Desabafo de um saudosista gamer

in #pt6 years ago

"O jogo era bom em mil e novecentos e oito que era daquele tal jeito que não é mais!" Tipo isso.


Na minha época, qualquer jogo online dava a sensação de um santuário. Todos os jogos eram habitados por seres que tinham "gamer" como característica principal. Assim como aquele lugar da sua juventude que era tão perfeito quando você ia lá, seja no parque de skate, na loja de magic, no canto do shopping.

Só que o santuário no canto do shopping era só ali, no canto. Fluía um pouco pro resto da vida? Às vezes, talvez, com as pessoas certas ao redor. Mas pra gamer no PC de casa, não importava qual jogo online estivesse rodando, seja MMO, sessão por IP ou o velho sofá. Era sempre assim, não era só em determinado local. É quase como se fosse onipresente.

O canto do shopping perfeito passaria a mesma sensação que qualquer e todo jogo! O santuário era a cultura gamer inteira, tanto os jogos quanto as pessoas e os ambientes relacionados, online e offline. Um palco colossal. Tudo que se fazia como gamer transmitia isso.

Aos poucos, nosso espaço foi afetado pelo jeito que a indústria mudou pra se aproveitar da popularidade que a área foi ganhando, e tivemos cada vez mais que repartir o ambiente com gente que não era como a gente.

Os jogos mudaram. Franquias e categorias inteiras, como MMOs, foram (em nossa opinião) piorados. E nos que se salvam, jogar no modo online não é mais a mesma coisa, porque antes encontrávamos apenas gamers com o mesmo nível de paixão pelo ato de jogar, e de repente, pessoas cada vez mais e mais casuais adentravam esse espaço.

Essa galera nova faz parte do ambiente online, e essa galera criou uma desconexão crescente entre o que tínhamos, até ficar para trás. A perfeição de tudo perdeu seu rumo enquanto as novas gerações se impunham no mesmo espaço, e cada uma se importava menos.

Os novos modelos de negócio que surgiram para render mais em cima da crescente popularidade foi o que destruiu completamente os MMOs. Diversão e imersão foram sacrificados em prol de novos usuários que preferiam algo mais fácil e conveniente de usar.

Acho que a primeira galera que invadiu foi o povo da época de LAN house. Quem discorda disso? Justamente a galera que acha que foi este o período perfeito. Com bons motivos, claro, foi muito legal. Mas já é um gosto bem diferente em comparação com quem começou a jogar junto comigo.

Aquilo era perfeito pra eles, assim como o que veio antes foi perfeito pra gente. Apesar de que essa perfeição só existiu ali, na LAN house, ao invés de ser um espetáculo quase sem interrupções como era para nós. E justamente porque passou a ser perfeito para outros que o que nós tínhamos foi morrendo.

Fomos os primeiros. Não significa que somos melhores, mas significa que fomos quem perdeu santuário há mais tempo. Além de ter vivido algo que se perdeu. Todos os que vieram depois nunca entenderiam, pois já deixara de existir.

Época saudosa merece um choro. Boas lembranças devem ser exaltadas. Quando ver alguém dizendo "ah, quando era daquele jeito antigo era muito melhor", mesmo que pra você não haja diferença, é algo fundamental para todos os que expressam sua indignação com esse contraste. Afinal, para todas as gerações, sempre teve algo que foi incrível para eles, mas que acabou e não vai mais voltar.

Fonte da imagem: 1


Obrigado por ler!

Sort:  

Que texto fantástico!

Me lembrou da minha época de MMO e deu até uma nostalgia aqui.

Bons tempos que passavamos horas no PC naquele santuário, como você mesmo nomeou perfeitamente. Se tinha toda uma história no server que ia além do jogo, era como um mundo fantástico que víamos em livros e filmes, mas que eramos os protagonistas. Muito se falava nos grandes feitos dos jogadores, o ranking nao oficial de reputação dos players, a comunidade e a sociedade completa que girava ali dentro. Bons tempos esse, sinto muita falta de isso tudo. Fiz bons amigos e tive incontaveis horas de diversão em um jogo que era gratuito mas oferecia compras com dinheiro real para quem quisesse, o que de certa forma influenciava, mas nada como um pouco de dedicação para tirar a diferença.

