[Portuguese Version] Optar pelo minimalismo – Será que temos mesmo a necessidade de ter tanta coisa?

in #life6 years ago

minimalism-2638506_1920.jpg

Já alguma vez deram conta da quantidade de tralha que têm em casa? E agora pergunto, conseguem tirar proveito de tudo o que têm? Se não é o caso, então porquê comprar tanta coisa? Qual é a necessidade de querermos comprar mais e mais e mais?

A nossa cultura remete-nos muito para o consumismo. Afinal de contas, estamos todos os dias inundados de campanhas de marketing e publicidades que nos atraem para comprar determinadas coisas. O problema é que muitas vezes agimos sem pensar e acabamos por comprar aquele novo smartphone, ou aquele instrumento musical que sempre quisemos aprender. Mas na realidade, por vezes acabamos por escolhemos um telemóvel muito mais poderoso do que o que precisamos, e se calhar acabamos por desistir de aprender a tocar o tal instrumento. Mas a grande questão aqui é que muitas vezes confundimos o desejo com a necessidade, que acaba por ser uma das estratégias mais eficientes de marketing.

Colocando toda esta questão em perspetiva, já pensaram nas consequências de termos tanta coisa? Eu penso que as posses acabam por nos prender, até porque grande parte do que temos exige manutenção e espaço de armazenamento. Mas onde é que vamos guardar estas coisas todas? Será que temos espaço e tempo para as manter?

Já há alguns anos que adotei o minimalismo para a minha vida. Tudo o que tenho tem um propósito, e penso sempre duas vezes antes de comprar o que quer que seja. Só para terem uma ideia, uma das minhas áreas de interesse é o desenvolvimento de aplicações Android e possuo um smartphone com o vidro partido há mais de 1 ano. Este smartphone encontra-se completamente funcional, portanto consegui aguentá-lo durante muito tempo, mas recentemente, passou-me pela cabeça substitui-lo. Afinal de contas, a tecnologia deste telemóvel já é relativamente antiga, e gostava de explorar outras características que os smartphones mais recentes possuem. Mas se pensar bem na minha situação financeira neste momento, seria uma idiotice comprar agora um smartphone, visto que estou desempregado. Para além disso, o meu smartphone está completamente apto para desenvolver grande parte das ideias que tenho a fervilhar na minha cabeça neste momento, portanto, se comprasse o smartphone agora, seria apenas por desejo e não por necessidade. Por outro lado, é verdade que tenho dinheiro para comprar o telemóvel que queria, mas penso que é bem mais interessante investir estes recursos em algo que realmente tenha impacto para a minha vida.

Pessoalmente, penso que já tenho o suficiente e que sou um privilegiado por ter tudo o que preciso para viver e para exercer na minha profissão, portanto tudo o que vier depois disto é um bónus. O que é facto é que viver com o mínimo possível é algo libertador, é algo que nos permite ter uma gestão de recursos mais eficiente, e que nos ajuda a ter uma margem de manobra maior para responder às adversidades da vida. Para além disso, deixamos de olhar tanto para nós próprios e começamos a pensar como é que poderemos ajudar os outros para que também possam ter uma vida tão boa como a nossa. Afinal de contas, já temos o suficiente.

Eu escolhi viver de forma minimalista, e vocês?


Imagem 1 | Fonte

Obrigado por lerem

Se tiverem alguma questão ou feedback, sabem o que fazer!
Se quiserem saber mais sobre mim e sobre o meu trabalho, passem pela minha página do Steemit!


English version here


Até breve,
Shaden

Sort:  

Eu vejo o minimalismo uma forma interessante de se viver amigo @shaden. Eu tenho tentado diminuir algumas coisas que possuo e tentado me controlar com relação ao consumismo e do que colocar em casa. Parabéns pelo post. Vai para o @camoes :)

É uma forma interessante de se viver, sem dúvida, e ainda bem que também estás a adotar esta mentalidade. É mesmo libertador a vários níveis.

Muito obrigado pelo comentário e pelo enorme apoio, caro @jsantana!

Dá-lhe Nuníssimo!

Muito obrigado homem-perna!

Confesso, sou um acumulador, kkkkkk um abraço

@shaden, Parabéns! O teu post foi escolhido entre os melhores que eu li durante essa semana! Podes ler esse post neste link

Muito obrigado pelo apoio!

Eu sempre achei que viver num estilo minimalista é algo de interessante e benéfico.

Até tenho uma idea para um post que é a relatar o ultimo ano e meio onde vivi sem telefone algum. Agora tenho um dos anos 90. (Tenho um ipod touch mas isso é também ferramenta de trabalho, e costuma ficar em casa)

Depois tenho que dizer tenho um lado consumista. Em Dvd's e livros, mas não os encaro como meros objetos. E em tudo que seja ligado ao audio visual e musica (incluindo instrumentos e peças de estudio hehe)

Fora disso, penso que minimalismo (sem ser fundamentalista ou algo que defina a pessoa) é realmente interessante.

Como diz o outro -" Spend less, live better"

Abraço!!

É verdade, viver num estilo minimalista tem os seus benefícios, e concordo plenamente com o parentesis que aqui colocaste. Quando nos identificamos muito com um ideal a coisa acaba por dar para o torto, mas usar esta mentalidade como forma de ajudar na navegação da vida, pode ser bastante interessante.

Sinceramente, penso que percebo o teu "lado consumista". Dada a tua área, é obvio que queiras usufruir de algo que te dê cultura e condições de trabalho.

Pah, novamente, muito obrigado pelo apoio e pelo teu feedback. Abraço!

Coin Marketplace

STEEM 0.26
TRX 0.11
JST 0.033
BTC 64507.66
ETH 3080.07
USDT 1.00
SBD 3.85