[Diário de Bordo]: Hangout Projeto Camões - 2ª Reunião

in #pt7 years ago (edited)

Vozes do Camões


O Projeto Camões, idealizado por nosso querido amigo @jsantana com o intuito de divulgar as publicações em língua portuguesa dos usuários da plataforma Steemit, reuniu-se ontem, dia 06/09 às 21h30, para discutir assuntos relacionados à contribuição no idioma português e como podemos fazer para que a comunidade lusófona reúna-se fortemente para um crescimento estável neste ambiente.

Como já veiculado em algumas publicações de @jsantana, o Projeto Camões possui um canal no Discord, onde nos encontramos semanalmente, mais precisamente toda quarta-feira, para essa discussão especial sobre a união da comunidade lusófona, porém o canal permanece aberto o tempo inteiro para outras interações. É exatamente ali que estamos nos conhecendo mais profundamente, criando laços mais profundos para nossa caminhada dentro da plataforma.

Ontem, contamos com a presença de @andyluy, @cleateles, @casagrande, @jsantana, @lpessin, @manandezo, @raphavongal e @thomashblum. Será um grande prazer se você puder participar dessas discussões, pois são muito importantes para nosso crescimento conjunto e a opinião de todos conta como ouro.

LINGUA PORTUGEUSA.jpg

Discussão sobre Etiquetas


Ao publicar textos em língua portuguesa, tinha dúvida em qual etiqueta colocar para indicar o idioma da publicação por conta da variedade de etiquetas existentes por aqui. Uma delas é a etiqueta "#portuguese" e as outras, na sequência, são "#portugues", "#brasil", "#brazil", "#portugal" e "#pt", sem falar nas variações e aquelas que trazem nomes de outros países em que o português é falado ou com nomes de cidades específicas.

Em um ambiente sem grupos dividos em comunidades, percebe-se claramente que muitas etiquetas causam apenas confusão, porque há a necessidade de buscar por todas elas, o que é bem difícil aqui no Steemit. Se pensarmos em "espaço geográfico", entendo perfeitamente a utilização de etiquetas como "#brasil" ou "#portugal", como exemplo, porém, não tratamos aqui o caso da geografia, mas da unidade linguística que nos conecta. Ou seja, não há uma identidade de "solo", mas uma identidade idiomática, que nos leva a publicar em português para uma maior visualização de todos, seja no Brasil, em Portugal, em Moçambique ou em qualquer outro país que fale português como primeira ou segunda língua e, ainda de falantes lusófonos que vivem em países que não falam o português.

Assim sendo, considerando unidade linguística como nosso norte, esses sete membros votaram por usar a etiqueta #pt em suas publicações em língua portuguesa, abandonando as outras. Isso faz com que essa etiqueta específica ganhe força dentro da plataforma e seja reconhecida como uma etiqueta de "peso", identificando nossa comunidade falante do português, independentemente de onde se more.


80ca3d9e4722d8cc82e64867edbab49a_400x400.png

Não Lerão Minha Publicação


Mas eu tenho medo. E se as pessoas não lerem minha publicação se eu apenas colocar a etiquera "#pt"? O que fazer? Essa pergunta é comum, porque todos nós, inclusive eu, estamos acostumados com uma etiqueta específica que, neste caso, é a etiqueta "#portuguese".

A explicação que sempre me apresentam é: eu coloco a etiqueta "#portuguese", porque os brasileiros no exterior usam-na mais e podem encontrar minha publicação com mais facilidade. Ou, ainda, essa explicação: e se as pessoas não quiserem usar a etiqueta "#pt"? Ficaremos sozinhos! Então, melhor não utilizá-la.

Uma explicação simples é: a etiqueta "#portuguese" foi criada porque o site está em inglês, então o criador pensou ser melhor usar "#portuguese" ao invés de qualquer outra que representasse nossa unidade linguística. Assim, seria mais fácil encontras suas publicações. Contudo, os falantes de língua portuguesa são muitos aqui e o número tende a crescer com o passar das semanas. Por isso, resolvemos abandonar a etiqueta "#portuguese" para que a "#pt" tome seu lugar e assuma uma posição de destaque em toda a plataforma.


Lusofonia2.jpg

Isso é Obrigatório?


