A quem está "em processo"

in #pt6 years ago (edited)

Há pouco tempo publiquei dois textos para falar sobre depressão e ansiedade, numa perspectiva mais de desenvolvimento psicológico humano do que de psicopatologia. Isso porque acredito que certos processos, por mais dolorosos que sejam, fazem parte do nosso desenvolvimento enquanto indivíduos e também como membros de uma coletividade. Claro que acredito na perspectiva psicopatológica e nas suas estratégias de intervenção. Só acho que ela nem sempre explica e resolve tudo.

Carta a quem porventura está sofrendo do mal do século - Parte I
Carta a quem porventura está sofrendo do mal do século - Parte II

Nestes textos eu não falo em diagnósticos e transtornos de humor, e sim sobre estar "em processo", que é o processo de ruptura, transformação e busca pelo equilíbrio dinâmico das nossas estruturas subjetivas. Aquela coisa de morte e renascimento, meio fênix mesmo. No caso eu comparo esse processo a uma longa caminhada solitária por um deserto, onde não conseguimos fugir do nosso próprio sofrimento, e precisamos pensar em estrategias para lidar com ele antes que ele acabe com a gente.

Pois bem, eu disse que já estive muitas vezes neste deserto e que o conhecia como a palma da minha mão. E é verdade. Só não lembrei do fato de que os ventos mudam as dunas de lugar, de forma que a paisagem se altera completamente sem deixar vestígio algum do que ela foi outrora. Em outras palavras, eu me perdi de novo no deserto.

dubai_desert_by_vampire_zombie_dbtyfqvpre.jpg
imagem

Na prática eu estou passando pelo rompimento de uma relação de 17 anos. Não são 17 semanas nem 17 meses. São 17 anos mesmo. Mais da metade da minha vida.

Tem dias que eu acho que vou morrer. Tem dias que eu tenho certeza. Tem dias que eu nem sei quem sou, para onde vou. Tem dias que levanto e sigo em frente sem saber para que lado estou indo. Se estou indo para trás, para frente ou se estou parada achando que estou seguindo. Tem dias que meus olhos embotam e eu não enxergo um palmo na minha frente. Tem dias que eu me sinto paralisada diante da vastidão do meu vazio. Tem dias que o choro se torna um urro, um murro no silêncio que reina nos meus dias. Tem dias que fico no escuro como se tentando não existir.

Estou expondo esse momento tão íntimo porque sei que não sou a primeira e nem a última pessoa que vai ser perder nesse deserto, que vai descer nesse vale sombrio e fazer essa travessia tão cruel. Estou expondo essa ferida porque ela não é minha, ela é de qualquer um que tenha sofrido por amor. Ou de qualquer um que esteja em processo de reconstrução de si mesmo, por qualquer motivo que seja. Nos últimos meses todos, perdida neste deserto, tenho não apenas sobrevivido, como também vivido "normalmente" a maioria dos meus dias. Não faltei ao trabalho, não negligenciei o meu filho, não me isolei do mundo, não deixei de bater ponto no #Steemit (<3), não deixei de ajudar as pessoas que precisaram de mim, não deixei de ter planos e projetos futuros, não deixei de cumprir com meus afazeres domésticos, não deixei de lado meus cuidados pessoais... enfim, vida que segue. Apesar dos pesares estou em pé, e por isso eu quis vir compartilhar esse momento com vocês, talvez para motivar alguém que possa estar precisando. Quem me deu a ideia de escrever sobre isso foi uma grande amiga que tem acompanhado esse processo, e que me pediu para eu falar sobre como estou conseguindo ficar de pé sem desabar. Vai lá então, espero que ajude alguém:

  • Eu não estou de pé sem desabar. Desabei várias vezes sim, literalmente. Acredito que não é bom resistir à dor quando ela chega. Deixa ela vir com tudo, te derrubar e nocautear mesmo, porque depois que ela faz isso, a brincadeira perde a graça e ela vai embora. No dia seguinte você vai acordar com a cara inchada da surra mesmo, mas pelo menos não vei ter que passar o dia inteiro lidando com a pressão de estar segurando um monstro feroz que vai tentar te derrubar a cada minuto. Aproveite quando estiver só e deixa para apanhar quando ninguém estiver olhando. Não tem jeito, infelizmente não tem como pular essa parte.

  • É normal achar que vai morrer ou enlouquecer enquanto estiver se entregando para a tristeza, a dor e/ou a raiva. É normal e legítimo. Mas não adianta chamar ninguém para ficar com você, a sensação vai ser a mesma ou então vai diminuir para voltar mais forte quando você estiver só. Parece difícil acreditar, mas a gente não morre nem enlouquece, mesmo que a sensação seja essa. O nocaute dói horrores mas não mata.

