A Escuridão No Hemisfério Norte

in #pt6 years ago

85F29BB2-EF4B-47D7-BCB5-40EEEDBBA951.jpeg

6:30am, acordei, olhei a previsão do tempo, troquei de roupa, levei o rosto, escovei o dente, desci as escadas, peguei meu almoço na geladeira. Antes de sair coloquei meu cachecol, o guarda chuva. Fechei a porta e caminhei até a estação de ônibus.

Lá fora eu vi que já entregavam o jornal de hoje. Ainda era 6:50, fiquei imaginando a que horas o entregador de jornal havia acordado. Cheguei no ponto de ônibus que já estava lotado de gente. 6:55 o ônibus chega.

Dentro do ônibus todo mundo com a mesma aparência de cansaço. Último dia útil da semana.
Desço do ônibus dez minutos depois e vou para o metrô, entro no vagão, encontro um lugar vago e sento. Lá durmo, pelo menos até ouvir que havia chegado na minha parada. Faço minha conexão. Durmo mais 5 minutos. Saio da estação, e então sinto que meu dia começou.

3EB1C9A3-07D6-45AA-B6EA-6785E2FB1F95.jpeg

Dia. Esse escuro lá fora, chuvoso, com a previsão do sol nascer às 8 e lá vai bomba. Nascer mais ou menos, lá em cima das nuvens, e olha que agora tá melhorando. Em dezembro víamos o sol nascer às 9 e se pôr as 4, isso claro, quando tinha sol.

É muito frequente sair pra trabalhar enquanto ainda escuro e voltar para a casa durante a noite já sem luz. Muita gente vai a loucura, literalmente. Haja vitamina D em cápsula.

Nunca pensei que fosse sentir tanta falta do sol. A gente só sente falta quando perde. Mas esse é a escuridão do hemisfério norte, e quanto mais norte, pior ainda.

A escuridão acaba em março, aí fica claro o tempo todo, até demais. Em julho o sol nasce as 6 e se põe as 23. Mas deixa pra eu reclamar disso em uma outra hora, por enquanto, só a escuridão.

Obrigada por ler,
Bianca.


95AB02C2-C171-44F1-8C24-0C93F3400332.png

Sort:  

Você disse tudo, a gente só sente falta de algo depois que perde. Seja a praia, o sol, etc. Não se sente falta daquilo que nunca faltou. E pra nós brasileiros acostumados com o sol forte e sempre claro do maior país tropical do mundo, a síndrome de abstinência é maior ainda.

Mas é a lei das compensações, nenhum lugar é perfeito e não se pode ter tudo ao mesmo tempo.

É verdade, acontece o contrário também no Brasil, muita gente prefere dias nublados e frio. Acho que a gente nunca tá satisfeito com nada haha valeu!

You got a 4.54% upvote from @minnowvotes courtesy of @discernente!

Upvoted em nome do Time de Curadoria dropahead!

Obrigado por seguir as regras.

AVISO: O time de curadoria dropahead não, necessariamente, compartilha das opiniões expressadas neste artigo, mas acredita que o esforço e contribuição do autor merecem melhor recompensa e visibilidade.

Ajude-nos a te dar upvotes maiores:

Upvote este comentário!
Upvote & Resteem o último Relatório de Curadoria dropahead!
Junte-se a Trail de Curadoria dropahead
para maximizar suas recompensas de curadoria!
Vote dropahead Witness com SteemConnect
Proxy vote dropahead Witness
com SteemConnect
Doe STEEM POWER para @dropahead
12.5SP, 25SP, 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP
Faça o mencionado acima e nós teremos mais STEEM POWER para dar a VOCÊ maiores rempensas da próxima vez!

Novidades dropahead: How to give back to the dropahead Project in 15 seconds or less

oh, such a lovely post, you should work for a magazine

Eu tenho uma sensação estranha toda vez que acordo e ainda não amanheceu. Poucas pessoas e carros nas ruas e eu ali, esperando o ônibus para trabalhar. A escuridão gera um clima que deixa esse vazio ainda maior e parece que só voltarei a existir quando o sol nascer.

Gostei muito do texto. É uma bela perspectiva do cotidiano narrada de forma cativante.

É verdade, essa é a sensação que eu sinto quando saio de casa e volto pra casa na escuridão, é como se seu dia tivesse sido tragado pela noite. Felizmente isso vai acabar em alguns meses, quando a gente começa a viver o oposto. Muito obrigada!