Bom, você pode usar a etiqueta que desejar. Contudo, nosso esforço é genuíno no sentido de concentrar a comunidade de língua portuguesa em uma única etiqueta que realmente represente nossa unidade linguística e, ainda, pela facilidade de busca da mesma. Nenhuma outra etiqueta deverá ser usada na publicação em conjunto com ela, ou seja, se usar a etiqueta "#pt", não devemos utilizar a "#portuguese" com a explicação: usei somente por segurança. Se isso ocorre, não estamos fazendo bem à etiqueta "#pt", mas colocando duas etiquetas em evidência, quando o esforço é colocar apenas uma.

Como afirmei, a escolha é sua. Ninguém é obrigado a fazer nada na vida, nem em qualquer mundo visível ou invisível. Todos nós temos a liberdade de escolher o caminho a ser seguido. Contudo, há um grupo preocupado o crescimento de todos, de verdade, e eu, @manandezo, usarei apenas a etiqueta #pt e apoiarei seu destacamento na plataforma incondicionalmente, até que o cenário mude, mas eu torço para que mantenhamos o esforço conjunto em torno dela para "engordar o grupo" e para que todos saiam ganhando.

Imagens: 1, 2, 3


Muito obrigado por sua visita, carinho na leitura e comentários!
Abraços, @manandezo!
Publicação de 07 de setembro de 2017.

Sort:  

gostei da ideia

A ideia é boa. Vou começar a usar #pt apartir de agora, quando eu postar em português, e falar pros meus amigos sobre isso também (y)

Muito obrigado, @deadmosco!

Sim, comece a usá-la, pois nós seguiremos essa etiqueta o tempo inteiro para oferecer apoio em termos de votos aos usuários. Fale com seus amigos também, pois quanto mais, melhor.

Se puder comparecer à reunião no Discord, será perfeito também!

Abraços, paz e bem! =)

#pt ... Valeu!!!
PS: suponho que no Discord se reunem a horas a que estou a dormir, será...? Não há forma de ser notificada de que estão on?
Bem hajam!

Oi, @nolasco!

Creio que há uma forma de receber uma notificação de @jsantana por meio do bate-papo, caso você o tenha configurado para notificá-la por e-mail, caso alguém envie uma mensagem. Assim, você saberá quando estamos online em reunião. Contudo, não se acanhe em aparecer a qualquer hora pois, se estivermos lá, será um prazer poder conversar com você e suas opiniões valem muito para toda a comunidade.

Abraços, paz e bem! =)

Oi, amigo, pelo que vi vcs estiveram reunidos na minha hora de dormir... Aqui são menos 12h que aí... já disse ao @jsantana...Eu não tenho configurado, acho eu, mas vou tentar ir lá ver vcs. Eu ainda faço muita confusão com o Steemit, o chat, o discord, sei lá... Ufa! Eu vou lá no Discord procurar, penso até que já lá terei ido... me desculpem esta ignorância. Aqui a Internet é lenta e muito cara, daí que só fico on quando preciso mesmo aceder. Acabo por não ter oportunidade de explorar.
Abraços, paz e bem para vc também e obrigada pelas suas palavras!

Por nada, querida @nolasco, é sempre um prazer conversar com você!

Concordo com a decisão e com o que foi dito a seu respeito! Irei começar a usar a tag "pt" nas minhas próximas publicações.

Gostaria de participar n' As Vozes do Camões mas o tempo não tem sido meu amigo. Talvez um dia destes consiga! Até lá, se continuares a postar estes relatos sobre as conversas, irei ler com certeza.

Continua o ótimo trabalho!
Abraço

Obrigado, @shaden, por entender e apoiar o esforço comum para que nosso grupo de língua portuguesa cresça na plataforma. Certamente, continuarei publicando sobre o que ocorre em nossas reuniões, sobre a etiqueta, novas ideias e outros assuntos relacionados à comunidade.

Vida longa à etiqueta #pt!

Abraços, paz e bem! =)

Ok. Passarei a usar só #pt. Em relação ao canal no Discord vai ser muito difícil pois nos estamos com 12 ou 13 horas de diferença....Bjs

Obrigado, querida @ginga do coração!

Sim, é verdade, nossos horários são difíceis, realmente. Quando estamos reunidos, você provavelmente está trabalhando ou não deve estar em casa. Eu sabia que seria algo difícil, ou seja, fazer com que todos participem no globo, exatamente pelo fuso horário. Contudo, apareça sempre no Discord, a qualquer hora e, se estivermos por lá, será muito, mas muito bom mesmo, poder ouvir suas opiniões para crescermos juntos.

Certamente tentaremos fazer uma reunião em um fim de semana para que todos possam participar. O que acha?

