Caminhamos para a guerra?

in filosofia •  7 months ago  (edited)

Não sei vocês, mas a impressão que tenho é que estamos regredindo em termos de paz mundial e quiçá caminhando para alguma grande guerra. Será que a humanidade conseguirá um dia viver sem esse flagelo? Ou será que estamos condenados a conviver eternamente com tamanha insanidade e perversidade?

Acordos internacionais feitos na base da diplomacia e diálogo exatamente para evitar que as coisas tenham que ser resolvidas pela carnificina do uso da força estão caindo por água abaixo. Países parecem estar se rearmando ao redor do mundo e acreditando cada vez mais em militarismo e conflito para solução de problemas.

O caso mais recente que confirma essa sensação é o aumento da temperatura e da retórica belicosa entre EUA e Irã por conta da derrubada de um drone militar:

E a força, a agressão física, seja ela em que escala for, é a falência da inteligência humana. Não estou com isso querendo dizer que o uso da força não seja necessário. É sim, claro que é. Pode parecer contraditório, mas pra combater quem só entende a linguagem da força e do medo e não do diálogo, só mesmo a força e o medo.

Afinal não dá por exemplo pra uma polícia combater bandidos armados dialogando ou entregando flores a eles. Se eles estão armados eles estão dando um recado para os outros de que a única linguagem que respeitam é a da força bruta e da violência. Quem quiser impedi-los de fazer o que desejam, que sejam então mais fortes que eles.

Temos que ser sim violentos com os violentos. Isso é mais ou menos como o paradoxo da intolerância: temos que ser intolerantes com os intolerantes. Mas esse raciocínio só se sustenta enquanto exceção e não regra. E só se sustenta enquanto defensivo e não ofensivo. Você assim o faz temporariamente e de forma cirúrgica apenas pra evitar o mal maior. Assim que o intolerante, ou o violento for neutralizado, a sua intolerância ou violência direcionada a ele deve cessar imediatamente.

A verdade é que nós seres humanos ainda temos fortes resquícios genéticos do nosso antepassado tribal. Por isso muitos ainda têm mais vaidade de ser forte do que de ser sábio. Ainda acreditamos mais na força do que na lógica e no conhecimento para resolver os nossos problemas e os do mundo.

E enquanto esse gene tribal ainda imperar entre nós, enquanto essa vaidade tosca e essa idolatria pela força e violência continuar dentro de nós, seremos animalescos e imorais, apenas coadjuvantes e pretendentes de seres realmente racionais.


Gostou da leitura e quer mais? Aí vão algumas sugestões :

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

Peace should start within you, that will translate to the family, society and the larger society, but when an individual is not at peace it can affect the family and the larger society.

You got a 73.30% upvote from @brupvoter courtesy of @discernente!

You got a 4.10% upvote from @joeparys! Thank you for your support of our services. To continue your support, please follow and delegate Steem power to @joeparys for daily steem and steem dollar payouts!

This post has received a 15.46% upvote from @lovejuice thanks to @discernente. They love you, so does Aggroed. Please be sure to vote for Witnesses at https://steemit.com/~witnesses.

You just received a 7.67% upvote from @honestbot, courtesy of @discernente!
WaveSmall.gif

You got a 31.45% upvote from @whalepromobot courtesy of @discernente!

@discernente purchased a 54.45% vote from @promobot on this post.

*If you disagree with the reward or content of this post you can purchase a reversal of this vote by using our curation interface http://promovotes.com

  ·  7 months ago Reveal Comment

This post has received a 10.00% complementary upvote from @swiftcash 🤑

You got a 23.08% upvote from @spydo courtesy of @discernente! We offer 100% Payout and Curation. Thank you.

You got a 25.00% upvote from @redlambo courtesy of @discernente! Make sure to use tag #redlambo to be considered for the curation post!

  ·  7 months ago Reveal Comment