E o oposto não traz a mesma sensação de forma inversa? Acordar com tudo muito claro, muitas pessoas nas ruas e a alegria quando você acabou de acordar e não consegue pensar em nada mais que a cama que abandonou há pouco.

É horrível na hora de dormir hahaha se você quer dormir as 10/11 é quase impossível, a gente é igual galinha, só dorme quando tiver escuro. Mas ainda assim é melhor que viver na escuridão, as pessoas ficam completamente diferentes no verão aqui.

As estações realmente interferem no humor das pessoas. É perceptível!

I was just looking outside, and you know what....THE SUN IS SHINING! Have a great day Bianca!

And I'm working 😫 seriously lol hope it'll be shining tomorrow too. You have a great day too, I know it's your day off 👍🏼cheers!

Caramba, @bkdbkd! Pensei que só a Suécia tivesse esse problema :P Hehehehe! Por aí é a mesma coisa, então. E a gente reclama tanto do sol aqui no Brasil, né? Deve até dar depressão um período tão longo de escuridão. Obrigado por compartilhar ;)

Pois é, na Suécia é ainda pior, consigo nem imaginar hehehe. Na verdade existe a Depressão Sazonal de Inverno, que aparece nessa parte do ano devida a falta de luz solar. Aqui na Holanda o nível de suicídio aumenta muito nessa época do ano :/ eu sofri disso ano passado e não conseguia entender, porque tava tudo indo muito bem antes. Tomar vitamina D ajuda a diminuir os sintomas dessa depressão. Valeu!

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Às vezes não damos importÂncia as coisa banais do nosso cotidiano. Não observamos as pessoas, as comidas, os cheiros que nos envolvem... Só depois, só mais tarde que percebemos o quanto tudo é essencial. Não conseguiria viver sem o sol, enlouqueceria!

Exato, é sempre assim. Para o sol há algumas alternativas, vitamina D em cápsula que ajuda a combater sintomas depressivos, aparelhos de luz artificial ou viagens, mas nada substitui inteiramente o sol. Para compensar no verão, sempre temos sol e ele se põe as 11 da noite. Valeu!

Oh como te entendo! Vivo na Noruega ja faz 5 anos em Março! Compreendo bem essa saudade dum solinho bom, ainda pra mais quando se vem dum país tropicaaauuu! :P
(eu venho de Portugal, não é bem a mesma coisa, mas é mais tropical que a Noruega for sure :P)
Nunca me senti deprimida por não ter sol ou ter pouca luz, aliás, até gosto. Prefiro a Noite ao Dia e o Inverno ao Verão ( a minha mãe diz que fui feita ao contrário ahaha).
Nunca tomei Vit D mas sei de imensos casos de pessoas que lhes foram diagnosticada a falta da vitamina D. Ainda no outro dia ligaram-me do centro medico a avisar que a dosagem de vitamina D este ano vai ser a quadruplicar...eu fiquei chocada, e acabei respondendo que se precisasse de tomar vitamina D ou se me sentisse em baixo, gastarei dinheiro num bilhete de avião, jamais pagarei farmacêuticas para me darem o que é de todos, SOL.

Pois é, eu imagino que aí deva ser pior. Ano passado fui pra Portugal em janeiro justamente pra ter uma pausa do frio, mas chegando fiquei muito doente e não aproveitei sol nenhum haha. No meu caso sinto muita falta, tanto fisicamente quanto psicologicamente falando, então tomo vitamina D todo dia. Mas como você disse, na saudade, da pra ir até Portugal, Espanha, Itália e pegar um solzinho. Obrigada!

Passei estas as duas primeiras semanas de Janeiro em Lisboa, a humidade quase me deixou de cama! Já não estou habituada a frio húmido como de Portugal! Física e psicologicamente o que mais me afecta é a comida! Falta da comidinha gostosa e cheia de sabor da mamãe! A comida aqui é aborrecida que doí :P

Não é? aqui também, uma comida triste que só haha

Oh minha nossa! Vou TÃO escrever um post sobre isso 🤣

@bkdbkd, Parabéns! O teu post foi votado e resteem pelo Projeto Camões!

camoes sign.gif

PROJETO CAMÕES - LÍNGUA PORTUGUESA NO STEEMIT!

Uhulll valeu!

Coin Marketplace

STEEM 0.24
TRX 0.11
JST 0.029
BTC 69379.42
ETH 3686.72
USDT 1.00
SBD 3.29