Beijos com carinho! Paz e bem! =)

Ahh! Valeu pelo post.. hj usei portuguese por puro habito, para falar a verdade... vou colocar um post-it na frente do computador para me lembrar... Eu acho sensacional q vcs estao se organizando para melhorar a comunidade! Eu falei para o @jsantana.. o horario q vcs se 'encontram' eh muito tarde para mim...1h30 da manha.... mas no q eu puder ajudar, podem falar... Vai #pt! :-)

Oi, @marcelli!

Sim, eu te compreendo totalmente. O hábito acaba levando ao uso da mesma etiqueta sempre. Nossas reuniões serviram para perceber que usar várias etiquetas para designar o "idioma" português não leva a nada, somente a uma confusão por não saber onde as publicações estão. Por isso escolhemos usar apenas uma etiqueta, que é a #pt, para as publicações em português.

Com relação ao horário de nossa reunião, eu pensei que você adoraria, mas sabemos que já está tarde em Londres e fica bem difícil para a participação. Mas, fique tranquila, passaremos tudo para todos em publicações e marcaremos vocês para suas opiniões. Assim, cresceremos juntos!

Abraços, @mar! =)

sim!!! eu agora só vou usar pt.... eu ia adorar.. vcs devem dar muita risada.. talvez um dia combinamos num sábado.. ou sexta aí fica mais fácil para eu madrugar.... de qualquer forma, os resumos são ótimos, então apesar de eu não estar presente, eu me sinto lá... bjs e tenha um excelente fim de semana... Tá calor aí?

Que bom, @marcelli! Sentimos sua energia boa lá também e saiba que sempre lembramos de todos os membros que fazem desse site um belo lugar para nossa língua. Sim, tentaremos marcar em um fim de semana e será maravilhoso aprender e rir com todo mundo. É isso que move o mundo, em minha opinião, amizade e crescimento com amor!

Calor aqui em Petrópolis? Calor só em novembro aqui! (Risos muito altos!) O Rio deve estar fervendo, e Petrópolis é a geladeira do estado inteiro! 😆😆😆

Beijos mil, querida @mar! =)

Vamos fortalecer a tag pt para que ela possa estar nas tags trending do steemit e assim possamos fazer essa "pressão" na plataforma podendo todos nós estarmos visíveis às baleias. Em frente! Valeu @manandezo

Acho que a etiqueta foi bem aceita pelos membros e seguirei com a ideia de união do grupo na plataforma. Essa será minha bandeira.

Abraços, amigo @jsantana! Paz e bem! =)

Boa idéia. Vamos usar #pt a partir de agora. Parei de usar portuguese. E à propósito, eu estou morando em Portugal e temos esses azulejos Portugueses. Vou fotografar alguns amanhã e posto pra vcs verem, são bem legais. A minha casa tem mas nela não é bonita, rssss! É só o nome da casa, como ela fica em frente a uma fonte, chama-se: Casa da Fonte. Agora está escuro, amanhã com luz eu tiro fotos. Abs e valeu!

Oi, @raziel.com, muito obrigado pelo apoio com a etiqueta #pt!

Buscarei suas publicações para ver os azulejos portugueses. Acho lindo demais!

Abraços, paz e bem! =)

Olá @manandezo ... tudo bem? Olha só, hoje o dia estava lindo por cá e com sol. Tirei as fotos dos Azulejos da minha rua e bairro.

https://steemit.com/pt/@raziel.com/azulejo-portugues

abs :)

vamos bombar essa tag!!! Uma hora muitos irão ler nossas publicações! 😉 😉 😉

Sim, sim, vamos bombar mesmo. Muito obrigado pelo apoio, querido amigo @raphavongal!

Abraços, paz e bem! =)

Valeu amigos, ótima reunião. E gostei do resumo esclarecido @manandezo!

Dá uma olhada, @flaviusbusck, a respeito da Tag definitiva que usaremos para os artigos, as 4 tags restante aproveita pra tags que relacionem ao tema.

Obrigado, @thomashblum! A reunião foi incrível e já estou feliz esperando a próxima. Que cresçamos apoiando a etiqueta #pt, sem utilizar outras da mesma natureza na publicação. Assim, será muito mais fácil encontrar todo mundo para votar nas publicações em nossa querida língua portuguesa!

Um abraço, paz e bem! =)

Coin Marketplace

STEEM 0.16
TRX 0.16
JST 0.030
BTC 59228.82
ETH 2524.07
USDT 1.00
SBD 2.52