OS CAMPOS DE MORTE DOS KHMER VERMELHOS - A minha escrita no fim-de-semanasteemCreated with Sketch.

in #pt7 years ago (edited)

Na viagem que fiz ao Camboja, este ano, visitei, perto de Phnom Phen, os Killing Fields, um lugar onde, sob o regime dos Khmer Vermelhos, em pleno século XX (entre 1975 e 1979), foram executadas mais de um milhão de pessoas e com um número de mortes, no total, estimado até 2.5M.

Kfields 8.jpg

Este genocídio, encabeçado por Pol Pot, pretendia erradicar todos os aparentes suspeitos contra o regime, incluindo a elite de técnicos e de intelectuais, alvos óbvios de um regime comunista que visava anular quaisquer hipóteses de contestação.

Kfields 38.jpg

Os condenados eram executados por envenenamento, com picaretas ou canas de bambu afiadas e por esmagamento da cabeça (principalmente as crianças), sendo, depois, sepultados em valas comuns.

Kfields 27.jpg

Os executores eram, maioritariamente, camponeses rendidos ao regime. Estas técnicas de matança serviam para evitar gastar munições e o barulho na vizinhança, que nem se apercebia do genocídio que estava a ocorrer mesmo ao seu lado. Isto soa-lhe a alguma coisa? A mim, sim.

Kfields 20.jpg

No local foi eregido um memorial, onde as ossadas estão catalogadas de acordo com o tipo de ferimento que receberam, e um museu para honrar as vítimas do genocídio.

Kfields 32.jpg

Kfields 14.jpg

Estão também à vista as valas comuns e os despojos das vítimas, como que um chamamento para a paz e para a absoluta necessidade de a humanidade fazer cessar, de uma vez por todas, as atrocidades e os efeitos nefastos do ódio do homem pelo homem. Que continuam a acontecer, sob outros desígnios e outras motivações.

(Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Khmer_Rouge_Killing_Fields)

Isabel
www.isabelnolasco.com

Fotos: Os campos de morte, Phnom Penh, Cambodia.
Tiradas com a minha Canon EOS 5D MkIII e editadas em Lightroom.

​Tenham um ótimo fim-de-semana, amigos.

​To read this post in English click the link https://steemit.com/pt/@nolasco/the-killing-fields-of-the-khmer-rouge-my-writing-on-the-weekend

​*se gostou deste post talvez goste destes também:

https://steemit.com/pt/@nolasco/pessoas-neste-mundo-a-minha-escrita-no-meio-da-semana

https://steemit.com/pt/@nolasco/felicidade-a-credito-a-minha-escrita-no-inicio-da-semana

https://steemit.com/pt/@nolasco/seasons-a-minha-escrita-no-fim-de-semana

Sort:  

O equipo de curación de "A Gazeta da Galeguía" (@gazetagaleguia) detemiñou que este post aporta notable valor á Comunidade Lusófona de Steemit e facer un Tip de 0.1.

Axudanos a atopar os mellores posts relacionados cos territorios e falas da Galeguía deixandonos un comentario co link.
Valora facer upvote neste comentario para ajudar a continuar o jogo.

Muito obrigada, @gazetagaleguia, fico muito honrada com a menção. Deixo aqui o link do meu post de hoje como indica. Bem haja!
https://steemit.com/pt/@nolasco/a-minha-estrelinha-a-minha-escrita-inspiracional-no-inicio-da-semana

Dessa vez fiquei sem palavras... Nem nos meus piores pesadelos consigo imaginar tanta maldade!

Foi horroroso, minha querida @cleateles, mas o pior ainda é pensar que ainda acontece por aí, sem que possamos fazer nada, a não ser denunciar! Façamo-lo sempre que pudermos!

Acabei de ver o filme "first they killed my father" que expressa muito bem o que aconteceu.
Recomendo ver

Muito obrigada, @charlie777pt, verei sim, logo que chegar a Portugal!

@nolasco, na história desse mundo houve muitos holocaustos além daqueles mais divulgados e já conhecidos. E infelizmente essa história continua. Fico imaginando quais estão acontecendo nesse exato momento, escondidos dos olhos da opinião pública mundial. Seguindo você.

Obrigada, Junior. É isso mesmo, concordo consigo. É isso que digo, de resto, no texto. Vou ver os seu blog, obrigada pelo comentário!

Coin Marketplace

STEEM 0.18
TRX 0.13
JST 0.028
BTC 56934.21
ETH 3091.02
USDT 1.00
SBD 2.38