4 meses de Steemit - o que tem sido bom e motivador até aqui

in #pt6 years ago (edited)

Já tive conta no mIRQ, no Orkut, no Soulseek, no MySpace, no Fotolog, no Blogger, no Worldpress no Twitter, no Facebook, no Youtube, no LinkedIn, no Instagram, no Reddit, no Tumblr, no Wattpad e em mais uma porrada de lugares com temas mais específicos e outras mais gerais que não vou lembrar agora. Sobreviveram umas três (Youtube, LinkedIn e Facebook - esta última em estado terminal, vive morrendo e sendo reanimada).

Há 4 meses vim parar no Steemit por indicação de um amigo, e assim, a impressão foi de ter mudado de planeta. Vim totalmente despreparada e sem noções mínimas sobre a blockchain. As redes sociais anteriores me ensinaram conceitos e mecanismos básicos para produção de conteúdo e interação com demais membros, e isso facilitou bastante a adaptação. Acredito que qualquer habitante de outro mundo vai chegar aqui e entender minimamente como se integrar ao ecossistema da Steem, inclusive meu pai que é idoso mas interessado.

A coisa se complicou quando entendi que haviam detalhes necessários não somente à adaptação inicial mas à sobrevivência no longo prazo dentro da plataforma. E isso não se refere somente à aumentar as recompensas, mas também no seu poder de ação. Sem algumas estratégias (que só existem aqui) pode ser que você tenha uma conta mas que não possa fazer nada com ela. Já cheguei a logar e vagar por dias, como um espírito por aqui, sem poder interagir com ninguém - sem poder votar, comentar e postar. Até que o @felipejoys teve a sensibilidade de captar minhas mensagens do além e me emprestou uns SPs para que eu pudesse retornar à vida, além de me explicar o que tinha acontecido, porque eu não sabia o motivo de ter virado uma morta-viva. Eternamente grata, Felipe.

Sem título.png

A coisa descomplicou quando comecei a entender algumas coisas - e aqui não vou falar dos detalhes todos porque já existe muito tutorial bom para ajudar os iniciantes - e principalmente quando comecei a interagir com os steemians e a construir minha própria rede de contatos, parceiros e amigos. Ter feedback das minhas postagens; dicas, críticas e sugestões. Conhecer pessoas que pensam como eu, ou muito diferente de mim embora nos interessemos pelos mesmos temas. Baleias gordas e filhotes de peixe. Pessoas de qualquer lugar do Brasil e do mundo. Gente que estuda ou trabalha com todo tipo de coisa. Nativos analógicos e digitais. De diferentes bases ideológicas. Essa diversidade toda que existe em qualquer rede social, mas que só no Steemit estão sempre prontos a te ajudar quando você precisa, e a se unir em prol de um projeto coletivo (claro que não todas mas a maioria), sem jamais subjugar o fator individual - inclusive é bastante raro aqui dentro, se encontrar críticas pessoais, que sejam direcionadas ao indivíduo em si. Resumindo essa parte, a coisa descomplicou muito quando eu percebi que havia tanta gente inteligente, engajada e solidária reunida num só lugar.

A coisa descomplicou mais ainda quando um pessoal bacana começou a, com mais frequência, me apoiar, investir em mim, dar resteem, colocar meus posts em rankings, etc e tal. Fica um agradecimento especial ao @robertoueti por ter me incluído como beneficiária no #godfatherproject, e ao pessoal do @brazine que desde o início sempre põe meus posts mais legais na sua vitrine. Também queria agradecer a todo mundo do Leia Bem [https://leiabem.club/], pela oportunidade de estar neste projeto coletivo e por toda a paciência que vocês tem comigo quando eu vou no chat do discord pedir ajuda porque que não tô entendendo nada. Eu queria muito poder dizer o nome de todos os outros que têm sido muito importantes para mim, mas isso eu vou fazendo com o tempo. Vale dizer que essa interação saudável incentiva em mim larga reflexão sobre o comportamento ético no que tange às relações entre humanos e bots - mas entendam que ceticismo não é a mesma coisa que moralismo, e deste último quero sempre estar longe.