Até tentei voltar a jogar, mas como você disse, hoje jogos são feitos para ganhar dinheiro, alguns para virar profissão como jogador profissional (isso me soa estranho ainda), ou simplesmente são emburrecidos e simplificados para que mais pessoas possam jogar e assim girar mais dinheiro.

Novamente belo texto, lê-lo me trouxe boas lembranças de um tempo que não parece voltar (a menos que o mundo de cryptos faça algo similar de alguma forma). Upvoted, resteemed e seguindo.

Grande abraço.

Obrigado pelo apoio. Bom ver outros saudosistas por aqui, haha! Estou revirando um instinto gamer meu que está dando nova luz para o caminho ao santuário. Se eu estiver certo, depois trago as novidades.

Fala bem inglês? Passa na minha outra conta, recente, dedicada a gamers: @gamegiveaways.

O projeto #ptgram power está votando em você! Recompensamos a participação ativa na comunidade e os bons conteúdos. Saiba como receber votos mais valiosos da trilha.

Deleted

Problema é achar gente do mesmo naipe. Até ver se é mesmo ou não, já rolou muito desentendimento. É foda. Tenho começado a reencontrar este santuário perdido, se for verdade, volto a postar sobre este assunto!

Fala bem inglês? Passa na minha outra conta, recente, dedicada a gamers: @gamegiveaways.

Deleted

Pois é, e como algumas, para não falar quase todas, comunidades onlines são horríveis, com pessoas odiosas, basta alguém fazer uma partida ruim que chove xingamentos etc, e uma coisa que eu nunca entendi, os hackers, que estão principalmente no fps, qual é a graça? tipo tem uns que é só apertar um botão e você faz um kill a 2 km de distância, não dá pra entender, pq a graça do negócio é a dificuldade, talvez esta geração seja incapaz de lidar com o fracasso.

Parabéns pelo texto.

Ixi cara, isso de xingar vem mais da natureza competitiva do jogo, mesmo. Não que a maioria de nós tenha boa educação mental para lidar com isso.

Eu joguei DotA 1 desde a versão 3.24. Passei uma semana inteira quebrando a cara pra entender certinho que diabos que estava acontecendo.

Aí fui pegando o jeito... Mas só no HoN e no LoL que finalmente saquei. Detalhe: eu dei muito rage. Foi errado da minha parte, mas ainda adolescente, não entendia como mais dava pra fazer.

Quanto aos hackers: exatamente. Eu e você não entendemos como ele podem achar isso divertido, mas só podemos concluir que eles realmente se contentam com tão pouca coisa. Meh.

Eu gostava muito de MMORPG's quando era mais novo, mas esse gênero mudou tanto que não me atrai mais. Deve ser por isso que eu não encontro um bom MMORPG para jogar atualmente, mas a geração atual tem seus pontos positivos apesar dos problemas. Uma coisa que eu gostei bastante nessa geração de jogos online foi a popularização dos e-sports, isso é algo incrível que eu nunca sonhei em ter na minha época, e espero que esses jogos tragam os gamers hardcores de volta.

E-sports são, sim, muito legais. Única coisa chata é que você tem que jogar com a galera babaca caso não esteja com time fechado treinando seriamente. Ou seja, 4fun em um ambiente saudável é basicamente inexistente. Não tem muitos e-sports populares de x1 fora Starcraft, infelizmente.

This post has received a 1.19% upvote from thanks to: @felipejoys.
For more information, click here!!!!

If you use our Robot before your post has 1 day and get an Upvote greater than 1%, you will automatically receive Upvotes between 1% and 10% as a bonus from our other robots.

Do you know, you can also earn passive income after every bidding round simply by delegating your Steem Power to @minnowhelper?
you can delegate by clicking following links: 10 SP, 100 SP, 500 SP, 1000 SP or Another amount

Help support @minnowhelper and the bot tracker by voting for @yabapmatt for Steem witness! To vote, click the button below or go to https://steemit.com/~witnesses and find @yabapmatt in the list and click the upvote icon. Thank you.

Voting for @yabapmatt

Coin Marketplace

STEEM 0.18
TRX 0.13
JST 0.030
BTC 58119.97
ETH 3054.21
USDT 1.00
SBD 2.26