[Portuguese Version] O impacto da tecnologia na sociedade | Capítulo I - Uma mudança significativa nas interações sociais em caféssteemCreated with Sketch.

in #portuguese7 years ago

coffee-2565441_1920.jpg


English version here


Já frequento cafés há muito tempo, com o intuito de reunir amigos e falar sobre diferentes tópicos ou mesmo para estudar e/ou trabalhar. Na minha opinião, este é um ótimo lugar para que as pessoas satisfaçam as suas necessidades sociais, quer seja a necessidade de encontrar conhecidos e interagir com os mesmos, conhecer novas pessoas ou mesmo o simples facto de haver várias pessoas num espaço. No entanto, nestes últimos 4 ou 5 anos, notei que a forma de como as pessoas interagem umas com as outras, nestes estabelecimentos, mudou significativamente devido à tecnologia.

Há alguns anos atrás, fui a um café e reparei em algo peculiar: um jovem casal sentado numa mesa, cada um focado no seu próprio smartphone, sorrindo um para o outro, embora não falassem um com o outro durante um longo período de tempo. Eu realmente não sei o que estavam a fazer, mas a interação entre ambos foi certamente estranha para mim. Eu não pude deixar de me perguntar se eles eram tímidos, ou talvez estivessem num primeiro encontro e não conseguissem quebrar o gelo, refugiando-se assim nos respetivos smartphones, quem sabe? Eu sei que este é um exemplo extremo, desde então nunca vi outra situação como esta. Mas o que é facto é que este exemplo consciencializou-me para a forma em que a tecnologia impactou a maneira como as pessoas interagem umas com as outras, evidente principalmente nas gerações mais novas. Desde então, notei que as pessoas tendem a usar seus dispositivos móveis como uma maneira intrínseca de interagir uns com os outros, manter uma conversa e partilhar experiências através das redes sociais.

agreement-2548138_1920.jpg

Com o surgimento da Internet, dos dispositivos móveis e das redes sociais, é fácil ser absorvido para este café global onde podemos ser conectados instantaneamente com milhões de pessoas, o que se torna outra forma de satisfazer as necessidades sociais, portanto consigo entender de onde vem todo este investimento em torno destes novos meios de comunicação. Por vezes, ao misturar esta interação digital com interação física, as pessoas poderão sentir todos estes estímulos sociais ao seu redor, o que talvez seja algo que necessitam. Para além disso, reparei que as pessoas mais introvertidas tendem a utilizar mais os seus dispositivos móveis nestes locais públicos, talvez como uma espécie de refúgio.


Nota: Para já, prefiro não aprofundar muito o tema das redes sociais visto que é um tópico complexo, portanto poderei vir a dedicar uma publicação para este tópico em específico no futuro.


Pessoalmente, não considero esta mudança como algo bom ou mau, já que consigo ver o valor da tecnologia na interação social. Nestes ambientes, quando estou com um grupo, apenas utilizo o meu smartphone como forma de verificar factos para validar argumentos numa conversa ou chamar amigos para o local. Claro que toda esta conversa se torna diferente se estivermos a falar de uma reunião de trabalho ou se decidir ir trabalhar para um café sozinho. Nestes casos, o meu foco será mais centralizado na tecnologia, já que é a minha área.

Acredito que a tecnologia deve ser apenas um complemento na interação social em cafés e não o foco principal. Para mim, a interação física é tão rica que não sinto a necessidade de adicionar outra camada de socialização. Afinal de contas, sempre socializámos em comunidades desde o início da humanidade.


Imagem 1 | Fonte
Imagem 2 | Fonte


Obrigado por lerem!


Este é o primeiro capítulo de uma série em que vos darei as minhas opiniões sobre o impacto da tecnologia na sociedade. Eu acredito que a tecnologia nos moldou de maneiras em que não estamos cientes, portanto penso que a melhor maneira de lidar com isto é através da partilha de opiniões sobre estes tópicos, e este é precisamente o propósito da série!

E vocês? Qual é a vossa opinião sobre este tópico? De que forma é que a tecnologia impactou a vossa interação social nos cafés?


Se tiverem alguma questão ou feedback, sabem o que fazer!
Se quiserem saber mais sobre mim e sobre o meu trabalho, passem pela minha página do Steemit!

Até breve,
Shaden

Sort:  

Grande post! Concordo contigo.

Obrigadão! Ainda bem que gostaste!

Já ouvi falarem que a internet aproxima quem está longe e afasta quem está perto. Valeu!!

Exacto, hoje em dia acaba por ser um pouco isso com muita gente.

No entanto, tudo depende da mentalidade das pessoas que usam a internet. Não tem que ser assim.

Muito obrigado por ler!

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.14
JST 0.029
BTC 67443.68
ETH 3234.73
USDT 1.00
SBD 2.65