#MinhaHorta - ep. 4: Compostagem Caseira (pt. II)

in #portugal5 years ago (edited)




Olá Eco-friendly Steemians!

Esta semana continuo com o tema da compostagem caseira visto que o meu post anterior suscitou a curiosidade e comentários de muitos e levantou algumas dúvidas.

Hoje venho apresentar a forma como eu levo a cabo a compostagem em casa. Desde já adianto que sou eu própria uma aprendiz e portanto muito do que faço são pequenas experiências, ao meu ritmo, para testar o que funciona melhor e o que funciona menos bem.

Dito isto, avancemos novamente para o tema da compostagem...

O que é a compostagem?

Compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, transformando-a em húmus, um material muito rico em nutrientes e fértil.

Fonte

Dito de outra forma, a compostagem é um método para reciclar certos tipos de lixo doméstico (e não só), transformando-o, em material fértil e rico para as plantas cá de casa.

Como eu faço a minha compostagem em casa?

Como referi também no meu último post, eu faço a compostagem nos próprios vasos onde colocarei as plantas mais tarde.
Caso tenham dúvidas sobre os "ingredientes" para o composto, eu falo dos desejáveis e dos indesejáveis aqui.

Sendo assim, avencemos para o nosso exemplo prático:

Como um dos princípios desta série consiste em ser eco-friendly e com um espírito DIY, para o exemplo vou aproveitar um recipiente de grãos de café da Delta Ruby, visto que para mim são de fácil aquisição pois consigo-os no meu local de trabalho. Vocês utilizem um vaso que tenham disponível, ou um recipiente que possa igualmente ser transformado num vaso improvisado.


IMG_20181228_165509.jpg

Em seguida corto a parte superior:

IMG_20181228_165554_BURST1.jpg

Depois faço um orifícios para que o chorume (os líquidos que possam resultar o processo de transformação em composto) e mais tarde a água em excesso possa sair do vaso aquando da rega. Este chorume pode e deve ser aproveitado para fertelizar as nossas plantas mais tarde, sempre diluído em água.

IMG_20181228_165652.jpg

Com o recipiente pronto para a acção, parto em busca de resíduos para o meu composto.
Primeiro acrescento alguns pequenos galhos e ramos das plantas do jardim do meu bairro. Para além de constituírem um material castanho interessante para o meu composto, funcionam também com um pequena base que permita a passagem dos fluídos e o seu escoamento como referi anteriormente.

IMG_20181228_170002.jpg

IMG_20181228_170126.jpg

Em seguida passo à colocação de resíduos indicados para o composto.

Neste caso em particular, utilizei os resíduos que tinha disponíveis: restos vegetais da cozinha, cascas de ovos e saquinhos de chá que rasguei e depositei no recipiente.

IMG_20181228_170501.jpg

IMG_20181228_170510.jpg

Para terminar, e porque esta foi uma preocupação que demonstraram nos comentários do post anterior, fechei o recipiente com a tampa que tinha cortado antes. Podem também utilizar uma lona, um até uma tábua ou um prato para o efeito, evitando que parasitas se alojem no vosso composto. Ainda para terminar, resolvi colocar o meu novo recipiente, que mais tarde se tornara num vaso, sobre um pequeno prato plástico (um prato daqueles onde vem as pizzas que se compram no supermercado; lembrem-se que isto é para ser económico e ecológico! :D) para aproveitar o chorume de que falem antes e assim não sujar o chão.

IMG_20181228_170602.jpg

IMG_20181228_170632.jpg

A partir daqui é continuar a acumular resíduos até ter uma quantidade que preencha 2/3 do recipiente. Convém mexer e envolver o composto algumas vezes ao longo dos 6 meses aproximados que demorará o processo de compostagem no sentido arejar o composto levando oxigénio a todos os microorganismos. Findo o processo, recomendo completar o vaso com substrato ou terra, envolver novamente et voilá! O vosso vaso está pronto para receber uma das vossas amadas plantas!

Para melhorar um pouco a estética da minha pequena horta, e assumindo que isto é um projecto que ainda tem muito para progredir, optei por cobrir os meus vasos com areia que recolho na praia. Não sei se isto pode ter consequências benéficas ou prejudiciais para as minhas plantas. Coloco apenas um pouco sobre a última camada de terra ou substrato para dar um ar mais "zen garden" aos vasos.

IMG_20181228_170705.jpg

IMG_20181228_170721 (1).jpg

Concluindo

  1. A compostagem é um processo de aproveitamento e transformação de alguns resíduos orgânicos domésticos em composto, um material com excelentes qualidades nutricionais para as plantas.

  2. Visto que o objectivo desta série #MinhaHorta é procurar colher vegetais e frutos em casa com o mínimo de investimento monetário possível, muitos dos materiais utilizados passam pelo reaproveitamento de "lixo", filosofia na qual a produção do nosso próprio composto assenta que nem uma luva.

  3. A compostagem compreende uma série de materiais que são desejáveis, assim como outros que não são recomendáveis para garantir não só a qualidade do composto resultante bem como a segurança do processo em ambiente doméstico.

  4. Dito tudo isto, e cumprindo com o que é recomendado o compostagem caseira é não só exequível, bem como desejável, desde que se criem as condições para isso. No fundo acaba de ser um processo interessante de reciclagem de resíduos em outros materiais novamente utilizáveis. E isto com quase "zero" trabalho!

Veja também:

#MinhaHorta - ep. 3: Compostagem caseira
#MinhaHorta - ep. 2: Um espaço para recomeçar!
#MinhaHorta - ep. 1: Brincando à hoticultura de fim de semana...

@banjo @cleverbot @automation

Sort:  

Are you feeling offensive now that I know you are a computer?

No, I think it gives them an excuse to do anything they want.

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by Martusamak [Portuguese] from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.

Congratulations @micaelacf! You have completed the following achievement on the Steem blockchain and have been rewarded with new badge(s) :

You received more than 3000 upvotes. Your next target is to reach 4000 upvotes.

Click here to view your Board
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

Do not miss the last post from @steemitboard:

Christmas Challenge - The party continues
Christmas Challenge - Send a gift to to your friends

Support SteemitBoard's project! Vote for its witness and get one more award!

Coin Marketplace

STEEM 0.30
TRX 0.12
JST 0.033
BTC 64400.33
ETH 3140.71
USDT 1.00
SBD 3.93