7 motivos para explicar a baixa adesão ao Steemit

in #writing6 years ago

Quando eu ouvi falar sobre o Steemit pela primeira vez, fiquei desesperada para fazer parte disso. Nem pensei duas vezes, se era verdade ou mentira. Só pensava: “ganhar para fazer posts em um blog particular sem depender de influência prévia ou condições de uso.”

Naquele momento, imaginei que seria a primeira brasileira, porque era bom demais para não ser um sucesso absoluto. Porém, como sabemos não foi bem assim.

Dentre tantas outras plataformas para blogar, o Steemit carrega algumas especificidades que limitam de certa forma o seu crescimento, principalmente o fato de estar atrelado a tecnologia blockchain.

Mesmo assim, refleti bastante a baixa adesão de brasileiros, afinal já havia alguns. Aos poucos, entendi que o problema não era a falta de divulgação, mas a resistência para credibilizar e compreender o funcionamento. Até agora, com base nas discussões por aqui e nas minhas experiências, levantei 7 hipóteses para tentar explicar os possíveis obstáculos encontrados pelas pessoas.

baixa-adesao-steemit.jpg
Às vezes, é difícil dar espaço para o novo (Foto: MikeRenpening/ Pixabay)

Dificuldade em aceitar novidades

Antes de ser convencida sobre o poder do bitcoin, também tive muitas desconfianças. Hoje, vejo que é o futuro. Porém, me imagino há alguns anos, na época em que ninguém conversava sobre isso. Se uma pessoa viesse falar sobre os investimentos nessa moeda, eu provavelmente não daria importância. Claro que é difícil prever, porque dependeria de algumas circunstâncias.

Levando em conta, que me considero um provável perfil de abordagem, talvez mesmo com um breve comentário, eu tivesse entrado nessa antes, afinal procuraria me interar sobre o assunto. É muita novidade para não querer entender.

Falta de conhecimento em criptomoedas

Até hoje, mesmo usando o Steemit, o meu conhecimento em criptomoedas é pequeno. Como o meu marido entende, eu não procuro muito me aprofundar, já que ele sana minhas dúvidas e curiosidades.

Porém, mesmo se não tivesse ele, era só procurar informações para entender. A boa notícia é que para usar o Steemit não precisa fazer pesquisa nenhuma e nem ser um conhecedor do assunto.

Muita especulação em torno do desconhecido

O conjunto dos dois últimos itens pode ser uma combinação ruim. Embora, nos últimos meses, o bitcoin tenha virado pauta em muitos veículos de comunicação e a tendência seja só aumentar, tudo ainda é uma grande incógnita. Sendo assim, dá brechas para vários comentários sem sentido ou fundamento.

Preguiça resume boa parte das desculpas

Sobre a plataforma, procuro abordar pessoas que gostam de redes sociais ou escrever minimamente. Em alguns casos, as pessoas dizem que não têm muita criatividade/inspiração ou não escrevem tão bem. Explico que não precisa ser nenhum expert da escrita, além disso é possível ganho, ainda que menor, só com curadoria. Para finalizar, a pessoa diz que não tempo. Então, me questiono “como sobra tanto tempo para Facebook e afins?”.

Por outro lado, ainda existem as pessoas que se interessam muito. Sacam o celular na mesma hora para conferir, mas depois de um tempo não vejo nem sinal delas.

Plataforma em inglês

Mesmo não sendo fluente no idioma, não encontrei nenhuma dificuldade. No entanto, para uma pessoa com um nível baixo de conhecimento pode ser um empecilho. Cheguei a essa conclusão depois de algumas conversas.

Falta de um “efeito manada”

Boa parte dos blogueiros já têm algum reconhecimento em seus canais de comunicação, então por que mudar?

A mudança precisa ser impulsionada por algo. Enquanto boa parte dos amigos não tiverem aqui, provavelmente não vão sentir necessidade de entrar, mesmo com a hipótese do dinheiro.

Também vejo algumas pessoas criando pela primeira vez a conta no Facebook. Ou seja, o aceso a internet ainda não está disseminado no Brasil.

Falta de um influenciador

Também conhecido como guru, um influenciador para divulgar a plataforma talvez seja o primeiro estímulo para o “efeito manada”. É a tal história do “depende de quem disse”, que comentei em um outro post para explicar outras condições aleatórias da vida para credibilizar seus interlocutores.

