Minha vida de Uber: tatica de guerrilha em tempos de crise

in #pt6 years ago (edited)

Boa noite #Steemians, tudo bem?
Seguindo com a serie de posts 'Minha vida de Uber', hoje eu gostaria de comentar sobre o impacto que essa crise da falta de combustivel esta causando na minha ocupacao como motorista (e tambem como professor de Ingles).

uber.gif

Fonte da Imagem: https://thenextweb.com/dd/2016/05/24/changing-apps-logo-can-make-huge-difference/

Pois bem... nao vou comentar aqui quais foram os motivos que levaram a essa paralisacao e nem expor se sou a favor ou contra, mas sim apenas os impactos que isso tem causado na minha vida como motorista (e o que eu tenho feito para minimizar o problema).

Como todos sabem, essa paralisacao comecou na segunda-feira da semana passada (dia 21/05/2018). Ate entao, eu estava trabalhando normalmente, mas assim que esse problema surgiu eu comecei a pensar em possiveis solucoes para minimizar o problema.

Ate terca-feira passada (dia 22/05) eu trabalhei normalmente. Eu costumo trabalhar apenas das 07:00 as 10:00 e das 16:00 as 23:00 como motorista (sendo que em alguns dias eu faco uma pausa, pois como sou professor de Ingles, tenho que dar as minhas aulas tambem).

Quando foi quarta-feira da semana passada (dia 23/05), eu ja havia desmarcado todas as minhas aulas de Ingles da semana, pois e complicado ter que me deslocar cerca de 10Km para poder dar as aulas (pode nao parecer muito, mas como sao dois dias na semana, isso ja da uns 40 Km (o que representa um pouco mais de 4L de alcool gastos apenas para poder me locomover e ministrar as aulas).

uber1.jpg

Fonte da Imagem: http://www.suburbioonline.com/possivel-falta-de-combustivel-provoca-corrida-aos-postos-em-salvador-preocupante/

Continuando....

Estava eu em Barao Geraldo na quarta-feira a noite (para quem nao sabe, BG e um distrito da cidade de Campinas (era umas 20 horas da noite) onde se situa a Unicamp), quando eu comecei a perceber que os postos de combustivel estavam com filas incomuns (muito acima da normalidade), mas ainda assim infimas se comparadas as filas de hoje.

Minha intuicao agiu no mesmo momento (em um outro post falarei sobre essa questao da minha intuicao).... passei a mao no celular, liguei em casa e pedi que achassem todos os recipientes possiveis para que eu pudesse abastecer (e ainda tentar fazer algum estoque de combustivel).

Voltei rasgando na Rodovia D. Pedro I e, como podem ver na imagem abaixo, essa e uma viagem nao muito curta.

uber2.JPG

Fonte da Imagem: https://www.google.com/maps/dir/Mc+Donalds+Sorvete+-+Rua+Luiz+Vicentin+-+Bar%C3%A3o+Geraldo,+Campinas+-+SP/Shopping+Valinhos+-+Jardim+Paiquere,+Valinhos+-+SP/@-22.9208402,-47.1467201,12z/data=!3m1!4b1!4m13!4m12!1m5!1m1!1s0x94c8c6c7d9133009:0xbfe6dee415681df5!2m2!1d-47.0793916!2d-22.8299776!1m5!1m1!1s0x94c8cdae4e1d9c67:0x3129f1feaab6f0a8!2m2!1d-47.0122507!2d-22.9812904

Ao chegar em casa, meu sobrinho de 13 anos ja estava na porta com inumeros vasilhames (garrafas PET, um balde de cloro para piscinas e inclusive um pequeno galao de combustivel com capacidade de 5L).

Pedi para que ele entrasse no carro e me acompanhasse, expliquei a situacao para ele e disse que tentariamos nao so abastecer, como tambem estocar algum combustivel.

Me dirigi ao posto onde costumo abastecer, pois, alem do combustivel ter um bom preco (R$ 2,39 o L do alcool) por incrivel que pareca ele rende absurdamente (e olha que e um posto de bandeira branca). Esse posto dista 7,3Km de minha residencia.

Ao chegar no posto, ja havia uma fila de uns 30 minutos. Aguardei a minha vez, enchi o tanque do carro e tentei encher todos os vasilhames, mas por conta de uma lei existente, so pude encher o galao de 5L.

Ao chegar de volta em casa, esvaziei o vasilhame e soube que havia um posto mais proximo de casa que ainda tinha combustivel e que a fila ainda nao estava tao grande.

