[Portuguese Version] Será que realmente conseguimos perceber os outros?steemCreated with Sketch.

in #life7 years ago (edited)

sheep-2372148_1920.jpg

Será que conseguimos ouvir as outras pessoas a 100% quando falam? Atenção que não me estou a referir à qualidade da audição, mas à intenção por detrás da mensagem. Eu penso que este tema é fascinante, visto que cada um de nós vê o mundo de maneiras diferentes e quer expressar o seu ponto de vista, como fazemos no Steemit. Afinal de contas, a comunicação interpessoal é algo intrínseco ao ser humano e é natural querermos transmitir a nossa mensagem de forma eficiente, mas, para isso, penso que devemos estar conscientes do conceito de perceção.


English version here


A importância do conceito “perceção”


A perceção é a nossa capacidade de interpretar a informação que o mundo nos dá, através dos nossos sentidos, segundo as nossas experiências e vivências como ponto de referência. Ao compreendermos este conceito, conseguimos perceber o porquê de olharmos para o mundo de maneiras diferentes. Por exemplo: quase de certeza que já gravaram a vossa voz e que a acharam muito estranha, visto que não está de acordo com a voz que ouvem cada vez que falam. No entanto, um amigo vosso não sentirá esta estranheza porque nunca ouviu a vossa voz da maneira que vocês o fazem.

Mas agora pergunto: se percebermos fundamentalmente que as outras pessoas não olham para as coisas como nós as percecionamos, então será que realmente conseguimos compreender as outras pessoas? Sinceramente, não sei se é possível perceber uma pessoa a 100%, nem sei se é possível conhecermo-nos a nós próprios totalmente, mas penso que é possível aproximarmo-nos dos outros se tentarmos perceber o modo de como estes percecionam o mundo.

E se nos puséssemos na pele das outras pessoas?


Penso que o grande problema passa muito por não ouvirmos o que os outros realmente querem transmitir. Pela minha experiência, isto pode acontecer de várias maneiras (por exemplo, sermos precipitados a tirar conclusões), mas o que é facto é que o resultado é sempre o mesmo: acabamos por ver as coisas segundo os nossos olhos e não segundo os olhos das outras pessoas. Afinal de contas, todos nós temos a experiência que fomos absorvendo ao longo dos anos, e é normal que tenhamos opiniões formadas sobre certos assuntos. Agora, cabe-nos a nós sermos flexíveis nas nossas opiniões e ter a noção de que podemos estar errados.

E se fizéssemos um esforço para perceber o ponto de vista dos outros sem nos colocarmos na equação? Pessoalmente, considero que esta prática é muito difícil, mas é perfeitamente possível. Desde que pratico a self-awareness, vou conseguindo perceber que, por vezes, tenho o impulso de tirar conclusões precipitadas, mas o facto de ter consciência disto, remete-me para a tentativa de me colocar no lugar das outras pessoas em vez de olhar para a minha própria perceção. Confesso que ainda não consigo fazer isto de forma sustentável, mas sinto que, aos poucos, estou a conseguir compreender melhor as pessoas à minha volta.

Por fim, acredito que se estivermos conscientes de que a nossa perceção difere da perceção dos outros, poderemos não só evoluir bastante enquanto pessoas e comunicadores, como também conhecer e perceber melhor as pessoas à nossa volta.


Imagem 1 | Fonte


Obrigado por lerem


Espero que tenham gostado deste post! Penso que este é um dos insights mais poderosos que pratiquei nos últimos tempos, portanto espero que o que foi aqui dito vos seja útil no futuro.

E vocês? Qual é a vossa opinião relativa a este tópico? Já se colocaram na pele dos outros?


Se tiverem alguma questão ou feedback, sabem o que fazer!
Se quiserem saber mais sobre mim e sobre o meu trabalho, passem pela minha página do Steemit!

Até breve,
Shaden

Sort:  

Noto isso muitas vezes na minha vida principalmente profissional!
Quantas vezes mal entendidos acontecem porque as pessoas acham que não têm tempo a perder e por isso não prestam atenção e depois temos andar a correr atrás do prejuízo!

