A importância de se escrever à mão em meio ao mundo tecnológico.

in #writing6 years ago (edited)

Escrever (assim como ler) são aptidões essenciais aos seres humanos para que os mesmos possam se desenvolver na vida escolar e mais à frente, na vida profissional. De modo que essa é uma atividade praticada a centenas de anos nos mais diversos tipos de culturas espalhados pelo mundo como uma forma de expressar as suas ideias primando pela comunicação entre as pessoas... Acredito que seja preciso ressaltar que nos dias atuais à escrita a mão ainda é uma das formas predominantes no uso da arte de escrever.

Fonte: Divulgação (Pinterest)

Hoje, nós vivemos em um mundo dominado pela tecnologia e parece que antigos hábitos estão se tornando cada vez mais obsoletos (leia-se os livros digitais tomando o mercado antes dominado apenas pelos livros impressos e os telefones celulares que estão fazendo com que os adolescentes e até mesmo os adultos percam o hábito de escrever a mão e optem por "esfolar" os dedos teclando... limitando-se apenas - quando necessário - a breves anotações).

Fonte: Divulgação (TecMundo)

O lado mais preocupante da moeda são as crianças, afinal... Se elas são o futuro do amanhã (sócio-politicamente falando), mas o cenário atual disponível para elas as afasta cada vez mais de hábitos necessários para as suas formações, o que devemos esperar no final do horizonte?

Cientificamente falando, o ato de escrever à mão é comprovadamente benéfico para o melhor funcionamento do cérebro (aumentando a sua performance cognitiva), o remanejamento das funções motoras, bem como o treino da letra caligrafada. Ainda no campo científico é provado que escrever à mão desenvolve os músculos, articulações e pelo tipo de letra de cada pessoa, é possível identificar / distinguir personalidades e também, alguns distúrbios nervosos antecipadamente.

Então, é importante treinar o cérebro.

Fonte: Divulgação (Tumblr)

Outros benefícios de se escrever a mão estão relacionados ao estado emocional do indivíduo, ao poder de memória (que cresce razoavelmente dependendo da prática da atividade) e a uma facilitação que costuma clarear as organizações das ideias (a criatividade está inerentemente ligada à escrita).

Escrever à mão é bem mais do que usar apenas lápis, caneta e um pedaço de papel... É um ato que requer a utilização do cérebro em níveis muito complexos, dentre eles: áreas de planejamento e controle motor, áreas perceptivas visuais e áreas associadas ao processamento da linguagem promovendo habilidades sensório-motoras, grafo-motoras e viso-motoras... Além de coordenação motora fina (um passo além da coordenação motora tradicional) e o processamento visuo-espacial.

Fonte: Divulgação (Real Networking)

A tecnologia não precisa - e nem deve - ser deixada de lado. Porém, é preciso que haja uma redistribuição no grau de importância atribuido a ela, afinal... Nós a criamos e deveríamos dominá-la (e não o contrário).

Sort:  

Que ótimo post, @wiseagent! Realmente é preocupante a falta de interesse em praticar a escrita atualmente...
Pelo que tenho acompanhado das crianças que conheço, é que não há preocupação se estão escrevendo corretamente ou não, pois tem o auxílio do corretor automático no celular, tablet. Então não há o interesse em aprender o porque da grafia de tal palavra. O que corretor mostra, para eles, é o que está correto. É uma pena que as pessoas não se sintam incentivadas a aproveitar todas as vantagens da escrita.
E também há uma influência enorme por parte da tecnologia para que as pessoas abandonem cada vez mais livros impressos e a necessidade de escrever. Pensando nisso, comprei um caderno para escrever de vez em quando. Separei uma parte para acompanhar o pagamento das contas e organização pessoal em vez de criar uma planilha no excel.
Reforço que o tema do post foi uma ótima escolha!

Fico feliz que tenhas curtido a ideia do meu post, @cleateles. Você também levantou pontos bem interessantes (e que milhões de pessoas não se dão conta de que tal comodidade pode ser muito prejudicial).

Eu já vinha pensando em escrever sobre isso há algum tempo, mas a inspiração para completar o post ainda não havia aparecido, haha.

Abraço.

Eu gosto de escrever quando estou inspirado e já reparei que é muito diferente escrever à mão e no computador. Infelizmente, sou melhor no teclado. A velocidade da correspondência entre pensamento e escrita é muito diferente. À mão, parece que tenho mais liberdade para pensar e fazer de cada frase algo significativo. Porém, meu pensamento costuma ser rápido e eu acabo me perdendo. Talvez fosse um bom exercício passar a escrever mais à mão para exercitar a memória, como é recomendado no seu texto (muito bom, por sinal!).

Valeu, @flaviusbusck!

Gostei desse ponto que você levantou sobre a velocidade na correspondência de pensamento... Ainda não havia parado para pensar nisso. Eu também sou melhor no teclado, porém, adoro escrever à mão. ;)

Excelente post.
Eu como me recuso a usar internet quando saio de casa (apenas em cas e se estou a trabalhar e sózinho) , obriga sempre a haver um bloquinho e caneta para a inspiração que aparece no caminho.
Os posts que publico quase todos são baseados em livros de capa dura.:)

Obrigado pela presença e pelo comentário, @charlie777pt.

Coin Marketplace

STEEM 0.30
TRX 0.12
JST 0.034
BTC 64136.70
ETH 3128.20
USDT 1.00
SBD 3.94