Montamos no carro novamente (com o galao) e fizemos mais umas 5 viagens para que eu pudesse estocar algum combustivel. Foi uma correria louca, pois eu chegava em casa, despejava o combustivel do galao no balde de cloro de piscina e corria de volta para o posto.

Enfim... consegui fazer um estoque de 25L e ter o tanque cheio. Acontece que eu sabia que uma hora ia acabar e que eu teria entao que me virar com o que eu ja tinha.

Minha ideia (e que depois foi comprovada com observacoes) foi a seguinte: Todos os outros motoristas (inclusive os de app) aproveitarao os primeiros dias para rodar achando que a situacao sera normalizada em poucos dias. Eu, ao contrario, ja imaginava que isso duraria 1 semana ou mais.

Entao eu fiquei em casa de quarta ate domingo, pois para rodar por app a minha conta dizia que o dinamico da #Uber tinha que ser de 2 ou mais (visto que o combustivel quase dobrou de preco, que teria que peregrinar atras do mesmo e que tambem perderia muito tempo para abastecer (caso conseguisse).

A partir de domingo, eu voltei a trabalhar, mas apenas nos horario de pico e contanto que o dinamico esteja acima de 2. Infelizmente isso impactou (de certa forma) minha renda, pois eu estou trabalhando de maneira mais inteligente e menos, e ainda assim conseguindo o valor diario necessario para pagar as despesas (ou ao menos a maior parte delas).

No dia de hoje eu ainda tenho 23,75L no tanque (62% da capacidade do tanque) e mais 18L em estoque.

O que eu ganhava bruto por hora (apenas apos a taxa dos 25% da Uber) em corridas sem preco dinamico era R$20. Apos o inicio dessa crise, estou conseguindo fazer a media de R$ 43,00 por hora.

Alem disso, agora quando recebo chamados sem ser em preco dinamico eu cancelo (ou nem aceito o chamado), bem como se eu tiver que me deslocar mais de 3Km para pegar o pax (passageiro) eu tambem recuso o chamado.

Tenho andado o maximo possivel na bangela e adotado rotas que sao mais tranquilas e onde nao tenho que reduzir tanto a velocidade, parar em semaforos ou ate mesmo que tenham trafego.

Infelizmente (ou felizmente) o ser humano tem que se adaptar a realidade e dancar conforme a musica, nao e mesmo?

Enfim... por esse post e so isso. Espero que teham gostado e adoraria receber os comentarios.

Gostou desse conteudo? Me ajude a manter as postagens com qualidade e regularidade doando qualquer quantia em BTC para a wallet abaixo.

BTC tip: 348XPTZdN9X7b1Q33yfZYLrjsmQWRw7v15

Juntos nós podemos fazer com que o #Steemit creca ainda mais forte e mais rápido!

separator bar.png

Posts Relacionados:

https://steemit.com/pt/@aotearoa/2ihzdmfi

https://steemit.com/pt/@aotearoa/1hsj7192

Minha vida de Uber: Mad Max - https://steemit.com/pt/@aotearoa/minha-vida-de-uber-mad-max

Sort:  

You got a 8.83% upvote from @redlambo courtesy of @aotearoa! Make sure to use tag #redlambo to be considered for the curation post!

How Cool!

You got a 11.11% upvote from @coolbot courtesy of @aotearoa!

Help us grow, delegate today!

This post has been upvoted by @microbot with 7.1%!
You want higher upvotes?

Vote for my creator @isnochys as witness!

Did you know, that you can make some profit with your witness vote?
More profits? 100% Payout! Delegate some SteemPower to @microbot: 1 SP, 5 SP, 10 SP, custom amount
You like to bet and win 20x your bid? Have a look at @gtw and this description!

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

This post has received a 0.24 % upvote from @drotto thanks to: @aotearoa.

Boa!

Adaptação é tudo! Parabéns por agir rápido em situações inusitadas, e sempre prevendo o "pior cenário" para considerar como agir.

Enquanto estava lendo sobre suas aulas de inglês, primeira coisa que imaginei foi aulas virtuais, webcam mesmo e sem deslocamento algum, sem deixar de ganhar as aulas. Que acha?

Quanto ao negócio da banguela... a marcha engatada não gasta gasosa hj em dia, ou gasta?