dfdd.jpg
me sentindo apanhando da Sarah Frota

  • Pense no médio e longo prazo, no que te faria feliz em alguns meses ou anos, o que ainda parece ter graça para você. Sem o vislumbre de uma conquista ou um futuro feliz, a coisa fica feia demais. A sensação é que depois da sova não tem porque levantar do chão. Tem que lembrar ou descobrir coisas que te interessam ou façam sorrir. Pode ser qualquer coisa mesmo. Eu tenho certeza que muito da minha força para levantar todos os dias vem das várias metas que coloquei para mim mesma. Algumas antigas outras recentes. Ver meu filho bem, manter meu projeto-de-vida-saudável, aprender mais sobre blockchain, ter "X" em altcoins, etc. e tal. A gente precisa ter um porquê para sair desse deserto, senão ficamos presos nele indefinidamente. Por mais boba que seja a sua meta, por mais sem sentido que os outros achem, se você tem vontade, vá atrás. Porque o importante não é atingir a meta, é ganhar energia e esperança para viver mais um dia. No começo do processo a gente não dá muita importância para nada porque estamos com a mente presa no sofrimento, mas se a gente vai insistindo, aquela meta vai tomando conta do nosso pensamento até que se torna imprescindível no nosso dia. Eu por exemplo odeio chá, mas faço questão de fazer o meu diariamente, e esse momento me deixa muito feliz, porque mesmo eu odiando beber aquilo, não abro mão deste momento de auto-cuidado. É um momento que me inspira amor-próprio e serenidade, fora a satisfação comigo mesma de cumprir com uma meta. Ah, isso é importante: comece com metas pequenas e tarefas simples, senão você vai desanimar antes mesmo de tentar, e o fato de nem ter tentado vai te deixar mais triste e aumentar seu sentimento de frustração com você mesmo. Depois das surras você vai precisar de auto-estima e alegria, e apenas a capacidade de sonhar e realizar nos traz isso!

i63a2116z_by_thefirebombdcdnbmw.png
imagem

Acho que me delonguei demais, mas é porque está tudo recente e intenso dentro de mim. Sei que estou longe de sair desse deserto, mas a cada dia a jornada tem sido menos pesada e sofrida. Tenho aprendido a conviver com essa paisagem tão árida e ao mesmo tempo tão linda. E tão cheia de significados e com mensagens tão profundas. Tem dias que sigo o pôr-do-sol para não perder nenhuma nuance de cor no céu. Tem dias que fecho os olhos, sinto a direção do vento e sigo a que ele mandar. Tem dias que me distraio com alguma paisagem fabulosa nunca antes contemplada por mim. Tem dias que o silêncio soa como uma melodia e o choro como um alívio.

Estou aprendendo que mesmo sem saber onde estou e para onde eu vou, me sinto em casa porque me sinto dentro de mim. E que mesmo sem saber se estou seguindo em frente ou parada no meio do caminho, me sinto em paz porque me sinto parte desse deserto sem fim.

Desejo toda essa paz a quem dela precisa. <3
Como disse BNegão, o processo é lento e paciência é a sapiência do espírito.
Sigamos.

Sort:  

Bela experiência de vida. Nessas horas me lemvro de que tudo o que não nos mata nos fortalece, e por trás de toda dor existe um aprendizado para a vida.

Exatamente... às vezes o desânimo é tão grande que nos esquecemos disso. Mas existe sempre algo ou alguém para nos lembrar. Obrigada!

You got a 78.16% upvote from @brupvoter courtesy of @discernente!

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
BraZine.png

Obrigada!

Desejo sucesso, paz, saúde, prosperidade, proteção e conforto para você nesse ano novo que amanhã começa!

Te desejo tudo em dobro, a você e sua familília <3 Feliz ano novo!

Saudações, querida Aliny

Entendo seu sofrimento. De certa forma, me identifiquei com ele. Estou passando uma fase ruim desde 2017 e acho que continuará em 2019, infelizmente. Realmente, como você disse, essas coisas funcionam como uma forma de renascimento para nós. É como se fosse uma âncora que nos puxasse para o fundo do mar e nos deixasse lá um tempo. Porém, se conseguirmos sair dessa ancora e voltar á superfície, voltaremos renovados e com uma experiência melhor para lidar com essas questões. Mas, digo que não é fácil. Hoje eu entendo muito bem o motivo de alguém não ter energia para fazer as coisas...

Achei seu texto muito bonito. Excelente idéia, além de bem poético.

Achei interessante sua idéia de ganhar energia e esperança para viver mais um dia. Isso é uma das coisas que trabalho em minha linha e que aplico á mim também. Há poucos dias eu compartilhei no meu facebook um vídeo de um general falando algo que pode ser muito bem utilizado por nós 2 e por quem passa por algo assim. Se me permite, eu gostaria de colocar aqui para você ver. Parece bobo para quem não pensa nisso, mas, há um significado imenso por trás:

De certa forma, foi uma coincidência legal você ter postado isso, pois eu estava pensando em fazer um post sobre o vídeo desse moço. Depois escreverei sobre isso!!!!

Eu gostei muito do vídeo e me ajudou bastante, pois, realmente, com nossas simples tarefas podemos criar nossa energia para fazer as tarefas mais difíceis.

Espero que ajude você também, senhorita Aliny.

Obrigado e boa noite!!!

Olá Juliano, muito obrigada por compartilhar comigo um pouco da sua história. Não que seja bom saber que tem mais gente por aí sofrendo, mas é bom sim saber que faz parte da nossa condição humana experimentar essas fases ruins, e que isso não é especificamente culpa ou resultado de algum fracasso nosso. Esse vídeo eu já conhecia e achei ótimo que tenha deixado nos comentários, espero que sirva para alguém como serviu para nós. É uma bela e sábia mensagem, acho que você deve sim fazer um post sobre ele. Obrigada por vir e contribuir. Feliz ano novo para você!

Você definitivamente não está sozinha, esse deserto em que você caminha, já caminhei muito. Que sigamos em frente, sempre, e que 2019 nos traga força, luz e muitas alegrias genuínas! Sinta-se abraçada. Tudo isso vai passar, e quando passar, você será uma mulher mais forte.

Obrigada querida @aiuna! Suas palavras me fizeram sorrir. Acho que uma mulher reconhece na outra a força que sabemos ser necessária à nossa luta, e isso por si só já nos motiva um pouco mais a ser mais forte. Desejo tudo em dobro para você!

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.13
JST 0.030
BTC 64856.09
ETH 3426.71
USDT 1.00
SBD 2.56