Em suma, muita coisa tem se descomplicado aos poucos. Deixei os links do meu histórico de vida como uma steemian, onde fica visível um pouco do meu desagrado e estranhamento inicial. Porém, relendo meu #introduceyourself percebo que, o que me motivou a estar aqui continua firme e forte, e que nenhuma das dificuldades que surgiram abalaram o meu ideal. Pelo contrário, aos poucos elas me serviram e me servem cada vez mais como degraus para que no momento certo eu possa unir a blockchain (não necessariamente a da Steem) com os meus propósitos há longo tempo acalentados.

4 meses de Steemit têm sido para mim como um treinamento para viver em um outro mundo, para o qual quero estar muito bem preparada. Obrigada a todos os anjos, mestres e parceiros de jornada. Walk on!

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
BraZine.png

Obrigada!

Parabéns!

Obrigada <3

Primeiramente, feliz 4 meses de Steem. Segundamente, eu só ajudo as pessoas que realmente se importam e tem comprometimento. Continue assim @aliny que tenho certeza que você tem um grande potencial. Escreva sobre tudo, todos e o que mais você gosta e odeia. Pois colocando pra fora esses sentimentos, a gente consegue descobrir novas coisas.

Oi Roberto, primeiramente obrigada! Engraçado você falar isso pois percebo que ainda não tenho um foco, um tema em específico que me agrade mais. Às vezes me cobro uma coerência temática por assim dizer, mas tem momentos que não consigo pois existem tantos assuntos que considero relevantes, outros que tenho mais facilidade em divagar e explanar, outros que me deixam impactada e com vontade de compartilhar um pouco do choque que sinto... enfim, meu blog tá uma bagunça, mas acho que aos poucos vou me achando né..

Mas é na bagunça que a gente consegue nos encontrar e traçar o nosso tema ou temas que nos agradam. Não se preocupe, relaxe, escreva e faça bom uso da plataforma. =]
O importante é nunca parar de escrever.
Abraços!

Parabéns, querida senhorita Aliny

Que bom que as coisas deram certo. Espero que esses 4 meses tenham sido de aprendizado e que possam produzir mais meses novos :D

Feliz Natal e ano novo!

Oie! Obrigada você por mais uma vez vir aqui contribuir com suas palavras de incentivo! Feliz ano novo para vc tbm!

Parabéns! Como diria um personagem na peça do Nelson Rodrigues: que esta data se reproduza! :-) Valeu! Boas entradas e feliz 2019! Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Wagner agradeço muito o constante incentivo, você é uma grande referência aqui dentro para mim. E nem tanto por ser amigo do Satoshi rsrs, mas principalmente pelo conteúdo e pelas idéias que você compartilha, sempre esse misto de blockchain com impacto social, essa mistura fantástica que eu muito aprecio. Obrigada pelo suporte e pela partilha! Feliz ano novo para vc!

Valeu! Espero que como a internet, que seja para isso (impacto social) que o blockchain tenha sido inventado. Além de fazer os gatos dominarem o mundo, claro :-) Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Congratulations @aliny! You have completed the following achievement on the Steem blockchain and have been rewarded with new badge(s) :

You received more than 50 as payout for your posts. Your next target is to reach a total payout of 100

Click here to view your Board
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

Do not miss the last post from @steemitboard:

Christmas Challenge - The party continues
Christmas Challenge - Send a gift to to your friends

Support SteemitBoard's project! Vote for its witness and get one more award!

Parabéns @aliny! O começo é mais difícil mesmo. E entender a plataforma é um desafia que todos nós, até quem está a mais tempo, ainda está a nesse exercício. Que bom que você pode contar com ajudar, e conseguiu trazer seu trabalho para conhecermos. Tens talento, e uma visão social muito bonita. Precisamos de mais gente assim em todo espaço da internet. Sempre um prazer ler seus posts. Espero que continue no próximo anos nos trazendo seu saber, para aprendermos juntos. Abraços!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Oi Matheus! Devo dizer que seus comentários sempre tão construtivos e reflexivos me incentivam bastante. No que depender de mim nos veremos muito por aqui em 2019! Abraços e feliz 2019

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.15
JST 0.029
BTC 63237.60
ETH 2647.23
USDT 1.00
SBD 2.81