Sort:  

@leticiachiantia excelente post , acredito que as razões são essas mesma , eu também quando entrei não entendia nada e o meu conhecimento em blockchain ainda é pequeno.

Obrigada, mais do que entrar o importante é continuar sem desanimar, pq tb tem aqueles que acham que vai ser fácil demais e desistem. Por sinal, bom conversar contigo com mais frequência. =)

No meu caso, conheci o Steemit quando meu irmão me mandou uma reportagem sobre a Paratii. Pesquisando sobre a Paratii acabei chegando no Steemit, por acaso, ou não. Nunca vi ninguém falando sobre ele. Acho que falta divulgação também.

As pessoas têm que ir tentando no boca a boca, mas quando se deparam com resistências sem sentido, acho que vão meio que desistindo. Acho que a maioria das pessoas estão aqui pq tem algum conhecido que mexe com criptomoedas. Em relação às notícias, por enquanto ainda está fraco, o foco continua no bitcoin, mas existem tantas outras moedas úteis. Acho que ainda vai demorar se for depender só de reportagem, a menos que um portal grande faça um especial que consiga atingir a massa.

Buenisimo

Qdo o Steemit foi lançado eu achava o site feio e com visual ultrapassado, parecia que eu tinha voltado no tempo :-) Além disso, a formatação do texto com markdown e html, tb pode ser um complicador. Como hoje em dia a maioria dos acessos é por celular, pode ser outro fator pra levar em conta. Valeu! Sucesso e boa sorte mais uma vez! Feliz 2018!!

Nem me fale, quando eu vi o layout e as limitações fiquei impressionada, depois veio a troca da cor do logo (tantas coisas mais importantes rs). Espero que saia logo da versão beta. Quanto à interface, acho que não é tanto problemático para quem já blogou uma vez na vida, mas para os novatos pode ser um desafio mesmo. Eu ainda acesso 100% pelo PC, acho que é por isso que não me fico sabendo tão rápido dos assuntos hehee Obrigada pela força e tudo de bom para ti tb!!

Está fase de logo com cor diferente não peguei, também estou ansioso em ver a versão atualizada da plataforma.

Falta de tempo creio que seja um dos principais motivos de desinteresse no Steemit. É assustador ver pessoas que ficam horas e horas no Facebook e não querem experimentar algo novo que ainda te dá uma chance de ser recompensada!

Nem me fale, eu não consigo entender muito. Vi que vc é nova seja bem vinda, vou te seguir!

A plataforma do Zuckerberg limita cada vez mais a visualização de postagens com links alheios ao face, pode ser mais um motivo do steemit não ter tanta força por lá. Acho que se esta rede chegar nas proporções do que hoje é o facebook, e um dia foi o orkut, vai ser meio que na base do boca a boca... Eu descobri por meio de um vídeo do @trilumia no youtube, compartilho do seu sentimento em ficar desesperado para fazer parte disso

Acho que vai depender muito do boca a boca mesmo, pq as criptomoedas como um todo são pouco faladas. Procurei bastante matérias sobre o Steemit e encontrei poucas, entre elas uma do G1

Excelente post. Vou usar ele e pedir para os amigos que estão em dúvidas, escolher uma dessas desculpas e ai eu sanar a dúvida deles.

Obrigada! Boa ideia, depois conta as suas experiências com ele. Eu já estou meio que desistindo de divulgar, o que tb é ruim.

Faltou uma coisa: interface de usuário.

Quando está no steem hoje são os "curiosos" que gostam de explorar coisas novas.

A grande massa só vira Sr a plataforma se tornar fácil de usar.

Verdade, essa é a questão mesmo. Ou ainda se a gente ajudar essas pessoas nos mínimos detalhes desde fazer o cadastro até as primeiras publicações.

Foi bem no centro da questão @leticiachiantia! Espero que em breve Steemit seja mais atrativo para mais gente usar, mas também vai depender e muito das pessoas.

Com certeza, tb conheço muita gente que entrou e desistiu no caminho.

Olá @leticiachiantia, tudo bem?

Eu conheci o Steemit através do BitCast, o Podcast do Guia do Bitcoin. E ao descobri que seria monetizado por publicar artigos e curtir outros conteúdos, fiquei fascinado.

