Afinal o que é o conhecimento “Frônese”?

in #pt6 years ago

Dia desses, escutando um podcast do Guten Morgen, ouvi pela primeira vez o conceito de conhecimento Frônese que, a princípio me pareceu algo trivial, sem muita importância, mas por via das dúvidas fui pesquisar mais a fundo sobre seu significado, já que a própria palavra me chamou bastante atenção e não saía da minha cabeça por dias.

Frônese (Phrónesis) é um termo encontrado no livro Ética à Nicómaco, de Aristóteles, o qual procura designar um tipo de conhecimento que distingue daquele filosófico e intelectual que busca entender o porquê das coisas, mas sim aquele conhecimento prático, presente na maior parte das ações humanas, entendido pela maioria das pessoas mas, muitas vezes, ignorado como conceito de "conhecimento".

Podemos exemplificá-lo simplesmente com nossos atos mais simplórios, desde saber fritar um ovo logo pela manhã, até saber construir uma casa. Vale lembrar de muitas pessoas que conhecemos e que tiveram pouco estudo, como meus avós que não terminaram a quarta série, mas souberam educar e criar mais de cinco filhos em tempos onde os recursos eram escassos.

Não é um conhecimento exato, como a maior parte das ciências, mas sempre foi necessário para a sobrevivência humana no planeta. Saber "se virar", aprender os macetes da vida mesmo que ninguém tenha lhe ensinado e passar por várias dificuldades em seu caminho, lhe traz um conhecimento que é seu, que você construiu sem, algumas vezes, a interferência ou a ajuda de alguém.

Flávio Mongenstern, o criador do Guten Morgen, exemplifica este conceito nos fazendo imaginar nossos pais ou avós, assim como eu mencionei, que muitas vezes não tiveram muitas oportunidades de estudo, que gostam de assistir novelas da Globo ou o programa do Ratinho, que dificilmente entendem conceitos como este próprio do post, mas que souberam educar seus filhos com primazia, cuidando da casa e do casamento com muito amor e zelo. Por todos os seus trabalhos e obras, possuem um conhecimento magistral, um Frônese em seu entendimento mais puro.

Bryers-Blue_Harmonica.jpg
Blue Harmonica, 1979 - Duane Bryers

Obrigada pela leitura. Abraços, Carol.

ref.
font.

Sort:  

Upvoted em nome do Time de Curadoria dropahead!

Obrigado por seguir as regras.

AVISO: O time de curadoria dropahead não, necessariamente, compartilha das opiniões expressadas neste artigo, mas acredita que o esforço e contribuição do autor merecem melhor recompensa e visibilidade.

Ajude-nos a te dar upvotes maiores:

Upvote este comentário!
Upvote & Resteem o último Relatório de Curadoria dropahead!
Junte-se a Trail de Curadoria dropahead
para maximizar suas recompensas de curadoria!
Vote dropahead Witness com SteemConnect
Proxy vote dropahead Witness
com SteemConnect
Doe STEEM POWER para @dropahead
12.5SP, 25SP, 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP
Faça o mencionado acima e nós teremos mais STEEM POWER para dar a VOCÊ maiores rempensas da próxima vez!

Novidades dropahead: How to give back to the dropahead Project in 15 seconds or less

Muito obrigada!!!

Riquezas valiosas, escondidas em vasos de barro. Muito bom para refletir. Valeu!

Obrigada pela leitura, @casberp! Abraços.

Interessante,muito bom esse texto parabéns.

Boa, @caroline.muller! Adorei o texto, estudei Filosofia na UFSC e Ética a Nicômaco, de Aristóteles, é um dos meus livros preferidos :D A propósito, o conhecimento prático é bem mais útil, né? Hehehehehe! Muitas vezes nos dedicamos tanto ao conhecimento teórico que deixamos a desejar justamente em resolver os nossos próprios problemas. Obrigado por compartilhar ;)

Oi, @casagrande! Não sabia que você fez Filosofia! Fez Licenciatura ou Bacharelado?
E sim, de que adianta ter um doutorado sanduíche dos mais chiques pelo mundo afora se não sabe como cozinha um ovo, não é mesmo? hahaha. Abraços.

Fiz, sim! :D Durante o período que morei em Florianópolis, cursei o bacharelado mesmo ;) Aproveitei para desenvolver um pouco mais, já que gosto da área, mas tenho que concordar, o conhecimento prático é infinitamente mais útil :D

E ai @caroline.muller beleza? Desculpa te contactar por comentário mas é a unica forma que imaginei...
Criei uma conta nova pra ajudar o projeto de uma ONG de uma amiga que ajuda um povo indígena la no Acre. Espero que goste do projeto!
@hunikuin

Abraço!

Olá, @rhavi! Beleza, já segui, curti e dei resteem. Abraços.

Wow! Assunto bem interessante. Vou procurar o podcast. Tenha um ótimo dia! XOXO

Obrigada pela leitura e comentário, @naturald! Recomendo estes podcasts! São uma ótima forma de ter bastante referências para a vida. Abraços.

Achei lindo esse exemplo de nossos familiares.
Me lembrei dos meus pais que, apesar do pouco estudo, são muito inteligentes e souberam criar a mim e aos meus irmãos com muito amor e sabedoria. Não aquela sabedoria acadêmica, mas muito pura e cheia de afeto envolvido.
Fiquei emocionada, obrigada por compartilhar! :)

Oi @renata.fernandes! Pois é, foi nessa sabedoria que me inspirei para escrever este post, meus pais também tiveram pouco estudo e souberam nos criar com muita sabedoria. Sem dúvidas o valor deles e de suas vidas é impagável. <3 Abraços.

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Interessante, Aristóteles esta na minha lista de leitura a curto prazo, isso vai ser bem útil quando eu me deparar com este termo

Obrigada pelo comentário, @fabriciolux! Boa sorte com as leituras, ler os clássicos gregos é um desafio e tanto, mas vale muito a pena! Abraços.

Aquelas coisas que, geralmente, nao se aprendem na escola. (:

Coin Marketplace

STEEM 0.28
TRX 0.12
JST 0.034
BTC 63956.43
ETH 3320.30
USDT 1.00
SBD 3.92