Mas afinal, o que seria a caixa-preta do BNDES?

in politica •  7 months ago  (edited)

Em poucas palavras, a caixa-preta do BNDES seriam todas as informações mantidas em sigilo de forma injustificada, abrindo então a forte suspeita de que isso seria com a intenção deliberada de esconder irregularidades.

Talvez o termo caixa-preta se referindo ao BNDES tenha surgido pela primeira vez em um debate no Senado em 2015. Na ocasião o então procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Júlio Marcelo de Oliveira disse:

"Não temos como avaliar se o banco aplica os recursos bem ou não. O banco é hoje uma caixa preta na administração pública. O BNDES resiste a todas as tentativas de fiscalização mais profunda do TCU".

O BNDES tem inegavelmente um histórico de sigilos e de não colaborar com diversas fiscalizações, como as do TCU. Mas é verdade que a partir desse acontecimento, por conta da pressão tanto de Parlamentares quanto da opinião pública o BNDES se esforçou para tornar as suas operações um pouco mais transparentes, disponibilizando publicamente algumas informações sobre suas operações na internet.

Aí alguém poderia dizer que já que agora o BNDES divulga algumas informações sobre alguns dos empréstimos que faz, ele por isso estaria sendo “transparente”. Só que não!

Há informações que permanecem sigilosas, como por exemplo a análise de risco dos tomadores de empréstimo. A justificativa dada para manter essas informações essenciais ainda em sigilo é que elas poderiam comprometer os negócios e a credibilidade dessas empresas.

Se uma empresa quer tomar empréstimo de dinheiro público, repito, dinheiro público, e a juros subsidiados, a última coisa que ela poderia exigir é sigilo. Seria tão ridículo quanto um político não querer revelar dados sobre o seu patrimônio. Se você irá lidar com verbas públicas, o ônus a se pagar é justamente ja transparência total e completa das operações. Ou pelo menos é assim que deveria ser.

Agora raciocinem comigo. Imagine que eu estivesse de posse do teu dinheiro e emprestasse ele a terceiros simplesmente te informando a quem emprestei. Você acharia essa informação suficiente? Ficaria satisfeito com ela? Será que você não iria querer saber mais informações sobre o risco de nunca mais ver o seu dinheiro de volta? Afinal, é você que ficaria sem a grana e a ver navios caso algo saísse errado.

Quando você vai emprestar um dinheiro pra alguém a informação mais importante são as que te ajudam a analisar os riscos de levar calote. Ou seja, as informações sobre a credibilidade do tomador do empréstimo. E também de preferência quais os critérios que foram utilizados para se chegar à uma dada conclusão.

Então não vamos nos fazer de bobos e achar que o BNDES está sendo transparente só porque publica uma listinha das empresas pra quem está emprestando. Já diz o ditado de que quem não deve não teme. E se o BNDES não tem nada a temer, também não deve ter nada a esconder.


Gostou da leitura e quer mais? Aí vão algumas sugestões :

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

@discernente purchased a 52.19% vote from @promobot on this post.

*If you disagree with the reward or content of this post you can purchase a reversal of this vote by using our curation interface http://promovotes.com

You just received a 21.51% upvote from @honestbot, courtesy of @discernente!
WaveSmall.gif

You got a 4.38% upvote from @joeparys! Thank you for your support of our services. To continue your support, please follow and delegate Steem power to @joeparys for daily steem and steem dollar payouts!

You got a 31.55% upvote from @whalepromobot courtesy of @discernente!

  ·  7 months ago Reveal Comment

This post has received a 50.00% upvote from @lovejuice thanks to @discernente. They love you, so does Aggroed. Please be sure to vote for Witnesses at https://steemit.com/~witnesses.

You got a 11.73% upvote from @brupvoter courtesy of @discernente!

You got a 15.91% upvote from @spydo courtesy of @discernente! We offer 100% Payout and Curation. Thank you.

A realidade é que a população, em relação à política vive baseada em "crenças", vc crê que exista uma caixa-preta no BNDES e eu não creio nisso, isso se resume a todos que possuem opinião a respeito, neste caso, o problema real que eu vejo é que um presidente da república não pode tornar pública uma crença pessoal sem dados, ora, agora ele é o detentor do poder, então pode muito bem fazer levantamento e auditorias para depois disso sim, externar publicamente os "fatos", sim, fatos e não crenças, pois enquanto ele torna pública essas suas crenças só possui um viés, o ideológico, que no caso dele é o liberal, então, logo suponho que, essas suas investidas contra o BNDES só servem como motivo para difamar o banco publicamente com o intuito de uma venda futura, já que em relação a alguns tipos de créditos, o BNDES é concorrente direto a diversos bancos privados.
Estou desenvolvendo um texto sobre a evolução do capitalismo e em uma parte dele vou contar o ódio que os liberais possuem contra as estatais, o texto vai ficar muito grande e vou dividir em diversas partes, acompanhe minhas postagens aí discutiremos melhor esse assunto.

Não acho que seja uma crença, mas um fato. O BNDES tem um histórico de sigilo, e só agora resolveu fingir que tem alguma transparência por conta da pressão popular. Só não vê isso quem tem o olho aberto.

Por outro lado, argumentos lógicos me fazem enxergar que essa caixa-preta nada mais é do que uma crença, para ser mais exato, uma crendice, pois entre 2013 e o golpe de 2016 o PT apanhou de todos os lados, de oposição a aliados e isso me faz entender que se realmente existisse alguma coisa grave, teria sido vazada neste tempo, logo após isso, entre 2016 e 2018, no governo Temer, essa busca se intensificou, houveram diversas CPI's e se não me engano 3 investigações da PF no BNDES e nada de concreto foi divulgado, sem contar os órgãos como AGU, TCU e outros que investigaram as transações.
Se nesses 6 anos nada apareceu e nesses 6 meses de outro governo também nada ainda, suponho que, isso não passa de uma crença. Claro, posso estar enganado, mas a lógica me faz ver as coisas dessa forma.

Ah tá então você realnente crê que o BNDES é idôneo e que não há nenhuma irregularidade? É isso mesmo o que você está querendo dar a entender?

Posted using Partiko Android

Idôneo é uma palavra forte nesse caso, nisso não acredito, acredito que alguma irregularidade talvez exista sim, mas nada tão grave que possa afetar drasticamente a situação dos empréstimos ou a funcionalidade do banco, como prega o bozo.
Acredito ainda que existam coisas muito mais graves para se resolver na nação, de extrema urgência para ser mais exato, do que essa caça às bruxas, ou como disse anteriormente, essa caça a moinhos.

Discordo. Acho que as quantias emprestadas pelo BNDES são astronômicas demais pra ter suspeitas de irregularidades e deixar passar em branco como se não fosse nada demais.

O bndesão tem potencial pra fazer o mensalão e o petrolão parecerem pequenas causas.

You got a 50.00% upvote from @redlambo courtesy of @discernente! Make sure to use tag #redlambo to be considered for the curation post!