Eu gosto de escrever histórias usando fotos que tiro dos meus cachorros e pensei em publicar em alguma rede social. Mas meu receio era que as imagens pudessem se espalhar por aí e serem usadas indiscriminadamente.

Quando soube que o Steemit é uma rede social baseada em Blockchain, eu fiquei mais feliz, porque sei que minha autoria será preservada e não corro o risco de ser plagiado. Além de poder ser remunerado. ;-D

caotador-de-historias-recebeu.png

Agora estou preparando as histórias para publicar no meu perfil do Steemit e ao mesmo tempo divulgar para meus amigos entrarem na rede também.

Pretendo criar histórias contando como é usar o Steemit para ajudar quem está começando, e assim trazer meus amigos das outras redes e fazer novas amizades.

O desafio será fazer o Steemit ser tão popular quanto foi o Orkut.

Abraço.

Eu acredito que o Steemit pode crescer muito no BR ainda. Mas, infelizmente, muita pessoas vão acabar desistindo seja pela dificuldades que envolvem em manter um blog seja pela ilusão de achar que o $ é fácil. O slogan da plataforma é bonito, mas a realidade é mais diferente. De qualquer forma, vale muito a pena só procurar por algumas estratégias e seguir com paciência. O $ vem com o tempo, mesmo que seja pouco. No fim, fica tb a experiência de compartilhar conhecimento e descobrir novas histórias, como essas que pretende trazer. Acho isso de grande valor! Seja muito bem vindo! Só uma coisa. Pelo o que eu percebi, vc votou nesse post. Os posts de mais de 7 dias não adiantam ser votados. Vc pode acompanhar o seu poder de voto por esse site https://steemnow.com ou esse https://steemworld.org. Qualquer coisa, me procure no discord https://discordapp.com. Lá é o chat. Posso te ajudar em outras coisas se precisar. Tb temos grupos de conversa com outros steemians como o @brazilians.

Legal 😄 Valeu pela dicas.

Não sabia dessa validade dos votos. É um pouco estranho isso.

O que acontece com o meu voto quando uso em posts antigos? Ele some?

Isso é algo que, as pessoas que entrarem aqui, terão que se acostumar e provavelmente vai gerar uma onde de stress para que os amigos votem logo antes que o prazo acabe.

Se antigamente ficávamos sendo bombardeados pelos amigos para curtir no Facebook, Instagram, Youtube, etc. Agora a galera vai ficar mais ansiosa por causa do prazo 😄

Bom, como o seu voto vale $, não dá pra ficar curtindo "qualquer coisa", pois vai estar pagando por conteúdos ruins em detrimento de outros bons. Vc precisa priorizar o que realmente vale a pena e sempre acompanhar o seu voto para quando for votar em alguém poder recompensar a pessoa com alguma coisa. A ferramenta funciona assim para evitar abusos, por isso os posts só têm validade de 7 dias tb. Com o tempo, vc vai ganhar $ e o seu voto vai ficar mais "gordo". Quando tiver 500 SP vai poder fracionar o seu voto. É possível fazer isso antes, mas não vale a pena, pois estará recompensando as pessoas com uma parcela de nada. Apenas priorize conteúdos bons e procure não ficar com o voto muito baixo. Ele volta com o tempo, dá para acompanhar através das páginas que te passei. Eu, por exemplo, como entro uma vez por dia, faço votos a cada 24h, o que dá uma quantidade de 12 votos mais ou menos. É pouco, por isso seleciono bem os posts. É normal as pessoas não saberem disso, eu descobri depois. Mas, é importante saber disso. E não cair na onda de fracionar o voto quando se é novo no Steemit. Isso não vai recompensar os outros de verdade. Espero ter ajudado!

Muito bom. Valeu pela dica. Vou selecionar bem os posts e só votar nos que realmente importa. 😄

Acho que esse ano será o ano do Steemit... Vamos ficar de olho e fazer o melhor que pudermos pra crescer enquanto isso. Mas muito boa sua análise, acho que é bem isso mesmo!

Obrigada, vamos sim! Tb acho que a tendência é aumentar mais e mais. Agora, é seguir publicando e divulgando na medida possível. =)

Coin Marketplace

STEEM 0.29
TRX 0.12
JST 0.032
BTC 63701.36
ETH 3076.90
USDT 1.00
SBD 3.81