É uma realidade, de facto! Penso que se o pessoal desacelerasse um pouco e se se desse mais às pessoas, não haveria metade dos problemas de comunicação que existem hoje em dia.

Muito obrigado por passares por aqui! Abraço!

Sim, já escrevi sobre empatia, creio que é uma qualidade que pode mudar o mundo. Bem haja pelo seu post!

Podeche parecer simple, mais eu creo que en gran parte o problema é mais de códigos na comunicación que de "pecharse" en si mesma....
Unha coisa é a que quero decir, outra o qué (e cómo) o digo.
A interlocutora percebe "unha mensaxe" e a interpreta.
Sin ir mais longe, leer este comentario non transmitirá todo aquelo que pretendo comunicar porque faltan os aspectos visuais e de comunicación non-verbal.
Por outra banda non é doado (a min...) poñerse nos zapatos da outra... ¿Hai que levar zapatos?

Apertas e un saúdo.
!

Concordo que os códigos da comunicação são muito importantes na comunicação interpessoal, sem sombra de dúvidas. Afinal de contas, na base de uma comunicação eficiente estão todos os elementos que partilhaste na imagem anexada.

Mas a questão que aqui quis transmitir foi relativa à mentalidade das pessoas durante a conversa. Claro que os mal-entendidos e outras dificuldades de interpretação podem vir do modo de como comunicamos e nos expressamos (e pretendo fazer um post sobre isso), mas ter a capacidade de percebermos as pessoas segundo a sua própria perceção e agir em conformidade pode ser uma prática bastante eficiente na comunicação interpessoal.

Muito obrigado pelo comentário e pelo apoio!

Era enfoque complementario.
Obrigada pola resposta.
Saúde, @shaden.

Parabéns.
Teu post foi un dos mais votados coa etiqueta #portuguese, e mencionado no post Os Posts MAIS votados coa etiqueta #Portuguese 31 de Agosto

Obrigadas pola túa participación na comunidade lusófona do Steemit e túas aportacións.

Si atopas mais artigos arredor das túas áreas de competencia (de autoras distintas a ti), envienoslas, e de ser seleccionadas recibirás a parte proporcional do beneficio líquido obtido pola curación de contidos.

Sabes que estás incluida no censo de usuarias lusófonas no Steem.Center?

Apertas, e Steem on !!!

Considera facer upvote neste comentario para axudarnos a seguir curando os mellores contidos nas lingoas da lusofonía.

Escuchar al otro, qué difícil, no?
Hay que hacer un vacío interior muy grande. Es un ejercicio que debemos hacer siempre. a veces se consigue otras no.
Buen tema. Gracias!!

Grande tema, @shaden. Realmente nossa suposta empatia é muito frágil e superficial, me vejo errando nisso sempre. E acredito que assim seja para todos. É muito difícil manter um foco ativo e sincero na totalidade do outro e por um longo tempo. Já tive experiências e situações onde consegui isso, mas são "voláteis". É legal observar que quando se está apaixonado por exemplo, você escuta muito a outra pessoa, você mergulha no outro, só é uma pena que isso não seja possível sempre e sem depender de artifícios e situações. Vou dar uma lida no seu artigo a respeito do Self awareness. Valeu.

É isso mesmo. Penso que de certa forma já nos colocamos na pele das outras pessoas de uma maneira ou de outra, e esta prática é ótima mas nem sempre a conseguimos executar. Mas acredito que se praticarmos e tivermos consciência de que a perceção do outro é diferente da nossa de forma constante, penso (em teoria) que seremos capazes de criar uma relação de empatia mais forte com os outros. Agora claro que isto é um processo muito dificil. É tentar para crer penso eu!

Muito obrigado pelo apoio @thomashblum!

Coin Marketplace

STEEM 0.32
TRX 0.11
JST 0.034
BTC 66269.58
ETH 3204.67
USDT 1.00
SBD 4.24