro. Este fator empurrou-me para aderir ao Steemit, até porque já há muito tempo que tenho vindo a falar com o meu irmão sobre formas de como poderíamos criar um impacto positivo no mundo (poderão ter uma ideia mais clara do que quero dizer com isto no meu post introdutório), e esta plataforma pareceu-me um bom começo para ter uma voz que poderia ser ouvida pelo mundo todo. Para além disso, pareceu-me interessante ter a hipótese de partilhar projetos multimédia com outras pessoas e receber feedback das mesmas. Tendo em conta todas estas motivações, decidi inscrever-me no Steemit e escrever o post introdutório.

O Início

O meu primeiro post

“Bem, vamos lá escrever”, pensei eu para mim próprio. O problema é que não foi assim tão fácil quanto isso: “Ok, sei que tenho que fazer um post introdutório para mostrar ao mundo quem sou, mas que abordagem devo ter? Afinal de contas, este primeiro post pode atrair muita gente”. Esta foi uma preocupação inicial que tive, confesso, mas nunca quis ir para uma abordagem falsa ou relacionada com clickbaits desonestos. Em vez disso, optei pelo que achei correto e criei a minha primeira publicação com o máximo de transparência que a minha consciência permitiu na altura, e devo dizer que não o faria de outra maneira. Afinal de contas, escrever e ter a consciência que se está a ser hipócrita é uma das piores sensações, pelo menos para mim.

Outra dúvida que me surgiu enquanto escrevia o meu primeiro post foi se deveria mencionar que o meu objetivo principal na vida é ajudar as pessoas e criar um impacto positivo no mundo. Eu ainda pensei em não por isto e focar mais na área da multimédia porque o facto de dizer que “quero ajudar pessoas e criar um impacto positivo no mundo” poderia soar como uma forma de apelar pelas emoções das outras pessoas como forma de apelar pelos upvotes. Neste sentido, poderia ter entrado mais pela multimédia já que é uma área geralmente ligada ao entretenimento e tecnologia e poderia resultar melhor. No entanto, decidi focar-me no que realmente queria fazer aqui no Steemit e dar a conhecer as minhas verdadeiras intenções às pessoas. E sim! Se fizesse o meu post introdutório hoje, a minha abordagem seria exatamente a mesma.

As publicações seguintes

Depois do post introdutório não sabia bem o que escrever, não por não ter ideias, muito pelo contrário, eu estava a fervilhar por dentro com toda a ânsia de experimentar a plataforma, mas não sabia bem por onde começar. Nisto, acabei por fazer publicações em várias áreas, como tecnologia, vídeo, fotografia, dietas, et cetera. Eu até tentei começar uma série de dicas sobre produção de vídeos, e que pretendo continuar no futuro, mas o meu computador de trabalho avariou, por isso tive que fazer uma pausa desta ideia. O que é facto é que queria criar conteúdo que ajudasse as pessoas de alguma forma com os conhecimentos que tenho, mas não tive grande feedback, como seria de esperar de um novo utilizador nesta plataforma. Por fim, acabei por focar as minhas publicações em questões sociais que considero relevantes discutir com outras pessoas, como a minha última série O impacto da tecnologia na sociedade. Devo dizer que estas são as publicações que mais gosto de escrever e que estão mais alinhadas com o que quero fazer aqui, embora também queira partilhar convosco alguns projetos meus e talvez dar dicas ou tutoriais sobre determinado assunto no mundo da tecnologia. Veremos.


Imagem 1 | Fonte


Obrigado por lerem!

Na próxima e última parte, partilharei convosco as minhas dificuldades e o que aprendi durante o meu percurso aqui na plataforma.

Gostaria de agradecer desde já todo o apoio que recebi durante estes 2 meses e meio, sobretudo à comunidade de língua portuguesa (falarei mais de vocês no próximo post, não se preocupem).

Se tiverem alguma questão ou feedback, sabem o que fazer!
Se quiserem saber mais sobre mim e sobre o meu trabalho, passem pela minha página do Steemit!

Até breve,
Shaden

Sort:  

Bem vindo de volta!!! Estávamos á espera do teu novo post !

Muito obrigado, @maxjoy! Tem sido uma loucura por aqui nos últimos tempos, mas vou dar o meu melhor para continuar a escrever.

Muito obrigado pelo apoio, forte abraço!

Legal cara, é bom ler relatos da jornada dos outros! Ainda tenho certa dúvida a respeito dessa questão do "nicho" no steemit, até onde é legal você focar-se em uma especialização, escrever só sobre uma pequena gama. Isso funciona bem no mercado tradicional, por que afinal a gente não é especialista em tudo né? Mas aqui vejo que essa necessidade vem da urgência em agradar pelo menos um público mínimo, e que um tema só talvez ficasse meio maçante. Porém, de certa forma sinto que estou errado ao pensar assim e que com os devidos cuidados e focando na qualidade, pode-se sim, ter um nicho só (não necessariamente específico e pequeno demais) e dar seu melhor nele.

Thanks for sharing ! Upvoted! I have started following you . I would appreciate your follow back . Thank you!

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.13
JST 0.030
BTC 63713.30
ETH 3389.19
USDT 1.00
SBD 2.62