#MinhaHorta - ep. 5: Como escolher o que plantar? Planeando a nossa horta!

in portugal •  19 days ago



Olá Stemians, #ecosteemers, #homesteaders e #cleanplanet!

Antes de mais,

BOM ANO NOVO a TOD@S!


É uma excelente altura para começar a pensar na nova época de sementeiras que se começa a avizinhar!

Já falei aqui como esta minha aventura começou e de como me fui preparando para este ano que se avizinha completando os meus vasos e fazendo Compostagem Caseira.

Com o ano a começar, e os dias a começarem a ficar lentamente mas cada vez maiores, está na altura de planear a nossa horta!

Já temos o composto em formação, que demorará cerca de seis meses a transformar-se em humus, como falei aqui e aqui. Nem tem muito mal se antes dos 6 meses cobrirem o composto com terra e fizerem as vossas plantações sobre a mesma, desde que seja mais para o final do semestre de decomposição, o processo concluir-se-à por si.

Mas foquemos no assunto de hoje:

Como Planear a minha horta ou jardim para este novo ano?



Falemos dos condicionamentos

  1. O clima é algo ao qual não podemos fugir! Podemos utilizar estufas ou plantar dentro de casa, mas a temperatura, os períodos de luz e noite serão característicos do local onde escolhemos plantar. Para quem planta em vasos, ainda pode controlar o tipo de solo, mas não vale a pena lutar contra a natureza, é mais sábio usarmos o que ela nos dá de graça.

  2. O espaço disponível é outro dos condicionantes. Mesmo que atingido o máximo potencial de produção por m2, quem tem 100 m^2 produzirá mais do que quem tem 10 m^2. Temos que viver com o que temos, e procurar potencializar isso ao máximo e de forma sustentável. Para mim, que planto em vasos, é importante perceber quais as plantas que se favorecem esse prejudicam mutuamente de forma a optimizar a relação entre elas.

  3. Há questões pessoais que vão ditar as plantações de cada um. Se uns preferem plantar para colher, outros preferem flores. Há ainda quem se interesse apenas por plantas que purificam o ar doméstico. Eu pessoalmente gosto de me focar em produtos hortícolas que depois posso consumir. Contudo reconheço as vantagem de um horta ou jardim diversificados.



Sendo assim, é imperativo que se definam os objectivos de um determinado espaço de cultivo em função das condicionantes que podemos e das que não podemos controlar.

O praticante de agricultura caseira, como é o meu caso, deve ter em atenção o espaço disponível, normalmente reduzido, tentando obter o maior rendimento dele mesmo.

No meu caso particular, tenho preferência por produtos hortícolas que possa cultivar e consumir em casa. Deste largo universo, pretendo focar-me nas plantas de mais fácil cultivo e de preferência plurianuais e que permitam a plantação em diversas estações do ano e a colheita continua. Este é o caso, por exemplo, da alface, sendo de fácil cultivo, conseguindo cultivar o mesmo pé durante mais de um ano, e sendo possível colher das suas folhas, desde que com cuidado, enquanto a planta for viva.
Também considero importante as propriedades nutricionais e os usos que pretendo vir a dar a determinada planta.

Assim, das minhas escolhas para plantas eu tenho em consideração:



O espaço necessário


A dificuldade do cultivo


O periodo de colheita


Os seus usos





Dito isto, está na hora de escolher as nossas plantações!


A começar nesta primeira semana de 2019 iniciarei mais um post semanal da #MinhaHorta relativo à #plantadasemana! em que apresentarei semanalmente uma das plantas que eu cultivo ou pretendo cultivar na minha horta, apresentando os cuidados a ter com a plantação, as características, modo de colheita, usos e propriedades nutricionais e terapêuticas. Um pequeno semanário sobre cultivo em casa! Espero que gostem!



Até lá, aproveitem as geadas para sonhar com o jardim!


Veja também:

#MinhaHorta - ep. 4: Compostagem Caseira (pt. II)
#MinhaHorta - ep. 3: Compostagem caseira
#MinhaHorta - ep. 2: Um espaço para recomeçar!
#MinhaHorta - ep. 1: Brincando à hoticultura de fim de semana...

@banjo @cleverbot @automation @cleanplanet @homesteaders @steemitportugal

Win FREE bitcoin: https://freebitco.in/?r=14362356 I'm Sharing 50% of my referee rewards!

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

Quien sabe? En una de esas eres un bebe genio o un bebe genio que nacio en año viciesto.

Well you have asked me this question 3 times now.

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by Martusamak [Portuguese] from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.

Que belo post! Muito entusiasmado nessa horta e um grande ano! :D