[Portuguese Version] A importância do conceito “Self-Awareness”steemCreated with Sketch.

in #portuguese7 years ago

Sem título-1-01.jpg

Já há alguns anos para cá, tenho tentado melhorar como ser humano através da ciência como meio para perceber como funcionamos. Isto levou-me a aprender algumas coisas sobre a psicologia, neurociência e física, embora a minha especialidade resida numa área completamente diferente. Por isso, hoje gostaria de partilhar convosco os meus pensamentos relativos a um insight que me está a ajudar bastante no meu desenvolvimento pessoal, que se denomina como self-awareness.


You can find the english version here.


O que é a self-awareness?

A melhor maneira que eu encontrei para definir self-awareness foi através desta citação, por Robert Wicklund & Shelley Duval, que resume bastante bem o conceito.

when we focus our attention on ourselves, we evaluate and compare our current behavior to our internal standards and values. We become self-conscious as objective evaluators of ourselves.

Como é que este conhecimento me ajudou?

Já alguma vez tiveram atitudes às quais se arrependeram de ter feito? Posso dizer que, no meu caso, isto aconteceu muito frequentemente. O facto de experienciar estas atitudes frequentemente, fez com que me apercebesse que, na maioria das vezes, estava a atuar de forma emocional e só depois é que racionalizava sobre isso. O que é facto é que pensar e agir são duas coisas muito diferentes, e a realidade é que atuar é mais impactante do que o caso contrário.

Através da self-awareness, fui capaz de mudar este paradigma do atuar-primeiro-pensar-depois para um mais racional, onde eu iria estar ciente das coisas enquanto elas aconteciam. Deixem-me dar um exemplo: imaginem que ficam furiosos quando as pessoas gritam convosco por qualquer motivo. No primeiro paradigma, muito provavelmente iriam gritar com a pessoa em questão, e talvez dizer algo que se arrependeriam mais tarde. No entanto, se forem autoconscientes, isto provavelmente não aconteceria porque a primeira coisa que iriam pensar seria “Porque é que estou tão furioso?”. Ao saberem o motivo da vossa fúria, esta provavelmente iria desaparecer, e poderiam lidar muito melhor com a situação.

O facto de serem os vossos próprios observadores, leva à criação de uma relação mais honesta com vocês mesmos, acabando assim por se compreenderem melhor. Acreditem quando vos digo que encontrei um monte de hábitos subconscientes que não fazem sentido nenhum. Além disso, sinto que a minha inteligência emocional cresceu bastante, tanto comigo próprio como para com os outros à minha volta.

Hoje eu sinto que consigo identificar quando as minhas emoções vêm ao de cima e o porquê de elas se manifestarem, bem como entender melhor os outros. Isto reflete-se principalmente nas minhas interações sociais, visto que, anteriormente, não conseguia expressar-me devidamente numa conversa, mas agora eu não tenho quaisquer problemas nesses aspetos. Eu até sinto que minhas interações com as outras pessoas são muito mais puras e sinceras já que agora sei de onde vêm as minhas motivações. Assim, sinto que posso dizer o que eu quiser, sem quaisquer camadas de desculpa. As pessoas valorizam a honestidade, por isso, a melhor maneira de seremos honestos com os outros está em sermos honestos connosco em primeiro lugar.

Como treinar a self-awareness?

Confesso que o processo não assim tão fácil quanto isso, mas a resposta curta é através da prática da mindfulness. Este conceito remete à nossa capacidade de estar ciente do que estamos fazer e pensar, sem nos estarmos a julgar a nós próprios, como se fossemos observadores de nós mesmos. Quando eu descobri este conceito, eu pensei “Espera lá! Mas isto não é o mesmo que self-awareness?”. Não é bem assim, mas deixe-me explicar à minha maneira. Self-awareness é o processo onde comparamos os nossos comportamentos com os nossos “padrões e valores internos”, mas para conseguirmos comparar as nossas ações, precisaremos de as identificar primeiro, e é aí onde entra o conceito de mindfulness.

Honestamente, qualquer um pode ser autoconsciente, no entanto, cabe-vos a vocês encontrarem a melhor maneira de chegarem lá. No meu caso, falar com outras pessoas, estando com estes conceitos presentes, ajudou-me muito devido a minha dificuldade em expressar-me. Outra prática que me ajudou bastante foi exercer alguma mindful meditation. Existe uma série de vídeos no YouTube sobre o assunto, por isso, penso que não terão problemas neste aspeto. É importante notar que existem muitas outras maneiras de praticar mindfulness, e podem facilmente encontrar mais informações na internet sobre o assunto. Portanto, se estiverem interessados em saber mais sobre estes insights, recomendo que façam a vossa própria investigação, de modo a verificarem o que funciona melhor para vocês.

Obrigado por lerem!


Espero que estes conceitos vos ajudem e sejam úteis no futuro.

E vocês? São autoconscientes?


Se tiverem alguma questão ou feeback, já sabem o que fazer!
Se quiserem saber mais sobre mim e sobre o meu trabalho, passem pela minha página do Steemit!


Todos os conteúdos utilizados nesta página são originais e feitos exclusivamente para este post.


Até breve,
Shaden

Sort:  

Legal cara! Eu senti que tinha a ver com o mindfulness! rs. Eu flerto com esse conceito já faz um tempo, e também com a meditação e o budismo zen que seguem a mesma linha só que são mais tradicionalistas. Porém me pego preso na teoria e não avanço para a prática. Realmente é necessário muita dedicação mental e foco para manter-se "ligado e vazio".

De facto, não é fácil conseguir este "estado" mas também não é dificil começar a tentar, basta ter força de vontade. Claro que os resultados não são imediatos, o processo demora muito tempo, mas gradualmente vais notar que vais ficar mais consciente do que se passa contigo. É preciso é ter calma e persistência.

Esta é, sem dúvida, uma das práticas mais interessantes para mim no que diz respeito ao desenvolvimento pessoal.

Muito obrigado por leres este post que já estava caido no vazio! Espero que tenha ajudado!

Congratulations @shaden! You have completed some achievement on Steemit and have been rewarded with new badge(s) :

Award for the number of comments

Click on any badge to view your own Board of Honor on SteemitBoard.
For more information about SteemitBoard, click here

If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

By upvoting this notification, you can help all Steemit users. Learn how here!

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.14
JST 0.029
BTC 67578.10
ETH 3250.74
USDT 1.00
SBD 2.64