Viajando um pouco agora:
Acho que o negócio é aprender sobrevivência na selva, superalimentos, horta urbana, armazenar estoque de materiais de limpeza, higiene, etc.. comprar umas galinhas e quem sabe até uma cabra e um cabrito... coisas assim... de "mundo real".

Belo post e considerações! Sucesso!


projeto #ptgram power

Sim eu dou aulas via #Skype tambem, mas em alguns casos isso nao e possivel (como por exemplo em alunos de nivel basico).

Quanto a andar na bangela faz sim alguma diferenca.

Ja sobrevivencia eu tenho nocoes, pois tive um curso disso quando fiz um curso para comissario de bordo. Horta eu tenho uma pequena em casa, mas nao tenho como ter galinheiro, pois moro em um condominio residencial de casas e tenho 5 caes.

Opa, tudo de bom! Podia fazer uns posts sobre horta ou indicações de bons vídeos e sites a respeito, comunidades, etc... e sobrevivência tb! Gostaria mto de aprofundar nesses assuntos!

Valeuu!

obs: Pq q o nível básico não pode ser pela videoconferência?

Opa vou pensar em uma serie sim a respeito de sobrevivencia... e contar tb sobre a minha experiencia como agricultor (que eu tive alguns anos atras)... e foi o que me levou a ser professor de Ingles..eu sei que isso parece nao fazer sentido,mas voce entendera no futuro

O nivel basico necessita de explicacoes adicionais o que requer o auxilio de lousa.... pois eu ensino atraves do raciocinio logico da lingua e a sua comparacao com o referencial que o aluno possui (no caso sobre o assunto abordado e tb sobre a lingua portuguesa)

Eu ainda insisto.

Pq uma "lousa" não poderia ser substituída por um compartilhamento de tela num paint e numa caneta/mouse ?

Dá uma olhada no zoom.us, quem sabe possa adicionar recursos, não conheço o skype.

Pode dar até aula p/ vários alunos ao mesmo tempo e interagir por chat, compartilhamento de tela e td mais, cada um vira um "quadrado" e vc pode focar em um, em outro ou compartilhar a tela na lousa, quem sabe até filmando direito vc possa usar uma lousa grande aí na sua casa mesmo.

Se for numa espécie de "paint", o aluno pode interagir na lousa virtual. (o zoom.us permite isso, até com textos, as pessoas pincelarem, desenharem, etc :D)

eu conheco o zoom e o usei ja... mas ainda assim tem certos casos que nada substituira o papel e caneta... mesmo pq os alunos depois nao vao gravar as telas... eu conheco bem como funciona

Não desisto tão fácil. O zoom permite gravação da aula completa, depois vc disponibiliza o link e todo mundo pode baixar e assistir a aula, ver tudo de novo quantas vzs quiser :P

Vou tentar novamente... quem sabe dessa vez da certo.. obrigado mais uma vez pela ajuda!

Rapaz, que intuição afiada hein? Eu fiquei sabendo da greve e fui abastecer 3 dias depois, mas você já se ligou e tomou altas providencias!
Só não consegui entender se ta compensando só trabalhar no dinâmico (já que a corrida rende mais) ou se você ta sentindo que no fim acaba dando mais preju. Deu pra entender que vc ta trabalhando menos, só esse ponto que não ficou claro pra mim.
Mas força aí guerreiro! Se Deus quiser isso acaba logo e já voltamos a uma certa "normalidade" de combustivel.
Forte Abraço!


projeto #ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil

Olha @fireguardian... como eu disse pelas minhas contas nao compensa trabalhar quando o dinamico da Uber estiver abaixo de 2... pois alem de gastar o combustivel (que quase dobrou de preco) ainda tenho que cacar algum posto que tenha para vender... e ainda assim passar 3 ou mais horas em fila para talvez conseguir abastecer... levei todos esses pontos em conta para chegar a conclusao de que abaixo de 2x eu nem dou partida no carro... e isso ainda dependendo da distancia que eu terei que bater lata.

Alem disso ja entrei em contato com meus amigos frentistas para que me fornecam informacoes privilegiadas assim que tiverem previsao de quando tera combustivel nos postos onde eles trabalham.

Você já está na trilha do projeto #ptgram power! Recompensamos a participação ativa na comunidade e os bons conteúdos. Saiba como receber votos mais valiosos..

Coin Marketplace

STEEM 0.25
TRX 0.11
JST 0.032
BTC 63478.09
ETH 3067.28
USDT 1.00
SBD 3.81